Sampaio Corrêa aciona STJD por suposta irregularidade do Caxias. Entenda!

O Sampaio Corrêa, um dos rebaixados, encaminhou uma denúncia por suposta irregularidade na utilização de um jogador pelo Caxias-RS

Yuri Ferraz, do Caxias
Yuri Ferraz, do Caxias

São Luís, MA, 25 (AFI) – A primeira fase da Série C do Campeonato Brasileiro chegou ao fim no sábado, definindo os oito classificados e os quatro rebaixados. Entretanto, um novo capítulo pode ser travado fora dos gramados.

O Sampaio Corrêa, um dos rebaixados, encaminhou uma denúncia ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) por suposta irregularidade na utilização de um jogador pelo Caxias-RS, o que poderia rebaixar o clube gaúcho e salvar os maranhenses.

“O Caxias usou um jogador de forma irregular em várias partidas e já levamos a denúncia ao STJD. A punição precisa ser aplicada, o regulamento é para todos”, afirmou Perez Paz, diretor jurídico do Sampaio Corrêa.

Na última semana, a Aparecidense-GO também tinha dado entrada no STJD com a denúncia. Neste momento, porém, uma possível punição ao clube gaúcho não livraria os goianos do rebaixamento.

ENTENDA O CASO

O caso envolve o lateral-direito Yuri Ferraz, de 29 anos, que começou a Série C no ABC-RN. De acordo com o regulamento, para que o jogador possa se transferir para outro clube da Série C, ele precisa ter feito, no máximo, três partidas pelo clube anterior.

Yuri Ferraz entrou em campo quatro vezes com a camisa do ABC, contra Ferroviária, Athletic-MG, Londrina-PR e Ferroviário-CE. Entretanto, por um erro, seu nome não foi incluído na súmula do jogo contra o time mineiro.

POSSÍVEL PUNIÇÃO

Depois disso, Yuri Ferraz jogou nove partidas com a camisa do Caxias, com quatro vitórias e cinco derrotas. Em caso de punição, o clube perde três pontos por cada partida em que o atleta atuou, além dos pontos conquistados.

Neste caso, o Caxias perderia 39 pontos e ficaria com -18, sendo rebaixado com Aparecidense-GO, Ferroviário-CE e São José-RS.

MAS E A SÚMULA?

Só o julgamento, caso a denúncia seja aceita pelo STJD, dirá o que vai acontecer. Entretanto, Perez Paz se adiantou e comentou o argumento do Caxias sobre erro na súmula.

“O argumento de que o clube se baseou nas súmulas não exclui sua responsabilidade. No direito desportivo, a súmula tem presunção relativa de veracidade e pode ser contestada por outras provas”, disse.

E O CAXIAS?

Segundo o presidente Mário Werlang, o Caxias fez todos os procedimentos de checagem da situação do jogador antes de contratá-lo. O dirigente demonstrou confiança e acredita que o STJD sequer aceitará a denúncia.

“Estamos acompanhando, mas acreditamos que a denúncia não será sequer aceita. Temos todos os documentos que comprovam que ele atuou em apenas em três partidas. O Caxias fez tudo certo e estamos tranquilos”, disse Mário Werlang, presidente do Caxias.

FIM DA 1ª FASE

O Caxias terminou a primeira fase da Série C em 15º lugar com 21 pontos. Foram seis vitórias, três empates e dez derrotas, com 20 gols marcados e 27 sofridos.

Já o Sampaio Corrêa ficou em 17º, abrindo o Z-4, com 19 pontos. Foram quatro vitórias, sete empates e oito derrotas, com 16 gols marcados e 21 sofridos.

Confira também: