São José vence Ferroviária e é campeão do Campeonato Paulista Feminio 2014

Com uma a menos, Águias do Vale garante 2x0 e se sagra campeã na reedição da final de 2013

Após um jogo eletrizante contra a Ferroviária neste sábado, realizado no Vale do Paraíba, no estádio Martins Pereira. A reedição da final de 2013 foi emocionante.

0002050027456 img

São Paulo, SP, 08 (AFI) – São José é campeão do Campeonato Paulista Feminino após um jogo eletrizante contra a Ferroviária neste sábado, realizado no Vale do Paraíba, no estádio Martins Pereira. A reedição da final de 2013 foi emocionante. No ano passado, a Ferroviária saiu vencedora. Já neste ano a história foi diferente. Após perder o primeiro jogo por 2×0, o São José tinha a vantagem de dois resultados iguais no mata-mata.

As coisas começaram a se complicar após a expulsão de GIslaine. Com desvantagem numérica e sabendo da necessidade de reverter o resultado, o técnico Adilson Santos lançou o time para o ataque e apostou nas bolas paradas.

Equipe do São José  é campeã do Campeonato Paulista 2014

Equipe do São José é campeã do Campeonato Paulista 2014

Com a torcida contra e a pressão fora de casa, a Ferroviária não resistiu. Fran, aos 25 do segundo tempo e Diniz, aos 30, garantiram o título para a Águia do Vale.

A campanha dos dois times foram excelentes durante todo o Campeonato. As Grenás, comandadas pelo técnico Douglas Onça, somaram 21 pontos dos 30 possíveis na primeira fase. No mata-mata foram cinco vitórias e uma derrota.

“Eu disse na semana que antecedeu a final que o retrospecto dos confrontos é rigorosamente parelho. E infelizmente continuou equilibrado. Elas repetiram aqui [em São José dos Campos] o placar que tínhamos conseguido lá [em Araraquara] e acabaram ficando com o título”, disse Onça logo após a partida.

“Parabéns a eles, que venceram, e a nós, que fizemos três finais nas últimas três competições mais importantes [Paulista 2013 e 14 e a Copa do Brasil 2014]. Vencemos duas decisões, acho que ainda temos crédito com nossos torcedores”, completou.

Onça também agradeceu o apoio da torcida – cerca de 30 torcedores foram ao Vale do Paraíba de ônibus.

“Aquele domingo [do primeiro jogo, 31/8] na Arena foi inesquecível. Pais querendo tirar foto com o Douglas jogador e filhos querendo fotos com o treinador do feminino. Além do imenso carinho com as meninas. E hoje [6/9] eles fizeram a parte deles, contribuíram, incentivaram. Nós é que não fizemos a nossa. O futebol é assim”, disse.

O jogo

De fato, a Ferroviária foi dominada em todo o primeiro tempo e só não foi ao intervalo em desvantagem porque Rita pegou mal na bola após jogada de Letícia Santos, porque Yasmin perdeu um gol incrível, depois que a bola de Letícia Santos bateu no travessão e pingou, num lance que era mais fácil converter do que desperdiçar, e a atacante mandou por cima, e porque Bruna fez duas defesas milagrosas, a primeira após ter rebatido e salvar no rebote e a segunda em chute quase no ângulo de Rita.

O São José começou o segundo tempo como terminou o primeiro: pressionando. Mas quem ficou em vantagem, numérica, foi a Ferroviária. Gislaine cometeu falta no meio-campo, matando um contra-ataque afeano, e ia receber o amarelo, que já estava nas mãos da árbitra. Ela reclamou e acabou recebendo o vermelho direto. Eram jogados 12 da etapa complementar.

O São José não sentiu a diferença. Teve fôlego e determinação para prosseguir acuando a Ferroviária. E chegou ao gol aos 24 minutos, numa cobrança de falta perfeita de Fran. O gol do título veio aos 31. Fran cruzou para a área em cobrança de falta lateral, Marina afastou, Carolzinha tocou para dentro e Renata Diniz completou de cabeça.

Ao final da partida, Renata Diniz, comovida, dedicou o gol a seu irmão, que faleceu recentemente.

Não restava alternativa para a Ferroviária a não ser o tudo ou nada. O time de Araraquara foi para cima e teve três boas oportunidades para diminuir – em duas vezes, a bola parou na trave.

Ferroviária e São José voltam a se enfrentar nesta quarta (10/9), às 15h30, na Arena da Fonte, pelo Campeonato Brasileiro. As equipes estão no Grupo 2, que ainda tem Foz Cataratas (PR), Kindermann (SC) e Vasco da Gama (RJ). A primeira fase é disputada em turno único e só os dois primeiros colocados de cada grupo avançam.

FICHA TÉCNICA

São José E. C. 2 x 0 Ferroviária/Fundesport

Data: 06/09/14 | 19h

Local: Estádio Martins Pereira

Cidade: São José dos Campos (SP)

Árbitra: Adeli Mara Monteiro

SÃO JOSÉ E. C.: Letícia; Letícia Santos, Daiane Bagé, Gislaine e Mariana; Fran, Carlinha (Carolzinha 75’), Gabi Ceará (Edna Baiana 24’) e

Rita; Yasmin (Renata Diniz 58’) e Michele (Priscilinha 87’). Técnico: Adilson dos Santos.

FERROVIÁRIA/FUNDESPORT: Bruna; Daiane, Géssica, Marina e Rafaela Travalão; Cris (Carol Melhado 77’) e Tamara; Tábatha, Paty (Rafaela Mineira 81’), Adriane Nenê e Paula (Nayarah 79’). Técnico: Douglas Onça.

GOLS: Fran (69’) e Renata Diniz (76’)

CARTÕES AMARELOS: Mariana (SJ 5’) e Daiane Bagé (SJ 73’); Géssica (AFE 68’) e Marina (AFE 76’)

CARTÃO VERMELHO: Gislaine (SJ 57’)