São Paulo 5 x 0 Tolima-COL - Massacre Tricolor no Morumbi
![São Paulo](https://www.futebolinterior.com.br/wp-content/uploads/2020/11/unnamed-file-1-150x150.png)
Os gols foram de Calleri, Luciano e Caio Paulista, que marcou duas vezes.
Com o resultado, o São Paulo permanece na liderança da chave, com 13 pontos.
![São Paulo 5 x 0 Tolima-COL - Massacre Tricolor no Morumbi 1 luciano 1 scaled e1701912980462](https://images.futebolinterior.com.br/2023/12/luciano-1-scaled-e1701912980462.jpg)
São Paulo, Sp, 08 (AFI) – Sensatez e paciência foram as palavras chave para o São Paulo conseguir abalar a estratégia desastrosa do Deportes Tolima, nesta quinta-feira, e aplicar uma goleada por 5 a 0 sobre os colombianos, no Morumbi, pela quinta rodada do Grupo D da Copa Sul-Americana.
Com um jogador a mais em campo por mais de 65 minutos, os comandados de Dorival Júnior não tiveram dificuldades para reencontrar o caminho das vitórias após dois tropeços consecutivos.
Com o resultado, o São Paulo permanece na liderança da chave, com 13 pontos. Em seguida vem o Tigre, com 10. Tolima, que somou cinco pontos até aqui, e Academia Puerto Cabello, que perdeu todos os jogos, estão eliminados.
No dia 27 de junho, novamente no Morumbi, o time tricolor recebe os argentinos para definir quem fica com a liderança do Grupo D. O primeiro colocado vai diretamente às oitavas de final, enquanto o segundo terá de jogar um playoff com um dos terceiros colocados da fase de grupos da Libertadores. Para avançar na ponta, o São Paulo pode perder por até três gols de diferença.
O JOGO
Os colombianos começaram o jogo com mais volume diante da urgência de vitória, mas confundiram vontade com agressividade e cometeram várias faltas contra os jogadores são-paulinos. Ao empurrar os donos da casa para o campo de defesa, o Tolima abriu espaços para o São Paulo armar jogadas de velocidade pelas beiradas.
Foi assim que o time da casa abriu o marcador. Luciano arrancou pelo meio, encontrou Calleri pela esquerda. O argentino ficou no mano a mano com a marcação, ajeitou a bola para a perna direita e acertou um lindo chute, aos 28 minutos. Se a vida do Tolima estava difícil, ficou ainda mais. Riascos foi expulso após receber o segundo cartão amarelo por cometer falta durante o progresso do ataque são-paulino que levou ao gol.
![São Paulo 5 x 0 Tolima-COL - Massacre Tricolor no Morumbi 2 calleri 1](https://images.futebolinterior.com.br/2023/06/calleri-1-1024x682.jpg)
Não demorou muito para o cenário do jogo tornar o São Paulo o protagonista no ataque. As circunstâncias levaram os donos da casa a controlar a posse de bola e permitiram que, aos 35, Luciano concluísse em gol uma bela trama, ampliando o placar. Dois minutos depois, Caio Paulista fez mais um, mesmo sem tanto capricho técnico.
O grande diferencial do São Paulo no jogo foi não se deixar levar pela postura violenta dos colombianos. O time se manteve ponderado e parecia prever que a qualquer momento a estratégia do Tolima iria por água a baixo.
POUPOU
Com a vitória encaminhada, o técnico Dorival Junior optou por administrar a energia da equipe e trocou alguns titulares na volta do intervalo, dando descanso para Calleri, Rafinha e Pablo Maia, de olho no clássico com o Palmeiras no domingo, às 16h, pelo Campeonato Brasileiro. O jogo acontece no Morumbi e terá transmissão da TV Globo e do Premiere.
O São Paulo seguiu administrando o jogo e buscando com cautela uma vantagem ainda maior no marcador. Caio Paulista, aos 16, emendou uma pancada, de primeira na entrada da área, e fez mais um golaço. Ainda teve tempo para David deixar o seu, aproveitando assistência de Juan.
Sem poder de reação, aos colombianos só restou ouvir os gritos de “olé” da torcida tricolor. O São Paulo manteve a tranquilidade e conduziu a goleada até o apito final.
PROXIMOS JOGOS
O próximo jogo do São Paulo pela Copa Sul-Americana será somente no dia 27 de junho justamente diante do Tigre, às 21h30, no Morumbi, jogo válido pela sexta rodada do Grupo D. Antes, porém, o time entra em campo pelo Brasileirão neste domingo no clássico contra o Palmeiras, às 16h, no Morumbi.
FICHA TÉCNICA
![São Paulo 5 x 0 Tolima-COL - Massacre Tricolor no Morumbi 3 São Paulo](https://www.futebolinterior.com.br/wp-content/uploads/2020/11/unnamed-file-1-150x150.png)
![São Paulo 5 x 0 Tolima-COL - Massacre Tricolor no Morumbi 4 Tolima (COL)](https://www.futebolinterior.com.br/wp-content/uploads/2020/11/unnamed-file-1104-150x150.png)
-
Fase:
- Primeira
-
Rodada:
- 5ª
-
Data:
- 08/06/2023
-
Árbitro:
- Leodán González (URU).
-
Cartões Amarelos:
- São Paulo: Rafinha, David e Nestor
- Riasco: Cuenú, Mera, Ríos, Lucumí,
-
Cartões Vermelhos:
- Tolima: Riasco
-
GOLS:
- São Paulo: Calleri 27′ 1T, Luciano 34′ 1T, Caio Paulista 36′ 1T e 15′ 2T e David 31′ 2T
-
Público:
- 44.102 torcedores.
-
Renda:
- R$ 2.201.501,00.
-
Estádio:
- Morumbi
-
Local:
- São Paulo