São Paulo 2 x 2 Botafogo - Empate prevalece após caminhão de chances perdidas
Tricolor Paulista e Fogão fizeram primeiro tempo com três gols e vantagem carioca. Na segunda metade, os mandantes garantiram o empate
O São Paulo recebeu o líder Botafogo no MorumBIS, e em embate pegado, acabou empatando em 2 a 2. A dupla segue dentro do G-6
São Paulo, SP, 24 (AFI) – O empate por 2 a 2 entre São Paulo e Botafogo nesta quarta-feira, no MorumBIs, pela 19ª rodada, trouxe mensagens importantes para as próximas rodadas dos dois times no Brasileirão. O time tricolor não pode depender apenas de Lucas e Ferreira se quiser se aproximar dos líderes e voltar à zona de classificação direta para a Libertadores; os botafoguenses reafirmam a condição de candidatos ao título.
O problema maior do São Paulo foi a falta de mobilidade no meio e de aproximação entre os setores, principalmente na etapa inicial. O time explorou apenas as individualidades.
E Lucas correspondeu como principal alternativa de ataque. Tem sido assim nos últimos jogos: ele foi o responsável por todos os últimos gols do time do torneio. Mas jogou praticamente sozinho; seu desempenho não foi acompanhado de perto pelos meias.
NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!
SÃO PAULO E BOTAFOGO EMPATARAM
O Botafogo, por sua vez, reafirmou a força do conjunto. Mesmo sem Júnior Santos, principal atacante que se lesionou na última semana, o time já se reorganizou para fechar o meio com três volantes e jogar pelas pontas, explorando principalmente o avanço dos laterais. E deu certo. Parece ter encontrado um jogo sólido para continuar na liderança. Foi a sexta vitória seguida da equipe do português Artur Jorge.
Os primeiros minutos foram uma antecipação de um confronto agitado. Foi assim desde o primeiro apito. Os donos da casa aproveitaram a primeira investida quando Bastos acertou o rosto de Ferreira dentro da área, aos 5 minutos. É o tipo de lance que nem todos os árbitros apitariam. Pênalti convertido por Lucas.
A resposta botafoguense foi quase que imediata: Tiquinho Soares cabeceou na área viu a bola tocar no braço de Welington. Após recomendação do VAR, o árbitro marcou a penalidade. O próprio Tiquinho empatou. Aos 10 minutos, portanto, o placar já apontava 1 a 1, após um pênalti para cada lado.
Gradativamente, a balança da partida começou a pender para o lado carioca. Bobadilla e Luiz Augusto não conseguiam se aproximar dos meias e dos atacantes do time tricolor. Faltava dinamismo, tocar e aparecer para receber à frente. Com isso, o time ficou sem fluidez. Lesionado, Alisson ainda faz falta.
Além das arrancadas de Lucas, quase sempre cercadas por dois ou três defensores, Ferreirinha era a outra válvula de escape. Os meias faziam os lançamentos e torciam que ele tirasse um coelho da cartola. Ou da chuteira. Obviamente, nem sempre ele conseguia. Ao perder a bola, o time abria espaço para contra-ataques.
Mais contundente e objetivo, movendo-se sempre em bloco, o Botafogo virou aos 21 minutos. O lateral Cuiabano adquiriu um protagonismo improvável, invadiu a área e fez o segundo gol após belo passe de Tiquinho.
CHANCES PERDIDAS E TUDO IGUAL!
O time do Botafogo recuou e armou a arapuca do contra-ataque. Poderia ter feito o terceiro gol ainda no primeiro tempo, após duas arrancadas de Luiz Henrique. O time visitante mostrou mais alternativas táticas e mais personagens aptos para controlar e definir o jogo. O grande destaque botafoguense foi o atacante Luiz Henrique, que levou vantagem sobre os defensores em praticamente todos os lances.
O Botafogo, no entanto, recuou muito, sentiu-se confortável demais com a vantagem e cometeu um pecado mortal: deu espaço para Lucas. Em mais uma arrancada, ele lançou Ferreira, que conseguiu o empate aos 14 da etapa final.
Embalado pelo empate e pela mudança de atmosfera no estádio causada pela entrada de Calleri no lugar de André Silva, o São Paulo se aproximou da vitória. Novamente o leme da partida mudou de mãos. O time da casa perdeu duas grandes chances, com Ferreira e Luciano.
FICHA TÉCNICA
- Fase:
- Única
- Rodada:
- 19ª
- Data:
- 24/07/2024
- Horário:
- 19:30
- Árbitro:
- Felipe Fernandes de Lima (MG)
- Assistentes:
- Felipe Alan Costa de Oliveira (MG) Eduardo Goncalves da Cruz (MS)
- VAR:
- Daniel Nobre Bins (VAR-FIFA/RS)
- Cartões Amarelos:
- São Paulo: Rafinha (banco), Alan Franco, Lucas, Luciano e Welington
- Botafogo: Gregore, Artur Jorge (Técnico), Marlon Freitas e Cuiabano
- GOLS:
- São Paulo: Lucas (P) 5’/1T e Ferreira 14’/2T
- Botafogo: Tiquinho Soares (P) 10’/1T e Cuiabano 21’/1T
- Público:
- 53.244 Torcedores
- Renda:
- R$ 3.155.055,00
- Estádio:
- MorumBIS
- Local:
- São Paulo (SP)
Confira também:
- Cruzeiro 2 x 0 Juventude - Gols de pênalti mantém os 100% de aproveitamento em casa
- Aparecidense 0 x 0 Ypiranga - Sem sal e sem agradar ninguém!
- Ceará x Botafogo - Vozão recebe Pantera e tenta 2ª vitória seguida
- Goiás x CRB - Verdão mira G4 contra Galo embalado
- Série C: CSA-AL perde dupla titular para visitar Ferroviário-CE; Zagueiro retorna