Sábado de decisão na Série B com rodada de ouro. Confira!
Quem puder mais, vai chorar menos ou vai abrir um largo sorriso. Este será um 'sábado de ouro' para a disputa da Série B do Brasileiro.
Por SÉRGIO CARVALHO
Campinas, SP, 24 (AFI ) – Este será um ‘sábado de ouro’ para a Série B do Brasileirão 2023. Nesta rodada, a de número 38, será decidido quais os os quatro clubes que estarão na Série A e quem vai cair para a Série C em 2024. Os jogos foram todos programados para as 17 horas deste sábado. Quem puder mais, vai chorar menos ou vai abrir um largo sorriso.
Já classificado para a Série A, o Vitória, da Bahia, pode decidir o futuro da Chapecoense, em Chapecó. Se vencer o jogo, o Vitória rebaixa o time da casa. Se perder, pode até ajudar na manutenção da equipe de Chapecó na Série B no ano que vem. Outro time que está nesta mesma situação é o Tombense, que joga em casa contra o Mirassol. Se a equipe da casa vencer, se garante na segundona. Caso seja derrotada, o Tombense estará na série C no ano que vem.
Paralelamente, a Ponte Preta, que joga em casa contra o bom time do CRB, precisa vencer para ter a certeza de que não vai cair neste ano. O mesmo acontece com o Sampaio Corrêa, que joga contra o Sport, lá no Recife. Estes serão os jogos mais decisivos e emocionantes da rodada, a última da série B, em 2023.
Por volta das 19 horas deste sábado, já saberemos quem subiu, quem continuou na Série B e quem vai disputar a Série C na próxima temporada. Muito choro ou muita festa para os clubes que terão neste sábado a última chance de decidir seu futuro nas divisões inferiores do futebol brasileiro.
QUEM JOGA CONTRA QUEM
Como disse acima, serão dez jogos, todos no sábado, dia 25 de novembro, a partir das 17 horas. Aqui vamos mostrar quem joga contra quem. Em Campinas, a Ponte Preta recebe o CRB. Um jogo sem favorito. Em Goiânia, o Atlético-GO tem a última chance de tentar o acesso. Seu adversário será o Guarani, de Campinas. Favoritismo do time goiano.
Em Fortaleza, o Ceará cumpre tabela contra o Juventude, que com uma vitória sobe para a Série A no ano que vem. Como o time da casa não tem chance de subir, a chance de vitória para o time catarinense é grande. Em Chapecó, a Chapecoense recebe o líder do campeonato, o Vitória. Se jogar completo, o clube baiano tem tudo para somar mais três pontos ao seu ativo. Isso sem nenhuma necessidade, porque já se classificou para disputar a série A no ano que vem. Detalhe que pode até ajudar que o time da casa consiga um bom resultado e não caia.
FLORIPA COM JOGO FRACO
Em Florianópolis, o Avaí encara o Ituano. Os dois times fazem campanha semelhante, e um empate a essa altura dos acontecimentos fará bem para ambos. Aposto nisso. Em Novo Horizonte, o Novorizontino encara o Criciúma. Os dois lutam por uma classificação. Criciúma tem mais chance. Em Tombos (MG), Tombense contra o Mirassol. Mando favorece a equipe de Tombos, mas o Mirassol tem time para surpreender.
Em Ribeirão Preto, o Botafogo que não vai cair mas também não tem chance de subir, enfrenta o Londrina, um dos piores times da Série B deste ano. O Tricolor ribeirãopretano é favorito. ABC x Vila Nova será em Maceió. Time da casa já caiu. Vila Nova ainda pode subir. Aposto numa vitória do time de Goiânia.
Sport x Sampaio Corrêa, será em Recife. O Sport foi durante uma parte do campeonato o favorito a ganhar uma vaga na série A do ano que vem. Mas caiu demais de produção. Está em sétimo lugar e só uma combinação de resultados daria chance ao time de Vagner Love subir ainda neste ano. Não acredito, mesmo sabendo que se dependesse do jogo de hoje contra o Sampaio Corrêa, o Sport chegaria à Série A ainda em 2023.
OS MELHORES E OS PIORES
Clube que mais venceu neste campeonato – Vitória, da Bahia – 22 vitórias em 37 rodadas.
Clube que mais empatou – Londrina foi o rei do empate. 21 vezes.
Clube que mais perdeu: ABC, de Natal, 20 derrotas. Já caiu.
Melhor ataque foi o do Sport Recife, com 55 gols,11 dos quais marcados por Vagner Love.
Defesa menos vazada – Foi a do Vila Nova, com 17 gols contra em 37 jogos.
Principais artilheiros – Gustavo Coutinho, do Atlético Goianiense, 13 gols. Ytalo Sampaio, do Atlético-GO, 12 gols. Vagner Love, 11. Na briga para subir ainda estão Juventude, Vila Nova, Atlético Goianiense, Novorizontino, Mirassol e Sport. Só dois deles sobem. Mais ameaçados pelo rebaixamento: Tombense, Chapecoense, Londrina e ABC. Mas Ponte e Sampaio também estão bem ameaçados.