Santos 0 x 0 Blooming-BOL - Peixe se despede da Sula com pênalti perdido e não vence há 11 jogos
O jogo também marcou a estreia do técnico Paulo Turra no time paulista
Santos, SP, 29 (AFI) – O Santos se despediu da Copa Sul-Americana na noite desta quinta-feira (29). Sem chance de classificação, o time recebeu o Blooming, da Bolívia, e empatou sem gols, desperdiçando um pênalti no último lance. A partida, válida pela sexta e última rodada da fase de grupos, foi realizada na Vila Belmiro.
O jogo também marcou a estreia do técnico Paulo Turra no time paulista. O novo treinador, substituto do demitido Odair Hellmann, apelou para quatro titulares na reta final do jogo e mesmo assim não conseguiu findar com o jejum de vitórias. Os bolivianos ainda atuaram com um jogador a menos por 17 minutos, após expulsão de Latorre por acúmulo de amarelos.
Querendo espaço entre os titulares, o jovem Deivid Washington, de 18 anos, acabou deixando o campo como um dos responsáveis pelo tropeço, pois desperdiçou diversas boas oportunidades. Lucas Lima acabou como o maior vilão. Por outro lado, o goleiro Vladimir saiu como herói com três grandes defesas. O goleiro ainda deu sorte em bomba de falta de Siles na trave.
JEJUM DE 11 JOGOS
Apesar de entrar em campo sem chances de avançar, uma vitória seria importante para iniciar o trabalho de Paulo Turra.
Além disso, encerraria um jejum de vitórias que agora chegou a 11 jogos na temporada, sendo cinco derrotas e seis empates. A última vitória foi em 14 de maio, quando venceu o Vasco por 1 a 0 em São Januário.
COMO FICOU?
Com o resultado, o Santos terminou a competição em terceiro lugar do Grupo E, com cinco pontos, enquanto o Blooming ficou em quarto e último lugar, com apenas um.
O Newell Old Boys, da Argentina, terminou em primeiro lugar, com 16, e avançou às oitavas de final. O Audax Italiano, do Chile, ficou em segundo, com 11, e vai disputar uma repescagem para tentar seguir vivo.
JOGO COM TORCIDA
Em rota de colisão com o time e seus dirigentes, as torcidas organizadas optaram por protestar. Desta vez sem atirar objetos no gramado. Os poucos presentes – as arquibancadas da Vila Belmiro estavam bastante vazias – ficaram em silêncio em grande parte da partida.
A punição de 30 dias com portões fechados vale somente em jogos da CBF, mesmo assim quase ninguém se empolgou em acompanhar o jogo que não valia nada diante do Blooming.
O JOGO
O Santos teve boa chance em escanteio no começo da partida. Lucas Barbosa desviou, mas Deivid Washington escorregou no momento do chute. Ele ainda finalizou, mas a bola bateu na rede pelo lado de fora.
O time paulista seguiu dominando a partida e não deixava o Blooming ficar com a bola. Sandry arriscou de longe, mas por cima. A primeira chegada boliviana aconteceu aos 18 minutos, quando Siles ficou com rebote e chutou de primeira, com perigo.
Deivid Washington ainda teve mais três boas oportunidades. Na principal delas, pegou rebote dentro da área e chutou forte, mas parou em grande defesa do goleiro Uraezaña. Antes do intervalo, o Blooming quase abriu o placar. Em contra-ataque rápido, Gastón Rodriguez saiu na cara do gol e chutou colocado, mas Vladimir salvou o Santos.
SEGUNDO TEMPO
No começo do segundo tempo, Deivid teve nova chance para o Santos, mas o chute colocado foi defendido pelo goleiro. A resposta boliviana veio com Cuéllar, mas Vladimir fez outra grande defesa.
Com várias mudanças, o jogo diminuiu de ritmo, mas ainda teve algumas chances perigosas. Paulo Turra precisou apelar para a entrada dos titulares Rodrigo Fernández, Lucas Lima e Mendoza. Camacho não viu que seria um dos substituídos e o Santos jogou alguns segundos com 12 em campo para revolta dos bolivianos. O árbitro se desculpou pelo erro.
O Blooming quase abriu o placar aos 26 minutos, quando Siles acertou a trave em cobrança de falta. Minutos depois, Deivid Washington desperdiçou chance dentro da área, cabeceando por cima do gol.
EXPULSÃO E PÊNALTI PERDIDO
Ainda deu tempo de Latorre, do Blooming, ser expulso após receber o segundo cartão amarelo, aos 38 minutos. O Santos exerceu pressão e teve um pênalti a seu favor após revisão no VAR, no último lance. Lucas Lima chutou forte, mas a bola explodiu na trave e o jogo foi finalizado.
PRÓXIMOS JOGOS
O Santos agora se concentra exclusivamente no Brasileirão. O time volta a campo no domingo, às 18h30, quando visita o Cuiabá, na Arena Pantanal, em Cuiabá (MT). Na sequência, recebe o Goiás, outro adversário que briga contra o Z-4, e faz o clássico com o São Paulo, no Morumbi.
FICHA TÉCNICA
- Fase:
- Grupos
- Rodada:
- 6ª
- Data:
- 29/06/2023
- Horário:
- 19:00
- Árbitro:
- Augusto Aragon (EQU)
- Assistentes:
- Ricardo Baren (EQU) e Dennys Guerrero (EQU)
- VAR:
- Roberto Sanchez (EQU)
- Cartões Amarelos:
- Soteldo, Alex, Rodrigo Fernández e Cadu: Santos
- Blooming: Romero, Villamil e Latorre
- Cartões Vermelhos:
- Blooming: Latorre
- Público:
- 2.891 presentes
- Renda:
- R$ 121.215,00
- Estádio:
- Vila Belmiro
- Local:
- Santos (SP)