Saudades! Tricolor comemora 14 anos do título mundial

No dia 13 de dezembro de 1992, o São Paulo sagrava-se campeão do Mundial Interclubes pela primeira vez em sua história. Hoje, 14 anos depois, o clube comemora o aniversário daquela conquista.

São Paulo, SP, 13 (AFI) – Torcedor são-paulino, onde você estava no dia 13 de dezembro de 1992. Se você não tem convicção de dar uma resposta, deve-se lembrar onde estava o São Paulo neste dia. Estádio Nacional, em Tóquio; o São Paulo, campeão da Libertadores 92, entrava em campo para enfrentar o Barcelona, vencedor da Uefa Champions League, pela final do Mundial Interclubes.

Neste 13 de dezembro de 2006, o clube comemora 14 anos do primeiro título mundial de sua história. Há pouco mais de uma década, o Tricolor escrevia o seu nome na história, como o quarto clube brasileiro a alcançar o título, depois de Santos, Flamengo e Grêmio.

Na ocasião, o Barcelona, comandado por Johann Cruyff, era o grande favorito. Com estrelas do calibre do búlgaro Stoichkov, do holandês Koeman e do dinamarquês Laudrup, o Barça jogava um grande futebol, e encantava a todos que assistiam as suas partidas.

Pelo lado tricolor, o técnico Telê Santana (foto) tinha a disposição o goleiro Zetti, o lateral Cafu, o volante Cerezo, o meia Raí e o atacante Muller. Jogadores para deixar qualquer clube atual com inveja. O Tricolor foi ao Japão como zebra, mas se desdobrou em campo.

O Barcelona começou melhor e abriu o placar, através de um belo chute de Stoichkov, aos 11 minutos. O gol sofrido fez o São Paulo partir para o ataque. Após finta de Muller (que quase “quebrou” a coluna de Ferrer), Raí empurrou com a barriga para o fundo das redes, empatando o jogo.

No segundo tempo, brilhou a estrela do camisa 10 tricolor. Palhinha sofreu falta pouco à frente da meia-lua. Raí rolou para Cafu e, com toda a categoria, bateu no ângulo direito de Zubizarreta, deixando o Tricolor pela primeira vez na dianteira do placar.

O fim do jogo foi só de comemoração. Os jogadores da época haviam aberto o caminho para as glórias futuras do clube paulista, que depois de 92 ganhou mais dois Mundiais (um no ano seguinte, com quase todos os mesmo jogadores).

Ficha Técnica

São Paulo 2 x 1 Barcelona

Local: Estádio Nacional, em Tóquio (JAP)
Data: 13/12/92
Público: 60 mil pagantes
Gols: Stoichkov, aos 11`/1T (Barcelona); Raí, aos 27`/1T e aos 32`/2T (São Paulo)

São Paulo
Zetti; Vítor, Adilson, Ronaldão e Ronaldo Luís; Pintado, Cerezo (Dinho) e Raí; Cafu, Muller e Palhinha.
Técnico: Telê Santana

Barcelona
Zubizarreta; Ferrer, Koeman, Guardiola e Euzébio; Bakero (Goicoechéa), Amor, Witschge e Beguiristiain (Nadal); Stoichkov e Laudrup.
Técnico: Johann Cruyff