São José-RS x Operário-PR - Zeca pode eliminar 1º adversário e batalhar por vaga
O Zequinha vive situação delicada, mas pode garantir uma grande melhora, além de eliminar o primeiro rival no Grupo B
O São José-RS precisa aproveitar o bom desempenho em casa no torneio para buscar três pontos fundamentais
Porto Alegre, RS, 29 (AFI) – Se vencer o Operário-PR no Francisco Novelletto, o São José-RS elimina o rival e se coloca disputando uma vaga para a Série B apenas com o São Bernardo-SP. Para isso, o Zeca terá que levar a melhor no duelo que acontece neste domingo (01), às 16h, em Porto Alegre, pela quinta rodada da segunda fase do Campeonato Brasileiro Série C.
O Zequinha tem quatro pontos no Grupo B e carrega a terceira melhor campanha, atrás de Brusque-SC, com 12, e do São Bernardo-SP, que também tem quatro. O Fantasma é quem vive a situação mais delicada, com apenas três pontos conquistados em quatro partidas.
O retrospecto, no entanto, favorece ao time de Ponta Grossa, que se agarra a isso para seguir vivo. Na primeira fase, os times empataram por 1 a 1 no Paraná, enquanto no quadrangular, o time gaúcho terminou perdendo por 2 a 0 novamente no Germano Krüger.
SÃO JOSÉ
Foram três jogos complicados até que o São José conseguiu conquistar sua primeira vitória na segunda fase, que aconteceu no Francisco Novelletto, em Porto Alegre, diante do adversário paulista. O estádio tem sido a zona de conforto do Zeca, que venceu seis de seus 11 jogos em casa, além de quatro empates e apenas uma derrota.
A vitória no último jogo foi fundamental, conforme comentou o técnico Thiago Gomes: “Uma característica do nosso time é de nunca desistir, é um grupo psicologicamente muito forte e que joga com coragem. O São José não tem medo de perder, e isso encoraja os jogadores a construir resultados como esse.”
Buscando a segunda vitória consecutiva, os onze iniciais do Zequinha devem se repetir em Porto Alegre. O lateral-direito Thalys e o atacante Guilherme Beléa seguem em recuperação no Departamento Médico e novamente devem desfalcar os gaúchos.
OPERÁRIO-PR
Depois da melhor campanha na primeira fase, tudo o que o Operário não esperava era viver o que está vivendo, podendo ser eliminado precocemente de qualquer chance de acesso para a Série B. O time perdeu a invencibilidade em Ponta Grossa conquistada na competição no último jogo, enfrentando o líder do grupo.
A derrota em casa foi um golpe duro, que o técnico Rafael Guanaes lamentou ao assimilar: “A gente tem que se apegar nos dois jogos que faltam, lidar com a decepção do torcedor, que é igual a nossa, mas ainda tem dois jogos, e a gente vai trabalhar e se apegar a isso. Ir na casa deles e buscar vencer o jogo, é muito mais uma coisa nossa, acabamos pecando e perdendo o jogo.”
Para o confronto, Guanaes tem dúvidas. O goleiro Rafael Santos cumprirá suspensão, enquanto Jeferson Romário está lesionado, sobrando para André Luiz ou Talles assumir a vaga. O zagueiro Fagner Alemão retornou no último jogo mas foi reserva, e pode seguir assim, enquanto o lateral-esquerdo Pará ficou de fora por um estiramento na coxa, mas já está de volta, disputando posição com Arthur Neves e Lucas Hipólito.
As dúvidas não cessam nos outros setores. O polivalente Dudu Scheit pode aparecer no meio de campo ou no ataque, podendo dar vaga a Felipe Augusto, no caso da primeira opção, ou para Vinícius Diniz, caso apareça mais a frente. Cássio Gabriel deve aparecer como titular na armação do meio de campo, enquanto Felipe García e Santiago Tréllez devem também compor o ataque que enfrentará o São José.
FICHA TÉCNICA
- Fase:
- 2ª
- Rodada:
- 5ª
- Data:
- 01/10/2023
- Horário:
- 16:00
- Árbitro:
- Jefferson Ferreira de Moraes (GO)
- Assistentes:
- Leone Carvalho Rocha (GO) Hugo Savio Xavier Correa (GO)
- VAR:
- Gilberto Rodrigues Castro Junior (PE)
- Estádio:
- Francisco Novelletto
- Local:
- Porto Alegre (RS)
Confira também:
- Série C: Catalá impõe condições para renovar com Remo-PA depois de eleição a presidente
- Botafogo-PB x Volta Redonda-RJ - Vai sair o primeiro eliminado?
- SÉRIE C: Paysandu quer confirmar o acesso com Mangueirão lotado
- São Bernardo-SP x Brusque-SC - Duelo pode encaminhar 2º classificado
- Série C: Paysandu-PA espera o acesso para distribuir bicho no valor de R$ 2 milhões