Santos empresta Miguelito ao América-MG para dar rodagem e valorizar atleta

Apesar de ser considerado uma promessa, Miguelito não conseguiu se firmar no time principal.

IMG 8145
O América-MG fechou com Miguelito para reforçar o setor ofensivo, que sofreu baixas recentes. (Foto: Reprodução/América)

Belo Horizonte, BH, 25, (AFI) – O Santos decidiu emprestar Miguelito ao América-MG até o fim da temporada. A joia boliviana, de 21 anos, não conseguiu espaço com o técnico Pedro Caixinha e terá sua primeira experiência fora do Peixe. A ideia do clube é que ele ganhe minutos em campo e possa ser avaliado novamente no futuro, além de aumentar seu valor de mercado.

FALTA DE ESPAÇO

Apesar de ser considerado uma promessa, Miguelito não conseguiu se firmar no time principal. Em 2023, sob o comando de Fábio Carille, teve apenas cinco jogos e 99 minutos em campo. Na época, o treinador justificou que o desempenho do meia nos treinos não correspondia às expectativas. Já em 2024, com Pedro Caixinha, ele até ganhou oportunidades no Campeonato Paulista, mas não convenceu e perdeu espaço após a chegada de reforços como Neymar, Thaciano, Rollheiser, Barreal e Gabriel Veron.

Com o meia estourando o limite de idade do sub-20, o Santos entendeu que o empréstimo seria a melhor solução para não deixá-lo sem ritmo de jogo. O clube acredita que a passagem pelo América-MG trará mais maturidade ao jogador.

REPOSIÇÃO OFENSIVA

O América-MG fechou com Miguelito para reforçar o setor ofensivo, que sofreu baixas recentes. Guilherme Pato se lesionou, e Jonathas anunciou sua aposentadoria, abrindo espaço para a chegada do boliviano. O jogador, que chegou ao Santos em 2022 e estreou profissionalmente no ano seguinte, quase foi para o Dínamo de Kiev, mas a negociação não avançou.

Agora, Miguelito se junta ao elenco comandado por William Batista, com a expectativa de ganhar mais minutos na Série B. Sua apresentação no Coelho deve acontecer após a Data Fifa.

POTENCIAL DE VENDA

Além de buscar a evolução do jogador, o Santos também visa uma valorização de mercado. Sem se destacar no clube, Miguelito tem na seleção boliviana sua principal vitrine. Ele é responsável por um terço dos gols da Bolívia nas Eliminatórias da Copa do Mundo de 2026 e é o vice-artilheiro da competição, com cinco gols.

A diretoria do Peixe acredita que, atuando regularmente pelo América-MG, Miguelito pode atrair o interesse de clubes do exterior, abrindo caminho para uma futura negociação.

Confira também: