Vejo o futuro do futebol tricolor com muito otimismo em relação a temporada que vem por aí, pronto para ser campeão de novo.
No Paulistão de 2023 o time foi um fiasco e não chegou nem a fase decisiva. Mostrou-se totalmente incapaz até para vencer adversários mais frágeis
Por SÉRGIO CARVALHO
Campinas, SP, 28 (AFI) – Resolvi fazer uma análise das possibilidades dos três grandes clubes do futebol paulista em relação ao que fizeram na atual temporada e ao que poderão fazer em 2024. O São Paulo, por exemplo, começou este ano sem nenhuma expectativa de ganhar títulos e deixando a impressão de que até poderia ser rebaixado no Brasileirão 2023, onde chegou a flertar com a zona de rebaixamento durante algum tempo.
No Paulistão o time foi um fiasco e não chegou nem a fase decisiva. Mostrou-se totalmente incapaz até para derrotar adversários teoricamente mais frágeis e, por isso, foi desclassificado na luta para chegar às semifinais e finais do campeonato. Torcida tricolor chegou a ficar bastante apreensiva na época e a própria imprensa especializada apostava em participações pouco qualificadas nos torneios e campeonatos que o São Paulo deveria disputar durante o ano.
As coisas só começaram a mudar quando Rogério Ceni, que era o treinador, foi demitido, e Dorival Júnior foi contratado. Praticamente com o mesmo elenco, o novo técnico conseguiu montar um time bem competitivo e em condições até de levantar alguma taça nos seis meses finais de 2023.
EM ALTA
Para a alegria de sua torcida, o São Paulo começou a vencer as etapas preliminares da Copa do Brasil, até firmar-se como um sério candidato ao título. Na sua ascensão tática, o time de Dorival Júnior passou por cima do competente Palmeiras e classificou-se para enfrentar o forte Flamengo nos dois jogos finais desta importante competição.
No primeiro jogo, o Tricolor paulistano se impôs com competência ao rubro negro carioca, dentro do Maracanã. E, no jogo de volta, com o Morumbi superlotado, empatou com o Flamengo, e levantou a tão ambicionada taça, sob alegria e comemoração intensa da fanática torcida são-paulina. Foi o fecho de ouro num ano que começou mal, mas terminou de forma auspiciosa.
Nesta conquista, Dorival confirmou sua fama de vencedor e de saber montar bons times, mesmo sem contar com grandes talentos sob seu comando. Com esse excelente trabalho do departamento de futebol e de seu departamento de marketing, o São Paulo conseguiu então excelentes contratos de publicidade e terminou 2023 não só com queda brutal em seus débitos mensais, como também melhorou em muito seu potencial de compra com vistas a 2024.
FUTURO PROMISSOR
Diante de tudo isso que expus, vejo o futuro do futebol tricolor com muito otimismo em relação a temporada que vem por aí . O time que já foi bom no segundo semestre de 2023, vai entrar ainda mais forte em 2024. Em razão disso, acredito que durante a temporada que vem por aí, o São Paulo será um dos clubes brasileiros com maior potencial para ganhar título no ano que vem.
Alguns jogadores de nível já foram contratados e mais algumas peças ainda serão acrescentadas nos próximos dias ao elenco tricolor. Com isso, se o São Paulo já impôs respeito no segundo semestre de 2023, será ainda mais respeitado a partir de janeiro de 2024.
Tem uma boa diretoria, tem dinheiro para pagar em dia sua folha de pagamento, tem uma comissão técnica experiente e competente e um elenco variado que dará a Dorival opções para mudar o esquema de jogo e a estrutura tática de seu time quando quiser. E acho até que o bom momento tricolor já será observado no Paulistão, onde deu vexame neste ano.
PRONTO PARA SER CAMPEÃO
Neste momento, o São Paulo parece ter time para disputar qualquer título, inclusive o da Copa Libertadores, que há tantos anos ele não disputa por absoluta falta de competência. Como consequência, o clube vai crescer ainda mais, não só dentro como fora de campo.
Parece que o grito de “o campeão voltou”, entoado ultimamente por seus torcedores, será cantado ainda com mais força nas arquibancadas do Morumbi. Um Morumbi, que passou a chamar-se MORUM-BIS, porque sua diretoria fez contrato com a empresa que produz esse conhecido chocolate, e que pagará ao São Paulo, muito mais do que a Crefisa paga ao Palmeiras ou a Neo Quimica, paga ao Corinthians a cada doze meses. É pouco, ou você ainda quer mais????