Segundona: Clube tradicional do interior paulista, Tanabi completa 80 anos

No dia 18 de dezembro de 1942 era fundado o Índio da Noroeste Paulista

Pedro Roberto Falchi, presidente do Tanabi
Pedro Roberto Falchi, presidente do Tanabi. Crédito. Foto: Muller Merlotto Silva.

Tanabi, SP, 18 (AFI) – Mais um clube tradicional do interior paulista está completando mais um ano de existência e fundação. Trata-se do Tanabi Esporte Clube, que na próxima temporada vai disputar a Copa São Paulo de Futebol Júnior e o Campeonato Paulista Segunda Divisão Sub 23. 

No dia 18 de dezembro de 1942 era fundado o Índio da Noroeste Paulista. Com isso, o Verde e Branco está completando neste dia 80 anos. O TEC tem como presidente Pedro Roberto Falchi.

“É um orgulho administrar um clube como o Tanabi. É um desafio muito grande, mas com trabalho sério e transparente as coisas se encaixam no lugar. O ano de 2023, está chegando e vamos fazer o máximo possível para a nossa agremiação fazer boas campanhas nos campeonatos que vamos disputar”, disse o dirigente tanabiense.

HISTÓRIA

O Tanabi participa de competições organizada pela Federação Paulista de Futebol desde 1956, quando se profissionalizou. Logo no seu primeiro ano, foi campeão da Terceira Divisão (atual Série A3). Era apenas o primeiro passo de uma carreira de glórias. 

Entre 1973 e 1998, em uma sequência ininterrupta com 24 participações, chegou ao seu apogeu nos anos 1980, quando se aproximou várias vezes do acesso rumo à elite do futebol paulista, a atual Série A1.

TEM MAIS

Entre 1981 e 1993, foi frequentador assíduo da divisão de acesso, a Segunda Divisão (atual, Série A2). Neste contexto da história do clube tanabiense revelou vários atletas no cenário brasileiro como por exemplo: o meia Edílson, conhecido como Capetinha que atuou pelo Guarani, Palmeiras, Corinthians, Flamengo, Cruzeiro, Vasco da Gama, entre outros clubes brasileiros e Seleção Brasileira. Fora do país jogou no Benfica (POR) e no Japão no Kashiwa Raysol.

CONQUISTAS 

Na sala de troféus do Índio da Noroeste paulista constam o título da Série A3, de 1956, vice-campeão da Série A2, em 2003. Foi campeão do Sub-20, da Segunda Divisão em 2000, além dos vice-campeonatos nos anos 2009 e 2014.

Colaboração de Oscar Silva

Confira também: