Série C: Sampaio Corrêa comemora "melhor" posição no Z-4, entenda

A Bolívia Querida venceu o Confiança no Estádio Castelão, e espera judicialmente fugir do rebaixamento da Série C, já que é o 17º colocado

O Sampaio Corrêa aguarda uma possível punição ao Caxias devido ao Caso Yuri Ferraz, que pode mudar a configuração do descenso

Sampaio Corrêa
Bolívia comemora mesmo sendo rebaixada (Foto: @ronaldfelipefoto / SCFC)

São Luís, MA, 26 (AFI) – Mesmo vencendo no sábado (24), o Sampaio Corrêa teve seu rebaixamento decretado no Campeonato Brasileiro da Série C. Ao invés de se ouvirem vaias da torcida boliviana pelo segundo descenso consecutivo em dois anos, os gritos foram comemorativos, por um motivo curioso.

Dentro de campo, o Paio disputava a permanência contra ABC e Aparecidense, onde apenas um do trio sobreviveria. O feito foi atingido pelo Alvinegro, mas o Tricolor de São Luís não ficou de todo insatisfeito. Depois de vencer o Confiança por 1 a 0, a Bolívia terminou a divisão em 17º lugar, o primeiro dentro do Z-4, e a posição foi comemorada.

NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!

SAMPAIO CORRÊA NA JUSTIÇA!

Mesmo rebaixado dentro das quatro linhas, o Sampaio Corrêa ainda briga judicialmente para permanecer na Série C. A situação tem envolvimento direto com a polêmica do Caso Yuri Ferraz, lateral-direito do Caxias que supostamente teria participação irregular com a camisa grená na competição.

Yuri atuou quatro vezes pelo ABC antes de desembarcar em Caxias do Sul. Segundo o regulamento da CBF, o limite de jogos é três. No entanto, ele de fato apareceu em apenas três súmulas, devido ao erro da arbitragem no registro na partida entre ABC x Athletic, ainda pela 3ª rodada.

Agora, o Sampaio Corrêa aciona o Caxias no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) e espera que o clube gaúcho seja punido com a perda de pontos. Segundo o regulamento, a pontuação retirada do Caxias seriam 39 pontos, deixando a equipe na lanterna, com -18 pontos.

Além do Grená, que retornaria à Série D, o São José-RS pularia uma casa, para o 19º lugar, com 11 pontos, bem como o Ferroviário seria o 18º, com 15 pontos, e a Aparecidense a 17ª, com 16. Desta forma, o Paio terminaria fora do Z-4, em 16º, e teria sua manutenção selada judicialmente.

O STJD ainda analisa a procedência do caso para entender se é necessário julgamento ou se descarta a possibilidade. Em caso de sequência no Caso Yuri Ferraz, o Sampaio ainda pode conquistar a permanência na Série C.

Confira também: