São Bento deve se apresentar no início de dezembro visando Série A2

Independente dessa situação, a atual direção do Bentão, ao lado do treinador Roberto Fonseca, já trabalha forte visando a próxima temporada

São Bento
Foto: @netobonvino

Por: Rivail Oliveira

Sorocaba, SP , 17 (AFI) – A temporada de 2025 vai começar para o São Bento, com novo dono ou não. Essa é a dúvida: o grupo de investidores, composto por 11 empresários e liderado pelo ex-jogador do Palmeiras, Portuguesa e Seleção Brasileira, Zé Roberto, já fez uma proposta, aprovada pelos conselheiros, e aguarda o sinal positivo dos sócios.

Independente dessa situação, a atual direção do Bentão, ao lado do treinador Roberto Fonseca, já trabalha forte visando a próxima temporada.

A assessoria de imprensa do clube informou que a apresentação de parte do plantel será no dia 2 de dezembro e, segundo o diretor de futebol, Juliano Amorim, em conversa com a imprensa local (Jornal Cruzeiro do Sul), um total de 14 jogadores já estariam acertados para a Série A2.

Esse plantel contará com 20 jogadores, além dos do sub-20, time comandado pelo técnico Kike Andrade, que levou o time de Sorocaba a ficar entre os 12 melhores do estadual, entre mais de 80 participantes, neste ano.

Segundo Amorim, o plantel começou a ser montado a partir da oficialização de Fonseca como treinador em setembro, mas os nomes ainda não serão divulgados por enquanto. O dirigente também assegurou que a contratação dos jogadores está sendo debatida com membros da futura SAF do Bento: “Estamos, inclusive, buscando aporte financeiro com a SAF para fechar com alguns reforços”, declarou ao jornal de Sorocaba.

Confiança no trabalho

Fonseca disse na sua chegada em setembro que voltou para dar continuidade a um trabalho iniciado em 2024: “Nós temos a confiança, sabemos como a direção age e a seriedade com que tratam a equipe do São Bento. Diante disso, sabemos que teremos a condição de fazer um trabalho sério. Eu acredito que essa credibilidade se estende à comissão técnica e também aos atletas. Isso acaba facilitando a formatação de uma equipe”, disse Fonseca em sua apresentação.

Jogadores da base no profissional – Segundo informou o clube, vários atletas do sub-20 já têm contratos com o time principal. Dependendo da Copa São Paulo, outros nomes poderão ganhar oportunidade e ter contrato no elenco profissional. Os jogadores da base com contrato são: Belmonte (goleiro), Eduardo e Igor (zagueiros); Gabriel Soares (lateral); Candeia e Murilo (meio-campistas); Flavinho, Clebinho e Carlos Carioca (atacantes).

Balanço do ano: Série A2

No Campeonato Paulista da Série A2, o time de Sorocaba fez uma boa campanha na primeira fase, mas ficou pelo caminho nos playoffs, superado pelo Noroeste. O clube azul e branco totalizou 33 pontos em 17 jogos, com nove vitórias, seis empates e duas derrotas, 29 gols marcados e 16 sofridos.

O treinador Roberto Fonseca contou com esse elenco na Série A2: os goleiros – Thiago Coelho, Matheus Almeida e Luis Guilherme; os laterais – Leandro Silva, Lucas Mendes, Matheus Destro e Lucas Sampaio; os zagueiros – Marcelo Sousa, Everton Sena, Carlão e Gui Lacerda; os meio-campistas – Robson Alemão, Cristiano, Mateus Silva, Diego Matias, Anderson Kunzel, Ravanelli, Djavan e Rafael Resende; os atacantes – Lucas Batatinha, Iago, André Coutinho, Gleisinho, Vitão e Raí.

O Bento contou com essa base ao fim do estadual: Thiago Coelho; Leandro Silva, Marcelo Sousa, Everton Sena e Lucas Sampaio; Robson Alemão, Mateus Silva, Cristiano e Diego Mathias; Vitão e Gleisinho.

Na Copa Paulista

No segundo semestre, a expectativa era de uma campanha que levasse o clube de Sorocaba, pelo menos, à fase semifinal da Copa Paulista. No entanto, o Bento também ficou pelo caminho nos “mata-matas”, sendo eliminado pela Portuguesa. Foram dez jogos, 13 pontos, duas vitórias, sete empates e uma derrota, com cinco gols marcados e quatro sofridos.

O treinador Ademir Fesan teve esse plantel na competição: goleiros – André Luiz, Luiz Belmonte e João Fernando; os laterais – Samuel Santos, Matheus Destro, Luis Barreto, Cesinha e Madison; os zagueiros – Ewerton Pascoa, Wesley Barbosa e Renilson; os meio-campistas – Ramos, Baraka, Jair Pilar, Igor Cristiano, Bruno Silva, Murilo, Dos Santos, Marcelo Mineiro, Clebinho e Thiaguinho; e os atacantes – André Coutinho, Marcos Nunes, Diego Farias, Flavinho, Carlos Henrique, Thiago Silva, Alex Henrique e Cirilo, entre outros atletas.

A base que terminou a competição, sob o comando de Ademir Fesan, foi essa: André Luiz; Ewerton Pascoa, Wesley Barbosa e Baraka; Samuel Santos, Thiaguinho, Bruno Silva, Dos Santos e Luis Barreto; Flavinho e Alex Henrique.

Confira também: