Único campeão em 3 divisões nacionais, Sampaio Corrêa comemora 102 anos de história

O uniforme oficial do clube foi inspirado na camisa do Fluminense do Rio de Janeiro, e estilizado por Gervásio Sapateiro, nas cores amarelas, verde e vermelha

O Sampaio Corrêa Futebol Clube foi fundado no dia 25 de março do ano de 1923 na residência de Inácio Coxo, localizada em uma das ruas do Bairro do Lira

Sampaio Corrêa
Foto: Reprodução

São Luís, MA , 25 (AFI) – O tempo marca 102 anos de uma trajetória construída com luta, paixão e momentos inesquecíveis. O Sampaio Corrêa atravessa desafios, mas sua essência permanece inabalável.

A camisa que já percorreu tantos caminhos carrega o peso de títulos, acessos e respeito no futebol brasileiro. Muitos podem até não admitir, mas a Bolívia Querida é uma marca nacional.

Cada conquista tem sua história; do tricampeonato brasileiro, passando pelos expressivos títulos da Copa Norte e Copa do Nordeste, 37 campeonatos estaduais (o maior campeão do Maranhão) e os acessos que levaram o clube a patamares mais altos, a caminhada sempre foi marcada por superação.

O Sampaio já enfrentou obstáculos antes e soube se reerguer, com trabalho e apoio de quem acredita. Não será diferente desta vez.

O Sampaio Corrêa já mostrou que sabe transformar desafios em novos capítulos de glória. O caminho segue, e a história continua sendo escrita.

É dia de celebrar, independentemente de qualquer circunstância, e lembrar que o coração boliviano sempre pulsará mais forte a cada ano. Não é um momento, é sentimento. Paixão que arrebata e faz vibrar.

Viva a Bolívia Querida! 102 anos de uma história simbolizada por glórias.

HISTÓRIA

O Sampaio Corrêa Futebol Clube foi fundado no dia 25 de março do ano de 1923 na residência de Inácio Coxo, localizada em uma das ruas do Bairro do Lira, que dão acesso à Rua do Passeio (Bairro São Pantaleão ). Tudo começou quando um grupo de jovens peladeiros resolve criar a Associação Sampaio Corrêa Futebol Clube, sendo escolhida e composta a sua primeira Diretoria pelos desportistas.

  • Presidente: Abrahão Andrade
  • Vice Presidente: Luis Vasconcelos
  • Primeiro Secretário: João Almeida
  • Segundo Secretário: Plasco Moraes Rego
  • Tesoureiro: Valdemar Zacaria de Almeida
  • Diretor de Esportes: Almir Vasconcelos
  • Auxiliar da Diretoria: Manoel Brasil

O nome Sampaio Corrêa surgiu em homenagem ao Hidroavião Sampaio Corrêa II, que apontou na cidade de São Luís, na Praia do Caju, atual Avenida Beira Mar, no dia 12 de dezembro de 1922, sob o comando do piloto brasileiro Pinto Martins e do americano Walter Hinpton. Os dois tentavam realizar a primeira ligação aérea entre as Américas, levantando vôo dos Estados Unidos para o Brasil.

O uniforme oficial do clube foi inspirado na camisa do Fluminense do Rio de Janeiro, e estilizado por Gervásio Sapateiro, nas cores amarelas, verde e vermelha.

Os calções eram de cor cáqui e meiões cinza, baseados nos macacões e polainas dos pilotos Walter Hinpton e Pinto Martins, que usavam também camisas verde/amarela e vermelha / branca inspiradas nas bandeiras brasileira e norte-americana.

Ao longo de sua história o Sampaio Corrêa foi conhecido por diversas denominações. Primeiramente foi AURIRUBRO, devido a camisa ser amarela com detalhes vermelhos; posteriormente como Tricolor de São Pantaleão, Esquadrão de Aço, Tricolor de Aço, Mais Querido da Cidade, Bolívia Querida e Tubarão.

Confira também: