São José do Rio Preto é campeão dos Jogos dos Idosos
Cidade do interior paulista levou o título da 22ª edição, que contou com a participação de 68 municípios
Cidade do interior paulista levou o título da 22ª edição
São José do Rio Preto, SP, 29 (AFI) – A cidade de São José do Rio Preto, foi campeã dos Jogos Regionais dos Idosos (JORI), realizada na cidade de Andradina, entre os dias 23 e 28 de janeiro.
O município contou com o apoio de Edinho Araújo, prefeito da cidade, e da Secretaria de Esportes, que tem como secretária de esportes, Cléa Bernardelli. Além do Fundo Social de Solidariedade, na gestão da primeira dama da cidade Maria Elza Araújo.
PARTICIPANTES
Participaram do evento cerca de 68 municípios das 137 cidades que fazem parte da 6ª Região Esportiva do Estado de São Paulo, uma divisão particular da Secretaria Estadual de Esportes, Lazer e Juventude que compreende as diretorias e inspetorias regionais de esporte e lazer.
SEDE
Andradina, com 56 mil habitantes que sediou pela segunda vez os Jogos. E é uma das cidades do Estado de São Paulo com maior proporção de idosos, em relação a população geral. São mais de 18% de idosos, mais de 10 mil pessoas, com 60 anos ou mais, segundo o mapa de projeção populacional da Fundação Seade.
HISTÓRIA DOS JOGOS
Os JORI, são realizados desde 1997, sob o comando do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo e coordenação técnica da Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude. A 22º edição dos jogos teve cada etapa no formato de uma olimpíada.
Além disso, os idosos que participavam das provas esportivas eram chamados e tratados como atletas. Participaram também espectadores e profissionais envolvidos.
1º LUGAR
Para ficar com o título, a delegação de São José do Rio Preto contou com a participação de 120 membros entre atletas e dirigentes. isso porque o evento contou com 14 modalidades: Atletismo, Bocha, Buraco, Coreografia, Damas, Dança de salão, Dominó, Malha, Natação,Tênis, Tênis de Mesa, Truco, Voleibol adaptado e Xadrez.
“Vocês estão de parabéns pela participação e, principalmente, pela conquista do título em um evento tão disputado como os jogos dos idosos”, disse o chefe executivo rio-pretense, Edinho Araújo.