São Paulo surpreende, segue invicto e encosta na liderança do Brasileiro

O time do técnico Diego Aguirre passou a ser o melhor entre os quatro clubes paulistas que disputam a competição

O time do técnico Diego Aguirre passou a ser o melhor entre os quatro clubes paulistas que disputam a competição

0002050316516 img

São Paulo, SP, 28 (AFI) – Além de ser o único clube invicto no Brasileirão 2018, o São Paulo conseguiu vencer o América MG (que estava invicto em seu estádio) por 3 a 1 no último domingo e encostou no Flamengo, líder isolado do campeonato com 13 pontos ganhos (Tricolor paulistano tem 12).

Com essa vitória, o time de Diego Aguirre passou a ser o melhor entre os quatro clubes paulistas que disputam a competição. E mais. Se mantiver seu atual ritmo o São Paulo pode até assumir a liderança do campeonato antes da Copa do Mundo da Rússia.

Nenê foi o melhor do São Paulo na vitória sobre o América, dentro da Arena Independência

Nenê foi o melhor do São Paulo na vitória sobre o América, dentro da Arena Independência

TRÊS DECEPÇÕES
Enquanto isso, seus três grandes adversários no futebol paulista negaram fogo nesta que foi a sétima rodada do campeonato. O Palmeiras perdeu em casa para o Sport Recife, numa das grandes surpresas da rodada.

O Santos perdeu dentro do Pacaembu para o Cruzeiro num jogo em que seu ataque foi decepcionante.

E o Corinthians que até o final do jogo em Porto Alegre conseguia segurar um empate com o Internacional, acabou sofrendo um gol já na prorrogação numa falha gritante do jovem lateral Mantuan, que deixou o gramado chorando e apoiado por vários de seus companheiros.

SURPRESA EM MINAS
Nos outros jogos, uma surpresa a derrota do Atlético Mineiro (que vinha bem ) para o Flamengo em Belo Horizonte por 1 a 0. Com esse resultado o rubro negro carioca assumiu a ponta e o Galo mineiro caiu para a vice liderança.

Flamengo derrubou Galo no Independência

Flamengo derrubou Galo no Independência

Agora faltam apenas cinco rodadas até a Copa do Mundo quando o Brasileirão sofrerá uma paralisação de um mês até que esse torneio organizado pela Fifa se encerre. Na classificação geral do campeonato os destaques são Flamengo, Fluminense, Atlético Mineiro, São Paulo e Grêmio, que ocupam os cinco primeiros lugares.

Os piores times são Ceará a Paraná que até agora só conseguiram somar tres pontos em sete jogos (por consequência, são os times mais ameaçados pelo rebaixamento nesse momento!). O melhor ataque do campeonato até agora é o do Flamengo com 13 gols.

As melhores defesas são as do Grêmio e do Cruzeiro com apenas três gols contra. Maior número de vitórias são de Flamengo, Fluminense e Atlético MG com 4 cada. Em compensação Ceará e Paraná não ganharam um só jogo dos sete que disputaram.

O único invicto do campeonato é o São Paulo com duas vitórias e quatro empates.

C * U * R * T * A * S

* A VITÓRIA do São Paulo sobre o América MG foi totalmente justa. Time paulista se impôs desde os primeiros minutos e construiu uma vitória na base da aplicação tática e muita determinação. Placar final, São Paulo 3 x América MG 1.

Gols de Diego Souza aos 8 minutos, Rafael Marques aos 11, Nenê aos 46 do primeiro tempo na cobrança de pênalti e de Nenê em cobrança de falta aos 15 minutos do segundo. Nenê participou também da jogada do primeiro gol tricolor e foi considerado o melhor jogador da partida. Uma exibição impecável em todo o jogo.

0002050316545 img

* IMPORTANTE destacar que Diego Souza parece totalmente adaptado a função de centroavante. O gol deste domingo foi o quarto em quatro partidas. Só não tem ainda preparo físico para dois tempos de jogo. Foi substituído no segundo tempo porque já estava cansado.

Outro que brilhou e está justificando sua contratação foi Everton, ex Flamengo. Nesse jogo ele fez mais uma assistência para gol. Ao todo, até agora, foram três e um gol marcado. É figura de destaque no ataque tricolor e ainda colabora decisivamente na marcação pelo lado esquerdo.

* BOM lembrar que o América MG estava invicto em seu estádio. Não perdia ali há dez jogos. A vitória tricolor, portanto, deve ser valorizada. Poucos clubes vão conseguir derrotar o chamado Coelho dentro de sua casa. Elogios ao veterano centro avante Rafael Marques.

Ele deu muito trabalho a defesa tricolor. Fez um gol e dois arremates muito perigosos contra o gol de Sidão. Pior jogador do São Paulo nesse jogo foi o lateral esquerdo Reinaldo. Na jogada do gol do América ele levou um drible desconcertante do lateral direito americano. Um desastre.

ESTRELA DO TIMÃO ?

* PARECE que a estrela de Fábio Carille não passou para Loss, novo técnico do Corinthians. Ele dirigiu o time duas vezes e perdeu. Está invicto, no mal sentido. A continuar assim pode até não continuar como técnico depois da Copa do Mundo. Andres Sanchez pode afastá-lo do cargo bem antes disso.

Exibição corintiana diante do Inter foi aceitável. Privilegiou a defesa e tentou ao menos conquistar um ponto. Até começo bem com gol aos 4 minutos marcado pelo jovem promissor Mateus Vital. Mas no final do jogo permitiu o gol da vitória do Colorado.

0002050316547 img

* MAIS UMA vez se constatou que o maior problema do Corinthians está no seu ataque que até tem chances mas conclui mal. Roger jogou e nada fez. Bom mesmo é o Mateus Vital que tem tudo para ser titular do time. Pedrinho desta vez não jogou o esperado mas é um jogador com muito potencial.

Na defesa Balbuena continua sendo o melhor. Mas o jovem Mantuan, lateral que substitui Fagner, cometeu uma falha grave no final do jogo que deu ao Inter a chance de fazer seu segundo gol. Tentou dominar a bola, perdeu e Rossi fez o gol colorado.

* POR FALAR em gol, vamos a sequência do placar de domingo em Porto Alegre. Aos 4 minutos do primeiro tempo Mateus Vital marcou para o Corinthians. Aos 18 do segundo Leandro Damião empatou e aos 47 minutos, no fim do jogo, Rossi fez o gol da vitória para o Inter.

Time da casa mandou no segundo tempo e foi recompensado com esse gol no final do jogo. Foi justo. Quanto ao Corinthians é preciso de alguns retoques. A defesa vai bem, o meio campo até cria, mas o ataque erra demais. Pior é que faltam bons atacantes no elenco alvinegro.

PEIXE COM BONS MOMENTOS

* O SANTOS até teve bons momentos e alguns de seus jogadores fizeram boas jogadas, mas no final da partida de domingo diante do Cruzeiro, de BH, o placar mostrava vitória do visitante por 1 a 0. Mais uma exibição pouco efetiva do alvinegro praiano e mais um desgaste para o técnico Jair Ventura que, não demora muito, deve ser afastado do cargo por incompetência.

0002050316549 img

Mas é bom lembrar que o problema não é só dele. O elenco é limitado. Falta um bom meia armador. E quando um titular machuca o reserva não tem o mesmo nÍvel do titulo da posição.

* GOL DO Cruzeiro foi marcado por Bruno Silva aos 30 minutos do segundo tempo. Torcida santista parece ter percebido que seu time não venceria o jogo e apenas 8.504 torcedores foram ao Pacaembu para empurrar o time.

No Cruzeiro os destaques foram o goleiro Fábio, o zagueiro Dedé e o Bruno Silva, que fez o gol. No Peixe o goleiro Vanderlei mais uma vez foi destaque. Renato jogou muito enquanto teve fôlego. Gabigol, que se julga um craque, cometeu erros incríveis. Não justificou até agora o dinheiro que o Santos gastou para contratá-lo.

PALMEIRAS NÃO FOI BEM

* O PALMEIRAS conseguiu perder em casa para o Sport Recife, na Allianz Arena, sábado à noite. O time pernambucano foi sempre melhor. Lucas Lima, que começou o jogo como meia do Verdão, foi mais uma vez peça nula. Não criou, não chutou, não marcou.

É um jogador que a cada dia que passa prova que não é jogador para o Palmeiras. Desta vez a defesa verde cometeu falhas incríveis. O Sport aproveitou-se disso para fazer três gols e ganhar o jogo. Anselmo foi o grande destaque do time nordestino. Fez dois gols e infernizou a defesa inimiga.

* OS GOLS foram marcados por Keno, aos 32 minutos do primeiro tempo. Anselmo aos 5 e 27 do segundo. Rafael completou o placar aos 41 minutos para o Sport. Aos 47, Keno cobrou um pênalti e o veterano goleiro Magrão pegou. Não era mesmo para o Palmeiras ganhar esse jogo.

Pior é que na quinta feira passada o Verdão empatou em casa com o América MG, pela Copa do Brasil. Foi outra exibição negativa da equipe dirigida por Roger Machado. Ainda bem que a campanha na Libertadores é ótima, se não o técnico já estaria para deixar o cargo.

