São Paulo foi o melhor entre os grandes na abertura do Paulistão 2019

Tricolor aproveitou chance e goleou. Outros times sesntiram a falta de tempo de preparação. Mas o futebol vai melhorar logo.

Tricolor aproveitou chance e goleou. Outros times sesntiram a falta de tempo de preparação. Mas o futebol vai melhorar logo.

0002050364690 img

Entre os quatro chamados grandes clubes do futebol paulista, o São Paulo foi disparado o que mostrou mais eficiência. Sábado à noite, no Pacaembu, venceu o Mirassol por 4 a 1 e depois de três anos seguidos voltou a vencer numa estreia do Campeonato Paulista.

O Santos, que também jogou no sábado, teve sérias dificuldades para derrotar a Ferroviária. Depois de muito esforço conseguiu fazer 1 a 0, placar que lhe deu os primeiros três pontos no Estadual paulista.

0002050364691 img

Já Corinthians e Palmeiras, que só jogaram no domingo, ficaram no empate em 1 a 1 respectivamente contra São Caetano (no Itaquerão) e Red Bull (em Campinas). Os quatro clubes no entanto mostraram que estão longe de seu melhor futebol e que tem tudo para melhorar na sequência do campeonato.

BRAGA FOI BEM
Entre os chamados clubes médios, o Bragantino foi o que conseguiu melhor resultado ao vencer o Guarani, de Campinas, em Bragança, por 1 a 0. Ponte Preta e Botafogo, mesmo em casa, não conseguiram faturar os três pontos que poderão fazer falta no rush pela classificação para as fases sequentes da competição.

A goleada do São Paulo foi uma autêntica surpresa, em minha opinião. Time de André Jardine não foi bem na Flórida Cup e, em curto espaço de tempo não era de se esperar evolução tão rápida.

GOLEADA TRICOLOR

No jogo do Pacaembu, o Mirassol até marcou primeiro e mostrou um futebol de bom nível com marcação forte e rapidez nos contra ataques. Mas o São Paulo teve ótimo poder de reação e mostrou que tem recursos técnicos para ser um dos favoritos ao título paulista desse ano.

Já o Santos me pareceu sentir falta de maior número de talentos em seu elenco. Sampaoli tem razão quando pede reforços porque com o atual elenco ele não vai chegar à lugar nenhum. No Timão, Carille ainda não teve tempo de montar o time que considera ideal. Por isso o Corinthians foi até bem no toque de bola, mas fracassou quando tentou criar situações de gol.

0002050364697 img

FALTA ENTROSAMENTO

Falta ainda maior entrosamento entre os jogadores que já estavam no elenco e aqueles que chegaram agora. Mas o futuro promete. Quanto ao Palmeiras, sua estreia foi bem ao estilo de Felipão. Técnico colocou em campo aqueles que julgou estarem em melhor forma física.

Mas faltou entendimento entre as peças. Não foi uma boa exibição do time verde. Ainda assim o atual campeão brasileiro mostrou que tem potencial para produzir muito mais, até porque, algumas de suas melhores contratações ainda não puderam ser aproveitadas nesse jogo.

FUTEBOL VAI MELHORAR

Devido a falta de mais treinamento, dezesseis clubes participantes do Paulistão 2019 não mostraram força ofensiva (exceto o São Paulo que foi a grande surpresa!).

Os placares provam isso. tres empates de 1 a 1 e um de 0 a 0. Nas vitórias só o Tricolor paulistano goleou. O Braga venceu por 1 a 0 e o Santos também. A rodada terminou nessa segunda-feira à noite com o jogo entre Ituano e Novorizontino, as 20 horas, em Itu. Sem favorito, o visitante venceu por 1 a 0.

C * U * R * T * A * S

* NO JOGO do São Paulo sábado no Pacaembu destaques para Arboleda (melhor da zaga), Jucilei (melhor volante), Nenê (melhor meia) e Pablo (melhor atacante). Nenê surpreendeu porque jogou bem nos dois tempos. Mostrou estar em ótima forma.

