Se o Palmeiras não for campeão será zebra
Palmeiras é o único invicto do campeonato - confira a coluna FI
Basta lembrar que o Palmeiras conseguiu 29 pontos com 9 vitórias e 2 empates. Não perdeu nenhum jogo até agora
Em curto espaço de tempo o Palmeiras encarou três clássicos. Enfrentou seus três maiores adversários e os venceu sem deixar dúvidas. No terceiro jogo, seu time derrotou o Corinthians por 2 a 1 e provou que é hoje mesmo bem superior a seu mais tradicional adversário. Como também que mesmo com 1 a 0 no placar, é superior a São Paulo e Santos, a quem venceu com competência nos últimos quinze dias. E se compararmos as campanhas dos quatro líderes dos quatro grupos em que o Paulistão foi dividido, chegaremos também à conclusão de que o Verdão está sobrando neste campeonato. Basta lembrar que o Palmeiras conseguiu 29 pontos com 9 vitórias e 2 empates. Não perdeu nenhum jogo até agora (está único invicto do campeonato).
Já seus adversários fazem campanhas bem inferiores. O Corinthians, por exemplo, soma 20 pontos no seu ativo (9 a menos que o Palmeiras). Conseguiu 6 vitórias, 2 empates e perdeu 3 vezes. Marcou 18 gols e sofreu 9. Saldo de 9 gols. O São Paulo tem também 20 pontos ganhos com 6 vitórias, 2 empates e 3 derrotas. Marcou 16 gols e sofreu 9. Tem 7 de saldo. Já o Bragantino está com 19 pontos ganhos (é o que menos faturou pontos entre os líderes) com 6 vitórias, 1 empate e 4 derrotas.
Marcou 18 gols e sofreu 12. Saldo de 6 gols.
MELHOR
E se os líderes de cada grupo tem campanhas bem inferior a do Verdão, fica evidente que ele também está melhor do que qualquer dos segundos colocados de cada grupo, o que o deixa como o clube disparado com melhor campanha entre os dezesseis clubes que disputam o campeonato e que, por isso mesmo terá ainda a vantagem de sempre mandar os jogos decisivos na Allianz Arena, onde contará com os fatoreses campo e torcida na hora de provar sua superioridade.
É baseado nisso que insisto na tese de que na disputa do título paulista da temporada não tem para ninguém, É Palmeiras na cabeça e estamos conversados. Por mais que o futebol apresente surpresas e que não é inteligente apontar um único favorito ao título, porque, como já aconteceu no passado, ele pode jogar uma partida ruim numa das decisões e cair fora do campeonato mesmo com a melhor campanha. Mas não vou pensar em zebras num dos jogos do Palmeiras. Vou pensar na sua superioridade e na sua condição de franco favorito nos jogos que irá fazer daqui para frente. È o melhor disparado e ponto. Não dá para contra argumentar apoiando-se na mesma frase que muitos usavam no passado para explicar um resultado inesperado “futebol é uma caixinha de surpresas”. Pode até ser, mas aqui estamos dizendo que o Palmeiras será campeão paulista com base de números e em fatos. Como sempre o fizemos desde que fazemos comentários sobre futebol.
NO CLÁSSICO
No jogo diante do Corinthians na última quinta -feira, o Palmeiras foi bem superior ao seu tradicional adversário. Desde os primeiros minutos mandou no jogo e no final confirmou essa condição de time superior e conseguiu vencer o clássico por 2 a 1 numa partida em que o jovem Danilo foi considerado o melhor em campo. Mas o Verdão não é só Danilo. Tem um excelente goleiro, uma zaga forte, ótimos laterais, um bom meio campo e um ataque produtivo. Destaque para Veiga no meio campo e Dudu no ataque. No Corinthians, Cássio fez o que pôde, mas não conseguiu evitar a derrota. Desta vez, até o competente Gil falhou e cometeu um pênalti. Em compensação o trio formado por Paulinho, Renato Augusto e William mostrou serviço. Único problema é que todos eles estão envelhecidos e já não tem fôlego para manter o ritmo nos dois tempos de jogo. Ou seja. A diferença do Palmeiras para o Corinthians hoje é gigante. E não há como mudar isso em curto espaço de tempo. Pelo menos é essa a minha opinião. E vocês, o que pensam à respeito???