Santos x São Paulo - Na Vila lotada, Peixe pode ter estreias e quebrar tabu
O Peixe nunca venceu uma equipe comandada por Rogério Ceni; Soteldo e Carabajal devem estrear
Às 19h do domingo (21), a Vila Belmiro recebe o duelo entre Santos e São Paulo pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro
Santos, SP, 19 (AFI) – Domingo é dia de clássico na Vila Belmiro. Às 19h, o Alçapão recebe o duelo entre Santos e São Paulo pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro e promete mais um confronto eletrizante entre os gigantes paulistas.
Em 10º lugar, com 30 pontos, o Peixe tem o foco totalmente voltado para a disputa do Brasileirão. Já o time Tricolor, em 11º, com 29 pontos, chega embalado pela classificação à semifinal da Copa do Brasil depois de eliminar o América-MG, na quinta-feira (18).
A partida teve o horário alterado pela CBF na noite de quinta-feira, antes marcado para às 18h. A entidade máxima do futebol atribuiu a mudança a um pedido feito pelo Ministério Público do Estado de São Paulo, em concordância com a detentora dos direitos de transmissão.
Os ingressos para o SanSão esgotaram após apenas oito horas da abertura das vendas.
RETROSPECTO SANSÃO
Desde que se enfrentaram pela última vez, em maio deste ano, Santos e São Paulo somam 318 duelos na história dos clubes.
O último encontro foi durante o primeiro turno do Brasileirão e terminou com a vitória Tricolor no Morumbi por 2 a 1. Antes disso, os times se enfrentaram pelo Campeonato Paulista de 2022, que também contou com o triunfo são paulino por 3 a 0, na Vila Belmiro.
Considerando todos os confrontos, o São Paulo soma 137 vitórias contra 106 do Santos, além de 75 empates entre as equipes. Pelo Campeonato Brasileiro, a vantagem também é do time da capital: são 30 vitórias do São Paulo, 17 empates e 27 triunfos do Alvinegro Praiano.
O Santos não perde para o rival na Vila pelo torneio nacional desde 2009.
Jogando na Vila Belmiro, porém, quem leva a melhor é o Peixe. São 49 vitórias santistas contra 29 do rival, além de 25 empates.
CALDEIRÃO LOTADO E EXPECTATIVA DE ESTREIA NO SANTOS
Com o foco 100% voltado à disputa do Brasileirão, o Santos chega para o SanSão com sede de vitória e contando com uma Vila Belmiro lotada. Os torcedores do Peixe esgotaram os ingressos para o clássico em oito horas de vendas abertas.
Além disso, sob a liderança do técnico Lisca, o time do litoral vai em busca de quebrar um tabu: vencer um time comandado por Rogério Ceni. O Santos já enfrentou o ex-goleiro como treinador em sete oportunidades, com Ceni dirigindo quatro equipes diferentes – foram seis derrotas e um empate.
Além de prestigiar o clássico no templo do futebol, os santistas têm grande expectativa de estreia para esse domingo. O atacante Soteldo, de volta ao clube, gera grande expectativa para reestrear neste fim de semana. O meia Carabajal, reforço argentino anunciado e apresentado nos últimos dias, também pode fazer a sua estreia diante do São Paulo.
Ambos os atletas já tiveram os nomes publicados no Boletim Informativo Diário (BID) e estão aptos a atuar com a camisa do Peixe. A dupla participou de um jogo-treino na quarta-feira (17) ,contra a equipe Sub-20 santista, e estão à disposição do técnico Lisca.
Mais um dia de treino no CT Rei Pelé! ⚪️⚫️ pic.twitter.com/5LeDsT9gcS
— Santos FC (@SantosFC) August 19, 2022
No último treino (17), realizado no CT Rei Pelé, Lisca promoveu trabalho tático com todos os jogadores, além de atividades de finalização e passe com campo reduzido.
A única ausência foi do uruguaio Carlos Sánchez. O meio-campista sofreu uma lesão na parte posterior da coxa e realiza trabalhos internos de recuperação, mas desfalca a equipe alvinegra no clássico.
TRICOLOR EMBALADO PELAS COPAS
O São Paulo, apesar de bem perto do rival na tabela de classificação, vive momento diferente do adversário na temporada. O Tricolor Paulista está classificado para duas semifinais: da Copa do Brasil, depois de eliminar o América-MG, e da Copa Sul-Americana, depois de bater o Ceará, na última semana.
No comando do Soberano, Ceni já venceu o Alvinegro Praiano três vezes. A primeira delas em um 3 a 1 pelo Campeonato Paulista de 2017; as outras duas foram na temporada atual: 3 a 0 no Paulistão e 2 a 1 no Brasileiro.
Como o confronto da semifinal da Copa do Brasil diante do Flamengo acontece já na próxima semana, dia 24, e pensando em evitar o desgaste, é provável que o São Paulo entre em campo diante do Santos com seu time reserva ou, pelo menos, com elenco misto.
FICHA TÉCNICA
- Fase:
- Única
- Rodada:
- 23ª
- Data:
- 21/08/2022
- Horário:
- 19:00
- Árbitro:
- Wilton Pereira Sampaio (FIFA/GO)
- Assistentes:
- Bruno Raphael Pires (FIFA/GO) e Bruno Boschilia (FIFA/PR)
- Estádio:
- Vila Belmiro
- Local:
- Santos (SP)
Confira também:
- Técnico ainda tem dúvidas na escalação do Santos para o clássico
- Como é feita a recuperação dos jogadores de futebol para a partida seguinte
- Rogério Ceni evita criticar arbitragem e destaca 'amizade' do São Paulo
- CBF altera horário do clássico entre Santos e São Paulo na Vila Belmiro, domingo
- Brasileirão: Atacante do Santos diz ter voltado por amor