RESULTADOS E JOGOS

* OUTROS resultados do Brasileirão 2018. Fluminense 3 x Chapecoense 1. Atlético MG 0 x Flamengo 1, em BH. Paraná 0 x Atlético MG 0, em Curitiba (clássico paranaense). Bahia 3 x Vasco 0. Botafogo 1 x Vitória 1. Ceará 0 x Grêmio 1.Essa foi a sétima rodada do campeonato. A oitava será disputada nesse meio de semana.

Na quarta feira, Vitória x Internacional, Vasco da Gana x Paraná, Sport x Atlético MG, Chapecoense x Ceará, São Paulo x Botafogo, Cruzeiro x Palmeiras, Grêmio PA x Fluminense, Flamengo x Bahia. Na quinta feira mais dois jogos

0002050316552 img

* O CORINTHIANS recebe o América MG, no Itaquerão e o Atlético Paranaense joga contra o Santos, em Curitiba. Nesses jogos, a Chapecoense é quem está mais perto da vitória diante do Ceará que é último colocado do campeonato.

Nos outros jogos, muito equilíbrio entre os clubes participantes. Mas como mandantes, São Paulo, Grêmio, Flamengo e Corinthians me parecem ter boas condições de vitória. O jogo de BH entre Cruzeiro é Palmeiras não tem favorito. No momento, time de Mano Menezes está em melhor fase. Verdão vai sofrer muito.

* O FLAMENGO é líder isolado do campeonato com 13 pontos. Fluminense, Atlético MG e São Paulo tem 13. Grêmio, 12. Corinthians, Pameiras, Internacional e Sport, 11. Cruzeiro e América MG, 10. Botafogo, 9. Vasco da Gama, Vitória e Bahia tem 8. Santos, Atlético PR e Chapecoense, 6. Ceará e Paraná, 3. Como se percebe a briga pelas primeiras colocações é difícil. Diferença de pontos é mínima. Já na parte de baixo da tabela Ceará e Paraná são disparados os pores. Mas Chape, Atlético PR e Santos precisam reagir ou podem se complicar.

REAL MADRID BRILHA DE NOVO

*O REAL MADRID ganhou mais um título da Copa dos Campeões da qual é o maior vencedor. Na tarde de sábado venceu ao bom time do Liverpool, em Kiev, na Ucrânia, por 3 a 1, gols de Benzema aos 5, Mané aos 9, Bale aos 18 e 37 minutos do segundo tempo.

O goleiro Kerius falhou no primeiro e no terceiro gol do time espanhol. No primeiro, jogou a bola nos pés de Benzema que estava próximo e permitiu ao atacante abrir o placar. No terceiro, Bale chutou de fora da área e Kerius tocou-a para dentro de seu próprio gol. Uma falha incrível.

Bale fez golaço de bicicleta. E Karius, goleiro, entregou o ouro

Bale fez golaço de bicicleta. E Karius, goleiro, entregou o ouro

* NÃO FOSSE por isso e o jogo poderia terminar empatado e provocar uma prorrogação e até uma decisão nos pênaltis. Detalhe. O melhor jogador do Liverpool e um dos melhores do mundo o egípcio Salah, levou um verdadeiro golpe de judô do zagueiro Sérgio Ramos e machucou seriamente o ombro.

Por causa disso foi obrigado a deixar o jogo e pode até ficar fora da Copa. O árbitro não advertiu e muito menos mostrou cartão ao zagueiro do Real que fez a falta de maneira proposital. Foi o grande erro do árbitro. No mais foi muito bem.

* NO TIME do Real Bale deve ser indicado como heroi do jogo. Afinal entrou no time e marcou dois gols decisivos para seu time. Cristiano Ronaldo se esforçou mas não brilhou como em outros jogos. Ainda assim terminou a Copa dos Campeões como seu artilheiro com nada menos de onze gols.

Na zaga, apesar de alguns momentos de violência e anti futebol, Sergio Ramos foi o destaque. Goleiro Navas, do Real, também fez grandes defesas e ajudou na conquista do título. O Liverpool caiu de pé e foi aplaudido por sua torcida. Merece elogios.

EUROPA MUITO NA FRENTE

* HÁ LEITORES que criticam a imprensa por elogiar o futebol da Europa. Dizem que o futebol brasileiro também tem ótimo nível e que se nossos clubes disputassem essa Copa dos Campeões poderiam sim chegar ao título máximo. Discordo totalmente.

O futebol europeu está muito acima do brasileiro em todos os sentidos., No físico, no tático, no talento. Nosso futebol hoje é rústico e a qualidade técnica quase não existe. Ainda bem que em termos de Seleção o Brasil está bem. Por isso acredito em boa campanha brasileira na Copa da Rússia.