Santos e Palmeiras iguais no clássico do Pacaembu

Para os dois times, no entanto, o resultado não foi bom. O Palmeiras não encostou nos ponteiros e o Santos não saiu perto da rabeira

Para os dois times, no entanto, o resultado não foi bom. O Palmeiras não encostou nos ponteiros e o Santos não saiu perto da rabeira

0002050328967 img

No clássico disputado na noite desta quinta feira, no Pacaembu, nem Santos nem Palmeiras conseguiram jogar o necessário para vencer. Placar final foi de 1 a 1, que nos pareceu justo pelo que os dois times produziram. Para os dois times, no entanto, o resultado não foi bom.

O Verdão queria os três pontos para se aproximar um pouco mais do bloco vanguardeiro do campeonato. O Santos, por sua vez, precisava desses pontos para ficar mais distante da zona de rebaixamento, Mas como os dois ataques não estavam inspirados, o empate final acabou por premiar a boa presença das defesas.

Lucas Lima marcou contra seu ex-time no Pacaembu
Lucas Lima marcou contra seu ex-time no Pacaembu

BOM INÍCIO
O Verdão começou melhor e até fez seu gol logo aos 6 minutos de partida através de Lucas Lima.

A expectativa a partir daí é que o Santos saísse com tudo para o ataque e o Palmeiras pudesse aproveitar os contra ataques para fazer mais gols.

Não foi o que aconteceu. Sem inspiração, o ataque verde não soube criar mais chances decisivas de gol e terminou o primeiro tempo com a magra vantagem de 1 gol.

O Santos percebeu isso e procurou com mais força o gol de empate no segundo tempo. Ele acabou saindo aos 26 minutos, num bate-rebate na grande área do Palmeiras, que acabou sendo aproveitado de cabeça pelo zagueiro Gustavo Henrique.

EXCESSO DE CAUTELA
Com a igualdade no placar, os dois times ficaram mais cautelosos e, apesar de tentarem, não foram objetivos o suficiente para marcar mais um gol. Por isso, quando o árbitro apitou o final do jogo, ninguém pôde reclamar. O empate mostrou exatamente o que ocorreu durante o jogo.

Houve equilíbrio de ações e por isso nenhum dos dois times mereceu vencer. Com o ponto conquistado nessa partida o Palmeiras passou a ter 20 pontos ganhos, sete a menos do que o líder Flamengo, que perdeu para o São Paulo, no Maracanã, por 1 a 0.

PEIXE EMBAIXO
Já o Santos, com o ponto conquistado chegou apenas a 14 pontos e continua muito perto da Zona do Rebaixamento acima apenas de Bahia, Paraná, Atlético Paranaense e Ceará.

No jogo do Pacaembu os melhores jogadores do Palmeiras foram Edu Dracena, Felipe Melo e Lucas Lima, que além do gol, teve bons momentos no primeiro tempo da partida. No Santos destaque para o goleiro Vanderlei, o zagueiro Gustavo Henrique e o meio campista Jean Mota.

Pior jogador em campo, mais uma vez, foi Gabigol. Ele errou tudo o que fez. Nem sei porque Jair Ventura o manteve no time. É um jogador que só atrapalha.

0002050328969 img

C * U * R * T * A * S

* A VITÓRIA do São Paulo sobre o Flamengo quarta feira no Maracanã foi importante não só para o time de Aguirre, mas para a própria sequência do campeonato. Se o Mengão ganha, dispara na frente e seus perseguidores teriam dificuldades para alcançá-lo.

Mas como perdeu, a diferença entre ele e o São Paulo ficou em apenas um ponto e a diferença para os adversários mais próximos encurtou bastante. Foi mesmo uma vitória histórica do Tricolor. Mostrou competência, raça, objetividade. Sistema defensivo montado por Diego Aguirre foi um paredão.

0002050328971 img

* NO TRICOLOR os melhores foram Sidão (que fez defesas fantásticas), Arboleda, que colocou Guerreiro no bolso, Militão, que mostra cada vez mais futebol mesmo improvisado na lateral direita (ele é zagueiro de área), Jucilei (enquanto esteve em campo ajudou a anular boa parte dos ataques rubro negros), Nenê e Diego Souza (além de jogarem muito, esses dois lideram o time em campo) e Everton (que fez o gol e foi peça importante do ataque tricolor). Um destaque especial para João Rojas. Ele estreou bem e pode virar ídolo da torcida tricolor.

* GOL tricolor foi marcado por Everton aos 2 minutos do segundo tempo. Foi num cruzamento de João Rojas, da direita, que chegou na medida. Everton se jogou na bola e, de cabeça, abriu o placar do Maracanã.

No Flamengo não gostei da dupla de zagueiros internos. Me pareceram confusos, sem saber direito onde se posicional. Em compensação Diego, Everton Ribeiro e Guerreiro jogaram muito e fizeram de tudo para ao menos empatar o jogo. Quem não me agradou foi a revelação Paquetá. Nesse jogo, pelo menos, ele não mostrou serviço.

MARACANÃ CHEIO E COLORIDO
* LINDA a imagem do Maracanã superlotado de torcedores do Flamengo. Parecia um mar de cor vermelha cobrindo todos os assentos do Maracanã. Para surpresa, atrás de um dos gols, havia também uma ruidosa torcida do São Paulo que fez muita festa quando o árbitro encerrou o jogo.

A festa foi justa, porque vencer o Flamengo no Maracanã hoje em dia é muito difícil. Mengão estava invicto dentro daquele estádio e não havia tomado nenhum gol durante os doze primeiros jogos do Brasileirão disputados no Maracanã. Desta vez o tabu foi derrubado..

CÁSSIO GARANTE TIMÃO

* O CORINTHIANS que venceu o Botafogo carioca na quarta à noite no Itaquerão, lembrou aquele de Tite e depois de Carille nos dois tempos de jogo. Fez um gol, ficou atrás e deixou o Botafogo crescer na partida.

No segundo tempo foi um passeio do clube carioca que deitou e rolou no meio campo e ataque. Não fosse a inspirada atuação de Cássio e o Timão poderia até ter perdido o jogo, porque o adversário jogou bem mais que ele. Os gols corintianos foram de Rodriguinho, num chute de fora da área no primeiro tempo. No segundo, Romero fez outro.

* FICOU evidente que o time de Osmar Loss sentiu muito a falta de um zagueiro como Balbuena. Prova foram as inúmeras defesas difíceis que Cássio fez, em especial, na segunda fase do jogo, Se o goleiro trabalhou é porque a linha de zaga não deu conta do recado.

Acho que, com o passar do tempo, a diretoria do Corinthians vai precisar contratar outro zagueiro de qualidade para comandar o miolo da defesa corintiana. Outra curiosidade foi que o público presente no Itaquerão não foi dos maiores. Normalmente lá o público é sempre muito bom.

CLÁSSICO NO MORUMBI

* A PRÓXIMA rodada da Série A do Brasileiro será disputada neste final de semana. Já no sábado, um grande clássico paulista. São Paulo e Corinthians jogam as 21 horas no Morumbi. Ingressos estão quase no fim e acredita-se em presença recorde de público no estádio tricolor na atual temporada.

Detalhe: como determina a Secretaria de Segurança, o jogo só poderá ter uma torcida, a do mandante. Assim, o Morumbi estará superlotado de sãopaulinos neste sábado. O São Paulo está

0002050328973 img

numa fase um pouco superior. Mas o Corinthians merece respeito.

* BOM lembrar que o São Paulo não terá Sidão, que levou o terceiro cartão amarelo. Joga Jean, jovem goleiro de 22 anos que não tem muita experiência. Pode complicar a vida da defesa tricolor. Outro que estará fora é Everton, que também está suspenso. Jucilei se contundiu e pode ficar fora.

Ou seja. Aguirre terá sérios problemas para montar seu time. Osmar Loss tem mais sorte. Há até possibilidade de volta de Jadson, um dos titulares que não jogou contra o Botafogo. Por tudo isso, o clássico ganha molho e deve agradar a quem for assisti-lo.

TORCIDA ÚNICA
* COMO detalhe, informo que o jogo São Paulo e Corinthians no Morumbi neste sábado será as 21 horas. Exigência da televisão. Como as tvs pagam bem, não há o que reclamar. O outro jogo do sábado vai opor Flamengo e Botafogo. Se fosse apostar, cravaria na vitória do Mengão.

Domingo jogam Paraná x América MG, Bahia x VItória (clássico baiano), Vasco x Grêmio, Sport x Fluminense, Cruzeiro x Atlético PR e Chapecoense x Santos. Peixão vai passar apertado em Chapecó, num jogo que começa as 19 hs de domingo e ele precisa ganhar.

* AH, FALTOU falar do Palmeiras que enfrenta o Atlético MG, domingo as 16 horas, na Allianz Arena. Fundamental para o time verde ganhar os três pontos e encostar um pouco mais no bloco de frente do campeonato.

O Galo vem de derrota diante do Grêmio e já não tem a mesma força de antes porque vendeu alguns de seus principais jogadores. Exatamente por isso, o Verdão é favorito. A rodada será concluída na segunda feira, a partir das 20 horas, quando o Internacional encara o Ceará em Porto Alegre. Por jogar em casa, Colorado deve vencer.

0002050328975 img

GRANDES JOGOS
* OUTROS resultados da décima terceira rodada do Brasileirão. Ceará 1 x Sport 0, Vitória 1 x Paraná 0, Grêmio 2 x Atlético Mineiro 0, Cruzeiro 3 x América MG 1, Chapecoense 1 x Bahia 1, Vasco da Gama 1 x Fluminense 1. Atlético Paranaense 2 x Internacional 2 .

Depois desses resultados a classificação ficou assim: Flamengo é o líder com 27 pontos ganhos. O São Paulo é o vice com 26. Internacional, Atlético MG e Grêmio tem 23. Cruzeiro, 21. Palmeiras, 20. Corinthians, 19. Botafogo, 17. Vasco da Gama 16. Fluminense, Chapecoense e Vitória, 15.

* O SANTOS que só empatou com o Palmeiras na noite de quinta feira, chegou aos 14 pontos ganhos ao lado do América MG. O Bahia abre o Z4 com 13 pontos em 13 jogos. Atlético Paranaense e Paraná estão com 10 e o Ceará, que ganhou seu primeiro jogo na quarta feira tem 8.

Entre os quatro clubes paulistas que disputam a série A do Brasileiro, o São Paulo é o melhor, com 26 pontos. Depois vem o Palmeiras com 20, o Corinthians com 19 e finalmente o Santos com 14. Agora faltam 25 rodadas para o campeonato chegar ao fim (75 pontos).

BRIGA BOA NA SÉRIE B

* A SÉRIE B do Brasileirão já está na sua 16ª rodada. No início da semana o pior resultado foi o do Guarani que perdeu para o Figueirense, em Campinas, por 3 a 2. Uma exibição irregular do Bugre que não parece ter time para brigar por uma vaga na série A no ano que vem.

Também na terça feira, o Avaí empatou com o Atlético Goiás em 0 a 0 enquanto o Vila Nova ficou no empate sem gols contra o Brasil de Pelotas. Nesta sexta feira o Criciúma venceu o Londrina, por 2 a 1, o Sampaio Correa perdeu para o Goiás, por 3 a 1, e o CSA empatou sem gols com o Fortaleza na briga pela liderança.

* NO SÁBADO o Juventude enfrenta o CRB, o Coritiba recebe o São Bento (que vai mal das pernas) em Curitiba as 18h30, o Oeste encara o Paysandu, em seu estádio e o Boa Esporte enfrenta a Ponte Preta, as 19 horas, (no encerramento da rodada). No jogo da Ponte, há chance de vitória da Macaca que melhorou muito de produção.

COPA DO BRASIL

* COPA do Brasil teve dois jogos no início dessa semana pelas oitavas de final. O Vasco venceu o Bahia por 2 a 0 e o Cruzeiro empatou com o Atlético PR em 1 a 1. Classificaram-se para as quartas de final Santos, Cruzeiro, Corinthians, Chapecoense, Grêmio, Flamengo, Bahia e Palmeiras. Próximos jogos serão no inicio de agosto.

No dia 1.º jogam Santos x Cruzeiro, Corinthians x Chapecoense e Grêmio x Flamengo. Na quinta, dia 2, Bahia x Palmeiras. Nos jogos de volta, Cruzeiro, Chapecoense, Flamengo e Palmeiras vão jogar em seus estádios.