São Bento não chega a acordo com investidor para virar SAF

Com isso, foco agora é a montagem do trabalho para a Copa Paulista e da base que joga o estadual sub-20 a partir de abril

Nesta semana, foram encerradas as conversas entre o São Bento e a empresa Flashforward Group

Screenshot 21 3

Sorocaba, SP, 28 (AFI) – Não será desta vez que o centenário Esporte Clube São Bento se tornará um clube-empresa (SAF). Pelo menos por enquanto. As negociações entre o clube de Sorocaba e a empresa interessada em adquirir a agremiação centenária terminaram de forma frustrada.

Nesta semana, foram encerradas as conversas entre o São Bento e a empresa Flashforward Group, que tem entre seus sócios o ex-jogador do Palmeiras, Portuguesa e Seleção Brasileira, Zé Roberto. Por telefone, os representantes da empresa entraram em contato com o presidente do São Bento, Almir Laurindo, e selaram o destino do negócio, sem final feliz.

A discussão sobre a transformação do Bentão em SAF e a venda do clube começou em setembro de 2024. A empresa teria oferecido R$ 130 milhões pela compra de 90% das ações do Azulão, valor que, segundo se comentou na época, seria investido ao longo de cinco anos. A intenção era levar o clube à Série B do Brasileiro e investir em estrutura em todos os seus segmentos.

Conforme a imprensa de Sorocaba (Portal Porquê), os empresários interessados na SAF do São Bento não aceitaram as exigências do clube, que, há 15 dias, ajustou a proposta de contrato recebida da corretora da negociação. O clube pretendia fazer alterações na base do contrato dos investidores.

Uma nova reunião foi agendada para esta sexta-feira (28), entre os dirigentes do clube, no CT Humberto Reale, para discutir os detalhes da negociação frustrada. Ainda de acordo com a imprensa de Sorocaba (Jornal Cruzeiro do Sul), o Conselho Deliberativo do São Bento foi informado, e conselheiros do time azul de Sorocaba teriam criticado a forma como o fim das negociações foi comunicado, por meio de um telefonema. Os conselheiros defendem que um documento oficial ateste e formalize o encerramento das conversas. Com isso, o projeto “São Bento-SAF” fica estagnado por enquanto.

FOCO NA COPA PAULISTA

Em contrapartida, os dirigentes do time sorocabano se movimentam e já pensam no futuro, após o fim da Série A2. Em um ano conturbado, o clube teve três treinadores em apenas três meses: Roberto Fonseca, Luiz Carlos Martins e o auxiliar técnico Fabiano Carneiro, que conseguiu evitar o rebaixamento iminente para a Série A3 na última partida, contra o Rio Claro, contando também com o empate da Portuguesa Santista na rodada final (o que acabou rebaixando a Briosa para a Série A3).

Agora, a meta é começar a definir um projeto para a disputa da Copa Paulista no segundo semestre. O treinador Fabiano Carneiro disse em entrevista que gostaria de dar sequência ao trabalho, mas o clube ainda não se manifestou sobre quem será o técnico na competição, que dá ao campeão e vice vagas para o Campeonato Brasileiro da Série D ou para a Copa do Brasil.

BASE FOCADA NO PAULISTA SUB-20

Ao mesmo tempo, o clube se prepara para a disputa do Campeonato Paulista Sub-20. A Federação Paulista de Futebol divulgou neste mês os detalhes da competição, que será dividida em duas divisões. A elite contará com 48 participantes e começará no dia 25 de abril, com a final programada para 15 de junho. O São Bento está no grupo ao lado de Ituano, Palmeiras, Corinthians, Red Bull Bragantino, Botafogo-SP, Portuguesa, Água Santa, União Suzano, Rio Claro, Referência, Sertãozinho, Santo André, Araçatuba, União São João e Jabaquara.

O treinador Pedro Henrique Andrade (Kike), que está na base do clube há mais de dez anos, segue trabalhando para preparar o Bentão para a competição. No ano passado, o clube terminou entre os 15 melhores do torneio, que contou com mais de 80 equipes, e revelou jogadores.

Neste mês, o clube anunciou que Eduardo (20 anos), revelação da base celeste, que fez sua estreia pelo profissional no último jogo do Paulistão A2, foi emprestado ao URT para a disputa do Campeonato Mineiro Módulo II. Ele retornará ao Bentão ainda em 2025 para a Copa Paulista. Além dele, a base azul já revelou Lucas Lima (Ceará), Cristiano (São José), Kayan (São José-RS), Raí (Atlético-GO), Marcus Uberaba (Rio Branco), Bozzolan (Taquaritinga) e Isaque (Grêmio, Vasco e Guarani).

Confira também: