São Paulo 1 x 0 Flamengo - Mengão perde a liderança do Brasileirão


O Flamengo caiu para a vice-liderança, com 40 pontos, após a vitória do rival Botafogo. O São Paulo agora tem 35 pontos e ocupa a sexta posição
Priorizando a Copa do Brasil, Tite escalou um time "misto" e viu a equipe perder a liderança da competição

São Paulo, SP , 03 (AFI) – Depois de três jogos sem vitória no Campeonato Brasileiro, o São Paulo voltou a triunfar neste sábado ao derrotar o Flamengo por 1 a 0, no MorumBis, em jogo válido pela 21ª rodada. Algoz do rubro-negro carioca no título da Copa do Brasil do ano passado, o atacante Calleri decidiu a partida com gol de cabeça no segundo tempo. Priorizando a Copa do Brasil, Tite escalou um time “misto” e viu a equipe perder a liderança da competição.
O resultado mantém o São Paulo na sexta colocação, com 35 pontos. O tricolor paulista volta a jogar na quinta-feira, quando enfrenta o Goiás, fora de casa, pelo confronto de volta das oitavas de final da Copa do Brasil. A equipe do técnico Luís Zubeldía pode perder por até um gol de diferença que garante a classificação.
DISPUTA PELA PONTA
O JOGO
Apesar da superioridade, o São Paulo não conseguiu criar chances claras no primeiro tempo. O time do Morumbi teve o domínio do meio-campo, mas esbarrou na aplicada marcação da equipe de Tite. O Flamengo, por sua vez, encontrou dificuldade em dar sequências às jogadas depois de recuperar a bola na defesa. A equipe do Rio esboçou uma marcação à pressão e equilibrou o jogo, mas sem efetividade. O primeiro tempo também foi marcado por disputas fortes pela bola, com reclamações de ambos os lados – Zubeldía, como de praxe, foi amarelado.

SEGUNDO TEMPO
O Flamengo voltou do intervalo com Gerson no lugar de Bruno Henrique. Assim como Lucas Moura foi o cérebro do São Paulo no primeiro tempo, o camisa 8 do time rubro-negro teve a responsabilidade de exercer função parecida, melhorando a dinâmica da equipe carioca. Os visitantes passaram a controlar a partida e assustaram quando Wesley chutou rente à meta do goleiro Rafael após boa trama próxima da grande área.
A equipe tricolor reagiu e tentou minar as ações adversárias marcando no campo de ataque. A estratégia deu certo e o São Paulo equilibrou novamente a partida. Calleri, que havia encostado pouco na bola no primeiro tempo, demonstrou poder de decisão ao marcar de cabeça após escanteio cobrado por Rato, aos 16 do segundo tempo.
Com o Flamengo atrás no placar, Tite acionou novamente o banco de reservas e colocou na partida Arrascaeta, poupado para o duelo com o Palmeiras. O time carioca sentiu a ausência do suspenso Pedro, artilheiro do Brasileirão com 10 gols. Isso porque tanto Carlinhos quanto Gabigol pecaram em segurar a bola na frente e dar opção para a sequência de jogadas. Bem na defesa, o São Paulo assustou nos contra-ataques e ainda teve chance de ampliar.
FICHA TÉCNICA


-
Fase:
- Única
-
Rodada:
- 21ª rodada
-
Data:
- 03/08/2024
-
Horário:
- 21:30
-
Árbitro:
- Rafael Rodrigo Klein (RS)
-
Assistentes:
- Jorge Bernardi (RS) e Lucio Flor (RS)
-
VAR:
- Gilberto Castro (PE)
-
Cartões Amarelos:
- São Paulo: Wellington Rato, Luis Zubeldía;
- Flamengo : Matheus Gonçalves, David Luiz e Bruno Henrique;
-
GOLS:
- São Paulo: Calleri (16’/2T);
-
Público:
- 58.065 pagantes
-
Renda:
- R$ 4.007.778,00
-
Estádio:
- MorumBis
-
Local:
- São Paulo (SP)