São Bento x Ituano - Azulão tenta quebrar tabu em embate de vizinhos
Azulão busca vencer para voltar ao G8 e Galo quer encostar nos líderes
São Bento e Ituano jogam pela A2 após duas décadas; time da casa não vence rival há 12 anos
Sorocaba, SP, 28 (AFI) – Duelo de vizinhos! São Bento e Ituano disputam nesta quarta-feira (29), às 19h30, no Estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba, um dérbi regional que promete muita rivalidade em campo. O embate entre azuis e rubro-negros é valido pela quinta rodada da Série A2 do Campeonato Paulista.
Será o primeiro jogo entre os rivais pela divisão depois de duas décadas, tendo em vista que o Ituano ficou na primeira divisão do estadual de 2002 até 2024, quando foi rebaixado.
TABU DE 12 ANOS
O São Bento não vence o vizinho desde 2013, quando, jogando em Sorocaba, ganhou por 2 a 0. De lá para cá foram 11 jogos sem vitória do Azulão, sendo 4 empates. O último jogo entre os dois foi no dia março 4 de março de 2021, pela Série A do Paulistão, em Itu, vitória do Galo por 1 a 0.
Em jogos oficiais, São Bento e Ituano fizeram duas 22 partidas, com vantagem do Galo: 15 vitórias contra duas do Azulão e sete empates. Em Sorocaba, são 11 jogos, com sete vitórias do time de Itu, duas da equipe local e dois empates. Já em Itu, são oito vitórias do Ituano e três empates.
A equipe de Itu quer vencer para se aproximar do XV de Piracicaba, que é o líder da A2, com dez pontos, e do Oeste, vice-líder, com nove pontos. O São Bento precisa ganhar em casa para voltar o G8 e também quer se afastar da zona de rebaixamento.
NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!
Após quatro rodadas do estadual, a campanha do Galo vem sendo mais efetiva que a do Bento. O Ituano ocupa a quinta posição, está no G8 com em quatro jogos, duas vitórias, um empate e uma derrota. O Azulão ocupa a 12ª colocação com quatro pontos em quatro jogos, com uma vitória, um empate e duas derrotas, um gol marcado e três sofridos.
AZULÃO PODE MUDAR
No São Bento, que voltou aos treinamentos nesta segunda-feira, depois de sofrer a segunda derrota no torneio (2 a 0 para o Oeste na Arena Barueri) encara o derbi como “decisão”. O treinador Roberto Fonseca reconheceu que o time teve erros no jogo passado que resultaram na derrota.
“Tivemos pênalti perdido, bola na trave, falhas que resultaram em gols” disse o técnico, que pode trocar o time devido à sequência de jogos. “É obrigação trocar um ou outro, para por um atleta mais descansado. Já temos outra decisão contra o Ituano, e todo mundo sabe o peso de uma partida como essa”, finaliza Fonseca.
O recém contratado atacante Macedo segue se recuperando de lesão, assim como o meia Matheus Chaves. Estão “pendurados”: Gazão e Diego Matos, com dois amarelos. Leandro Silva, Manzoli, David, Brunão, Anderson Kunzel, Jailson, Samuel Santos tomaram um cartão amarelo na competição.
GALO FOCA NA RECUPERAÇÃO FÍSICA
Depois do jogo com o Juventus e a vitória por 1 a 0 em Itu, o técnico Vinícius Munhoz disse que é preciso rapidamente assimilar aquilo que acontece na rodada anterior e mudar o foco para o próximo adversário (São Bento).
“Focamos mais na conversa, na recuperação física. O maior desafio é a recuperação dos atletas. Vamos recorrer ao elenco, que é bastante competitivo”, avalia o treinador, que frisa. “Buscamos retomar as vitórias para subir na tabela e conseguir a classificação”. O Galo poderá manter a base que vem jogando e que atuou no partida diante do Juventus.
O rubro-negro de Itu tem o artilheiro do campeonato, Neto Berola com quatro gols.
FICHA TÉCNICA
- Fase:
- 1ª
- Rodada:
- 5ª
- Data:
- 29/01/2025
- Horário:
- 19:30
- Árbitro:
- Henrique Otto Cruz Hengstmam
- Assistentes:
-
Mauro André de Freitas
Henrique Perinelli Oliveira
- Estádio:
- Walter Ribeiro
- Local:
- Sorocaba