Pablo participou tanto das jogadas ofensivas como ajudou muito na defesa. Os gols foram marcados por Anderson Martins aos 29 do primeiro tempo, Pablo aos 5, Reinaldo aos 12 e

0002050364693 img

Hudson aos 20 minutos do segundo tempo. Brunos Peres fez contra para o Mirassol aos 12 minutos do primeiro tempo.

* CERCA de vinte e duas mil pessoas estiveram no Pacaembu. Bom lembrar que o jogo foi no Pacaembu porque o Morumbi está sendo reformado para a Copa América de Seleções que será disputado no meio desse ano no Brasil.

Estádio terá vestiários novos, espaço especial para que os dois times e os árbitros entrem no gramado por um único portão, placares gigantes com tv e iluminação ultra moderna. Nesse momento o Morumbi é um verdadeiro canteiro de obras. Em razão disso o São Paulo vai continuar a mandar seus jogos no velho Pacaembu.

PEIXE PRECISA DE REFORÇOS

* O SANTOS mostrou que precisa mesmo de reforços a curto prazo. Time sou sangue para derrotar a Ferroviária, de Araraquara, no sábado à tarde, em Vila Belmiro. Time do interior fechou-se bem na defesa e complicou muito as tentativas de gol do Peixe.

Só no segundo tempo, Jean Mota aproveitou uma sobra de bola dentro da grande área da Ferroviária e fez um belo gol de pé esquerdo. Isso aos 33 minutos do segundo tempo. Ainda assim, o placar foi justo. O Santos mereceu a vitória e os três pontos. Mas a diretoria precisa reforçar já o seu elenco.

* GOLEIRO Vanderlei, que é ídolo da torcida santista, fez várias jogadas de qualidade com os pés. Talvez para provocar o técnico Sampaoli que disse querer a contratação de um goleiro que soubesse jogar com a bola no chão.

A cada jogada desse tipo, o torcedor santista vibrou. Todo mundo quer que Vanderlei fique como titular do Santos ao contrário do técnico argentino. Também brilharam com a camisa do Santos nesse jogo, Vitor Ferraz e Carlos Sanches. A ausência de Gabigol que deixou o clube foi muito sentida. Bruno Henrique também vai sair.

TIMÃO NO SUFOCO

* NO ITAQUERÃO era de se esperar que o Corinthians vencesse seu primeiro jogo no Campeonato Paulista. Mas isso não aconteceu. Time de Carille teve enorme posse de bola mas não soube transformar essa vantagem em gols.

Já o São Caetano, que tem um time experiente e bem preparado por Pintado, jogou com personalidade., Não deixou o Corinthians chegar até seu goleiro e ainda soube explorar bem os contra ataques. Foi num deles que aos 28 minutos do primeiro tempo, na cobrança de um pênalti Rafael Marques fez o primeiro gol do jogo.

0002050364695 img

* ESSE GOL veio a complicar ainda mais o Corinthians que não tinha força ofensiva. Carille tentou fazer modificações mas o time apesar de tocar bem a bola não conseguia fazer os gols que precisava para virar o placar do jogo.

Só aos 49 minutos do segundo tempo, já nos descontos, que Henrique de cabeça igualou o placar do Itaquerão. Corinthians 1 x São Caetano 1. Péssimo resultado para o Timão que num campeonato curto perdeu dois pontos dentro de casa. Detalhe: se não arrumar um goleador o Corinthians vai sofrer muito na temporada.

OS MELHORES

* CASSIO foi mais uma vez o jogador que se salvou no time corintiano. Quando exigido, ele deu conta do recado. A zaga oscilou muito e Henrique foi o menos ruim. Na lateral direita Fagner fez bem seu trabalho. Foi ótimo marcador e muito bom apoiador.

Ramiro, que fez sua estreia, não brilhou. Ainda está desentrosado. Sormoza, foi decepcionante no meio campo. Outro que negou fogo foi Pedrinho. Tem muita fama mas joga pouco. Precisa desencantar. Pelo visto Carille terá ainda muito trabalho para montar um time em quem a fiel possa confiar.