São José do Rio Preto festeja seus 171 anos de fundação
A cidade tem dois clubes que disputam os campeonatos organizados pela Federação Paulista de Futebol: o Rio Preto Esporte Clube e o América Futebol Clube.
Cidade foi sede da Copa São Paulo de Futebol Júnior e tem recebido investimentos para manter sua estrutura esportiva

São José do Rio Preto, SP, 19 (AFI) – Hoje, dia 19 de março de 2023, São José do Rio Preto, está completando 171 anos de sua fundação. O município localizado no interior do estado de São Paulo, sede da Região Metropolitana de São José do Rio Preto, que conta com 37 municípios e criada pela Lei Complementar nº 1.359, de 24 de agosto 2021. Ela é considerada a 35.ª cidade mais rica do país e uma tradição no futebol do Interior de São Paulo.
RIO PRETO E AMÉRICA
A cidade tem dois clubes que disputam os campeonatos organizados pela Federação Paulista de Futebol: o Rio Preto Esporte Clube, que leva o nome da cidade, e disputa o Paulista da Série A3, e o América Futebol Clube, presente na Quarta Divisão do Patamar Paulista, ou seja a Segundona.
E cada clube tem um estádio. O Riopretão, modernizado pela gestão de José Eduardo Rodrigues, é uma verdadeira arena esportiva, bem aparelhada para receber eventos e até shows. O Teixeirão é obra de um dos maiores dirigentes do interior paulista: Benedito Teixeira.
Ambos os clubes já disputaram a elite do futebol paulista. Neste contexto, o Portal Futebol Interior apresenta uma ‘matéria especial’ do aniversário de São José do Rio Preto.

MAIS DE SÃO JOSÉ DO RIO PRETO
Tendo como prefeito municipal Edson Coelho Araújo, mais conhecido por Edinho Araújo (MDB), Rio Preto localiza-se ao Noroeste Paulista da Capital do Estado de São Paulo, distante de 445 km, onde ocupa uma área de 431,944 km². Emancipado, de Jaboticabal na década de 1850, o nome do município é uma mistura entre o padroeiro, São José, e o Rio Preto, rio que passa pelo município.
É formada pelos distritos de Engenheiro Schmit, (Distrito-Sede) e Talhado, e subdivide-se em cerca de 360 bairros, loteamentos e residenciais. É um dos principais polos industriais, culturais e de serviços do interior de São Paulo. Sua história econômica esteve por muito tempo ligada à cafeicultura, também presente em grande parte do estado de São Paulo, principalmente no início do século XX.
FUNDAÇÃO
O município foi fundado em 19 de março de 1852 por João Bernardino de Seixas Ribeiro, considerado o fundador da cidade que liderou os moradores das vizinhanças na construção de uma capela. Com o crescente desenvolvimento do então distrito de Jaboticabal, que havia sido criado pela Lei Provincial nº 4, de 21 de março de 1879, a emancipação veio a partir da Lei Estadual nº 294, de19 de julho de1894.
APOIO AO ESPORTE
Em janeiro deste ano, a cidade foi uma das sedes dos jogos da Copa São Paulo de Futebol Júnior, edição de número 52, que teve como palco, o Estádio Municipal “João Mendes Atayde”, no Distrito Industrial. Em 2022, foi finalizada a recuperação da pista de atletismo e reforma do Complexo Poliesportivo Eldorado.
Não bastasse, a Cidade da Criança ganhou novos vestiários, lanchonete, reforma de brinquedos, proteção da fonte e a reforma e instalação do tobogã. Melhorias no CIE Parque da Liberdade e Solo Sagrado.
O Centro Regional de Eventos está recebendo investimento em reforma. O Projeto “Areninha”, em parceria com o Estado, recebeu quadra de gramado sintético. Trata-se de uma proposta que amplia a democratização do uso de praças esportivas na cidade.
O “Projeto 100% Esporte Para Todos – equipamentos de Academia Ao Ar Livre”, democratiza o acesso às atividades. O município promove a organização de projetos de iniciação e educação esportiva, programas de esporte e atividade física para adultos e idosos e a gestão das equipes de competição.

MAIS INVESTIMENTOS
Projetos destinados às crianças e adolescentes são oferecidos em 76 locais, envolvendo 80 técnicos desportivos e atenderam em média 3.508 alunos por mês. São cinco os centros de treinamento equipes de competição de base, com técnicos desportivos especialistas em modalidades oferecidas para 486 alunos.
Para adultos e idosos, são oferecidas atividades em 44 locais, envolvendo 44 professores, atendendo média de 2.072 pessoas por mês. No encontro para a longevidade, no Centro Regional de Eventos, são mil participantes.
MAIS INCENTIVO
Incentivo também está presente via Lei do Auxílio Atleta, para pagamento de inscrição em eventos, ajuda de custo de viagem, alimentação e hospedagem em competições. Contempla 63 atividades, 56 técnicos e 420 atletas.
No centro esportivo do Estoril, foram investidos R$ 1,4 milhão. No centro esportivo Deva Pascovicci, que homenageia o narrador esportivo falecido no acidente aéreo da Chapecoense, foi construída a praça esportiva no valor de R$ 2 milhões.
São 113 ATIS (equipamentos de academia ao ar livre para todas as idades) que funcionam no município.
DIFERENTES MODALIDADES
Em apoio a diferentes modalidades, são oferecidos 100 campos de futebol, 30 quadras, 70 parquinhos e 13 centros esportivos. Ao todo, são 320 espaços públicos com manutenção e administração da Secretaria Municipal de Esportes. O governo municipal também aposta no Programa de Desenvolvimento Paralímpico (Paradens) da Secretaria de Esportes, em parceria com o Governo do Estado que vem desde 2021.
O programa oferece capacitação técnica e profissional para professores de educação física da rede pública e particular, e estudantes no último ano da graduação. Com essa capacitação, a meta consiste não só em proporcionar aos atletas paraolímpicos do município a possibilidade de seguir a carreira esportiva como também promover a inclusão com atividades bem direcionados a todas as idades e em diferentes fases de interação social.

Confira também:
- Segundona: Sem vencer a 50 jogos, Atlético Mogi contrata técnico Fred Freitas
- Paulista A3: Classificado, Grêmio Prudente anuncia reforço para 2ª fase
- Paulista A3: Atacante do Barretos é vítima de racismo em Bragança Paulista
- Paulista A3: Diretor do Audax chama juiz de ladrão
- Paulista A3: Arbitragem relata xingamento e ameaças em jogo do Bandeirante