São Paulo x Palmeiras: Um clássico para balançar o Morumbi

Pelos números de momento, o Verdão, mesmo no campo do adversário, parece mais perto da vitória. É vice-líder e está invicto. Mas 'Clássico é Clássico' sempre.

O São Paulo pode sim faturar os três pontos, porque, além de jogar em casa, terá todo o público presente ao estádio empurrando seu time.

Calleri - são Paulo - Tolima
São Paulo, de Calleri, pode surpreender. (Foto: Rubens Chiri - SPFC)

Campinas, SP, 9 (AFI) – São Paulo e Palmeiras disputam na tarde deste domingo, um dos clássicos mais tradicionais e importantes do futebol brasileiro e sul-americano. É um jogo para super lotar o Morumbi e provocar muitos momentos de emoção para os torcedores que forem ao velho estádio tricolor neste domingo (conforme lei paulistana, só os torcedores do clube mandante poderão estar no estádio).

Pelos números de momento, o Verdão, mesmo no campo do adversário, parece mais perto da vitória. É que ele está em segundo lugar no campeonato, com 19 pontos ganhos, enquanto o Tricolor, de Dorival Júnior, está em oitavo lugar, com 15. Além disso, o Palmeiras é o único clube do Brasileiro que não perdeu nenhum jogo até agora, numa prova da qualidade de seu futebol e de seu elenco.

Mas como em clássico entre dois gigantes como estes podem acontecer surpresas, o São Paulo, mesmo não tendo o favoritismo, pode sim faturar os três pontos que estarão em jogo porque, além de jogar em casa, terá todo o público presente ao estádio empurrando seu time.  E só para  confirmar:  jogo entre São Paulo e Palmeiras começa às 16 horas deste domingo.

PEIXE EM CURITIBA

A décima rodada começa, na verdade, neste sábado, dia 10 de junho, às 16 horas, em Curitiba, com o encontro entre Coritiba e Santos. Esses dois times atravessam péssima fase. Enquanto o Coritiba é o último colocado do campeonato, o Santos é décimo segundo colocado. Em tese, o Peixe tem um elenco de melhor qualidade e, por isso, não há como não indicá-lo como favorito deste encontro.

Às 18h30, na Neo Química Arena, em São Paulo, o Corinthians tenta deixar os últimos lugares na tabela de classificação, contra o Cuiabá, que também está jogando um futebol de péssima qualidade que o levaram a ganhar apenas 12 pontos, até agora (o Timão tem 8). É jogo de baixo nível técnico, onde o Corinthians tentará aproveitar a força de sua torcida para superar seu adversário e subir um pouco mais na tabela de pontos ganhos.

No mesmo horário ainda jogam Bahia x Cruzeiro (time de Minas está um pouco melhor) e Atlético Mineiro x Red Bull Bragantino (aposto numa vitória do Galo Mineiro). Às 21 horas, Botafogo pega o Fortaleza, no Rio,  com ligeiro favoritismo.

DOMINGO CEDO

No domingo (11), às 11 horas da manhã, o América- MG recebe o Athletico Paranaense. O Furacão tem mais time e deve vencer. Às 16 horas, o grande clássico paulista, São Paulo x Palmeiras, do qual já falei na abertura desta coluna. Também jogam neste horário, Internacional x Vasco da Gama, em Porto Alegre. Colorado mais perto dos três pontos.

Às 18h30, Flamengo x Grêmio, um grande jogo, no Maracanã. Rubro negro está embalado e deve vencer esta partida. Para completar, em Goiânia, Goiás e Fluminense devem fazer um bom jogo. O time de Fernando Diniz é favorito.

Antes destes jogos a classificação é a seguinte:

Clube que mais venceu – Botafogo, 7 vezes.
Clube que mais empatou – Fortaleza, 5.
Clubes que mais perderam – Coritiba, América e Goiás, 7 vezes cada.
Melhor ataque – Palmeiras- 20 gols.
Defesa menos vazada – Fortaleza, 6 gols contra.
Artilheiro, Tiquinho Soares (Botafogo), 6 gols. 

Confira também: