São Paulo Juventude
São Paulo 1 x 2 Juventude - Jaconero bate Tricolor e evita rebaixamento

O Jaconero não vencia o São Paulo desde o dia 24/08/2016, quando bateu o time paulista por 2 a 1, também no Morumbis

O resultado levou o Juventude a 45 pontos, na 13ª colocação, com sete de vantagem para Criciúma e Red Bull Bragantino, primeiros times no Z4

Juventude bate Sao Paulo no Brasileirao
O Jaconero quebrou um tabu de oito anos - Foto: Fernando Alves / ECJ

São Paulo, SP, 04 (AFI) – O Juventude conquistou uma vitória importantíssima na noite desta quarta-feira (04), quando jogando no MorumBIS, pela 37ª e penúltima rodada do Brasileirão 2024, bateu o São Paulo por 2 a 1, e além de quebrar um tabu contra o Tricolor, erradicou suas chances de rebaixamento.

O Jaconero não vencia o São Paulo desde o dia 24/08/2016, quando bateu o time paulista por 2 a 1, também no Morumbis, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. De lá para cá foram oito jogos entre eles, com quatro vitórias do Tricolor e mais quatro empates.

O resultado levou o time gaúcho a 45 pontos, na 13ª colocação, com sete de vantagem para Criciúma e Red Bull Bragantino, primeiros times no Z4. Já o São Paulo, com 59, segue em sexto lugar. Já com vaga direta na Libertadores, a equipe nada tem a provar no torneio, o que permitiu a Zubeldía promover testes.

A competição é organizada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e tem a cobertura completa do Portal FUTEBOL INTERIOR, que acompanha os jogos online no Placar ao Vivo e depois apresenta todos os comentários e noticiário completo.

NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!

DESPEDIDA FRACA

O time não conseguiu superar a defesa dos gaúchos no primeiro tempo e viu o adversário jogar melhor na segunda etapa. Ainda que tenha recebido incentivo da torcida, principalmente quando descontou, o jogo ficou marcado mais pelas vaias do torcedor tricolor.

A última impressão deixada no estádio em 2024 não condiz com o restante ano, em que o São Paulo levou, em média, 46.046 torcedores por partida, superando o recorde de 44.580, de 2023.

Melhores momentos: São Paulo 1 x 2 Juventude (Brasileirão) Loading official content Continue assistindoAssista ao próximo vídeo Veja mais vídeos sobre ge.globo no OneFootball

NADA DE GOLS

O Juventude até conseguiu amarrar o jogo no meio de campo nos minutos iniciais. Com o decorrer do tempo, porém, o São Paulo dominou as ações. A equipe terminou o primeiro tempo com 68% de posse de bola.

O atacante Erick tentou aproveitar a chance entre os titulares e ensaiou dribles pelo lado direito. Nada foi proveitoso. Na lateral-esquerda, Patryck não entrou no jogo com o esperado. A posição termina 2024 em aberto no time do São Paulo.

A posse de bola são-paulina foi tão ineficiente que o Juventude foi quem finalizou mais: 6 a 4 – inclusive obrigando esforços de Rafael. De todos os chutes do São Paulo, nenhum foi no gol.

VITÓRIA SALVADORA

A equipe voltou igual para o segundo tempo, tanto na escalação quanto na postura. O problema foi que a pressão feita no Juventude deixou espaço aberto para o time gaúcho. Este, sim, havia feito mudanças, com o meia mais defensivo Mandaca no lugar de Nenê.

Foi Mandaca que roubou a bola em falha de Luiz Gustavo na intermediária e passou para Gabriel Taliari. O atacante carregou e foi frio para fingir a finalização e bater no canto de Rafael. Foi o segundo gol de Taliari em 2024. O atleta enfrentou problemas no joelho e ficou quatro meses fora de ação. Ele comemorou muito o gol no MorumBis.

Desanimado, o São Paulo não reagiu. Mais abertura para o Juventude. Lucas Barbosa ganhou espaço e viu João Lucas avançar pela direita. O lateral alçou na área, e Erick Farias pôde saltar com a perna esticada, de sola, para o fundo do gol e ampliou. O Juventude ficou eufórico. E mais leve. Assim o time ficou com mais posse e até chegou mais na frente para buscar o terceiro.

Mesmo sem grande ímpeto, as alterações faziam gradualmente o São Paulo ganhar oxigenação em campo. Marcos Antônio e William Gomes, que entraram no segundo tempo, descolaram boa jogada no lado esquerdo. O garoto cruzou, e Luciano se antecipou aos zagueiros e diminuiu. O camisa 10 chega a 18 gols na temporada, artilheiro do time em 2024.

O desconto no placar animou os são-paulinos, que tentaram chegar novamente. As vaias do torcedor se converteram em incentivo para tentar um empate, mas logo retornaram diante das falhas no ataque tricolor.

PRÓXIMOS DESAFIOS

As equipes fecham sua participação na temporada neste domingo (08), às 16h, com todos os jogos da rodada sendo disputados simultaneamente. O São Paulo vai até o Rio de Janeiro para encarar o Botafogo, no Engenhão, enquanto o Juventude recebe o Cruzeiro, no Alfredo Jaconi.

FICHA TÉCNICA

São Paulo
São Paulo
1 2
Juventude
Juventude
Fase Fase:
Única
Fase Rodada:
37ª rodada
Fase Data:
04/12/2024
Fase Horário:
20:00
Fase Árbitro:
Savio Pereira Sampaio (DF)
Fase Assistentes:
Bruno Raphael Pires (GO) e Victor Hugo Imazu dos Santos (PR)
Fase VAR:
Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (RN)
Fase Cartões Amarelos:
Juventude: Lucas Barbosa e Gabriel
Fase GOLS:
São Paulo: Luciano – 31’2T
Juventude: Gabriel Taliari – 6’2T, Erick – 16’2T
Fase Público:
31.442 torcedores
Fase Renda:
R$ 1.611.245,00
Fase Estádio:
MorumBIS
Fase Local:
São Paulo (SP)

Confira também: