São Caetano 4 x 1 Ituano – Azulão rumo às semifinais

São Caetano do Sul, SP, 03 (AFI) – Em grande exibição, principalmente no segundo tempo, o São Caetano não deu chances ao Ituano e goleou por 4 a 1, jogando em casa, na tarde deste sábado. Os gols do Azulão foram marcados por Maurício, Douglas e Somália, este duas vezes. Elionar descontou para o Ituano.
A vitória foi de extrema importância, já que o time de Itu é concorrente direto do São Caetano por uma das vagas às semifinais. além disso, se reabilitou de duas derrotas seguidas para Noroeste (5 a 2) e Palmeiras (2 a 1).
A vitória elevou o São Caetano à terceira posição do Campeonato Paulista, com 22 pontos ganhos, cinco a menos em comparação ao São Paulo, líder provisório do campeonato. O Ituano caiu para a 6ª posição, com 19 pontos, e viu sua possibilidade de classificação se complicar.
Água mole em pedra dura, tanto bate até que fura!
Pela posição das equipes na tabela, a partida não poderia ter começado diferente. O Ituano, reconhecido pela boa marcação de seu sistema defensivo, parecia mais atrapalhado. O São Caetano tentou aproveitar e criou (e perdeu) quatro chances logo nos primeiros minutos de jogo.
Aos sete, Somália recebeu lançamento e cabeceou à direita do gol. Um minuto depois, Luiz Henrique recebeu de Douglas, matou no peito e chutou; Márcio realizou ótima intervenção. Aos dez, Luís Maranhão completou escanteio para fora. Aos 14, Luiz Henrique, atacante mais perigoso do Azulão, tabelou com Douglas e cruzou para Somália, que, na pequena área, não aproveitou a grande oportunidade.
O Ituano foi ao ataque apenas aos 12 minutos, quando o volante Daniel arriscou de fora da área e a bola passou por cima. Mas, depois de um bom começo, o Azulão parou de atacar com tamanha freqüência. Isso possibilitou ao Ituano encaixar sua marcação, passando a atuar com uma maior cautela.
O Azulão estava mal até os 41 minutos, quando, enfim, a equipe abriu o placar. Douglas cobrou escanteio pela esquerda e Maurício, dentro da pequena área, cabeceou para o fundo das redes, com o goleiro Márcio permanecendo estático. O gol do São Caetano fechou o primeiro tempo em grande estilo.
Abriu a porteira
Logo aos 30 segundos, o São Caetano trouxe perigo ao gol adversário. Glaydson bateu forte, de longe, e Márcio espalmou para escanteio. Aos três minutos, Luiz saiu mal do gol e o zagueiro João Paulo perdeu grande chance, ao escorar para o meio da área.
Após o bom começo, os erros de passe tomaram a dianteira na partida. Tanto Azulão quanto Ituano estavam afobados na hora de concluir ao gol, o que dificultava a finalização. Aos 18 minutos, o São Caetano trouxe a qualidade de outrora de volta ao jogo. Douglas, após drible desconcertante em Daniel, colocando a bola no meio das pernas do adversário, invadiu a área e bateu firme, sem chances para Márcio.
Sete minutos depois, o artilheiro decidiu deixar sua marca. Somália recebeu, girou em cima de Paulo César e bateu no alto, para definir o vencedor no começo da noite de sábado. O time do ABC sacramentava o resultado.
Somália, aos 29 minutos, teve nova chance, e não desperdiçou. Luiz Henrique foi derrubado dentro da área, e o árbitro assinalou pênalti, muito bem convertido por Somália, que chegou ao seu 10º gol no Paulistão. Sem chances de reverter o placar, o Ituano, pelo menos, fez o chamado “gol de honra”, aos 38 minutos. Elionar ficou livre e bateu cruzado para marcar o solitário gol dos visitantes e último gol deste grande jogo.
Próximos Jogos
No próximo confronto, marcado para às 19h30 desta quarta-feira, o São Caetano enfrenta o Paulista, no estádio Jaime Cintra, em Jundiaí, em jogo direto pela disputa de uma das quatro vagas às semifinais. Nos mesmos dia e horário, o Ituano recebe a Ponte Preta, no estádio Novelli Júnior.
Ficha Técnica
São Caetano 4 x 1 Ituano
Local: Estádio Anacleto Campanella, em São Caetano do Sul – SP
Renda: R$ 8.685,00
Público: 895 pagantes
Árbitro: Robério Pereira Pires
Cartões Amarelos: Douglas (São Caetano); Flavinho, Márcio Goiano (Ituano)
Gols: Maurício, aos 41’/1T, Douglas, aos 18’/2T, Somália, aos 25’/2T e aos 29’/2T (São Caetano); Elionar, aos 38’/2T (Ituano)
São Caetano
Luiz; Paulo Sérgio, Maurício, Thiago e Triguinho; Glaydson, Luis Maranhão, Ademir Sopa e Douglas (Marabá); Luiz Henrique (Leandro Lima) e Somália.
Técnico: Dorival Junior
Ituano
Márcio; Flavinho (Bill), João Paulo, Paulo César e Márcio Goiano; Daniel, Adoniran, Flávio (Reginaldo, depois Hugo Leonardo) e Têti; Elionar e Sorato.
Técnico: Ademir Fonseca