Rússia está quase classificada e favoritos sofrem na Copa do Mundo
A campanha do dono da casa surpreendeu o mundo. A Rússia não vencia há nove meses e foi decepcionante em todos amistosos pré Copa
A campanha do dono da casa surpreendeu o mundo. A Rússia não vencia há nove meses e foi decepcionante em todos amistosos pré Copa
A Copa do Mundo de 2018 já tem uma seleção classificada para as Oitavas de Final. Trata-se da anfitriã, a Rússia, que ganhou os seus dois primeiros jogos, fez oito gols, tomou um e tem tudo para ser a seleção primeira colocada do Grupo A que na próxima fase vai enfrentar o segundo do Grupo B, que pode ser Espanha ou Portugal.
A campanha do dono da casa surpreendeu todo mundo. A Rússia não vencia há nove meses e foi decepcionante em todos os amistosos pré Copa que disputou. Acreditava-se até que seu time nem conseguisse passar pela primeira fase do torneio de futebol mais importante do mundo.
COM LOUVOR
Mas ela passou com louvor. Na estreia fez 5 a 0 em cima da frágil Arábia Saudita e na tarde desta terça-feira, fez 3 a 1 no Egito do craque Salah. Só não é desde já a líder absoluta do seu grupo porque, de repente, o Uruguai pode também fazer um bom saldo de gols nos jogos que faltam e tomar o lugar que nesse momento é com justiça do time russo.
Esse jogo entre Rússia e Egito foi o segundo do Grupo A. Nos outros grupos, cada seleção só disputou um jogo. Nesta terça-feira a Colômbia estreou na Copa e perdeu para o Japão, enquanto a Polônia foi derrotada pela Seleção de Senegal em resultado considerado uma verdadeira zebra nesse início de mundial.
RESULTADOS SURPRESAS
Aliás, nesse seu inicio, a Copa da Rússia está se destacando pelos resultados surpreendentes onde quase todas as seleções consideradas favoritas, perderam pontos para aquelas que não pareciam em condições de vencê-las. Citamos como exemplo as seleções da Alemanha, Argentina, Brasil, Colômbia e Polônia que não foram capazes de ganhar ou mesmo empatar com seus adversários.
Salvaram-se a França, que venceu com dificuldades a Austrália; Bélgica que fez 3 a 0 no Panamá e Uruguai que ganhou apertado do Egito. A primeira rodada da fase de grupos terminou nesta terça-feira. E a segunda já começou com Rússia e Egito.
Essa fase vai terminar só no dia 28 de junho com jogos válidos pelos Grupos G e H (jogam nesse dia Inglaterra x Bélgica, Panamá x Tunísia, Japão x Polônia e Senegal x Colômbia. O Brasil que surpreendentemente só empatou com a Suíça, ainda terá dois jogos pela fase de grupos. Nesta sexta-feira, às 9 horas da manhã (horário brasileiro) o time de Tite enfrenta a limitada Seleção da Costa Rica com obrigação de vencer.
JOGOS DUROS
Depois, na quarta-feira, dia 27, pega a bem armada Servia, às 15 horas, em Moscou. Mesmo depois da exibição pouco inspirada do último domingo, eu boto fé na classificação brasileira. Para isso, no entanto, será preciso mais consistência defensiva, mais criatividade no meio campo e mais objetividade no ataque, coisas que na estreia diante da Suíça pouco se viu.
E mais. Que Neymar jogue para o time e não queira ser dono da bola ou recordista de levar faltas. Ele não tem que pensar só nos seus interesses. Tem que jogar em função do time e não o time jogar em função dele.
Será que dentro de sua postura arrogante e individualista, Neymar vai entender isso?
Espero que sim. Ou o sonho do hexa será enterrado na Rússia muito antes do que todos nós esperávamos.
C * U * R * T * A * S
* DEPOIS de assistir todos os jogos da primeira rodada da Copa cheguei as seguintes conclusões. A Bélgica mostrou que é mesmo uma das candidatas ao título. Jogou e venceu com folga a Seleção do Panamá no seu jogo de estreia e transformou-se no time favorito ao primeiro lugar do Grupo G.
Outra seleção que me impressionou pelo volume de jogo e pelo toque de bola foi a Espanha. Só empatou com Portugal porque Cristiano Ronaldo estava em dia de enorme inspiração. Não fosse isso, e o time espanhol teria vencido a partida. Está em ótima forma.
* PIOR seleção que vi foi a da Arábia Saudita. Fraca em todos os sentidos. O Egito já jogou duas vezes e não mostrou nada. Nem o excelente Salah conseguiu mostrar o que sabe. Não vai passar para a próxima fase. Acredito ainda na Alemanha que perdeu na estreia mas tem elenco para reagir forte e até ser líder do seu grupo.
O Uruguai tem bom time e deve se classificar para a próxima fase. Vai ficar em segundo do grupo A. Seleção da França mostrou serviço. Mesmo sem jogar tudo, venceu a Austrália. Tem futuro na disputa desta Copa.do Mundo.
* NO GRUPO B as duas seleções classificadas devem ser Espanha e Portugal. Não dá para ser diferente. No Grupo C, além da França, aposto na classificação da Dinamarca. O Peru, mesmo com Cueva e Guerrero, não vai passar da fase de grupos.
A Argentina só empatou com a Islândia mas tem time para se classificar no Grupo D. Seus adversários nessa briga são bons, pois tanto Islândia como Croácia estão em boa fase. Mas acho que os argentinos chegam lá. No grupo E, acredito na classificação do Brasil e da Suíça. Mas a Sérvia vai dar trabalho.
* NO GRUPO F acredito ainda na classificação alemã e na do México. No Grupo G aposto na Bélgica e na Inglaterra. No H, na Colômbia e no Japão, que apareceu bem nesta Copa. Senegal me agradou mas como ainda faltam dois jogos para chegar ao final desta fase, acredito que os colombianos reagem e deixam os senegaleses para trás (só um palpite!).
Essa fase termina dia 28 de junho,. A partir do dia 30 já começam as Oitavas de Final. A partir daí será mata mata. Quem puder mais, vai chorar menos. Aí é que os favoritos precisam mostrar força.
* HÁ QUEM seja contra e há aqueles que aprovam o chamado Árbitro de Vídeo. Eu sou a favor. Mesmo porque, a chance de que injustiças ocorram num jogo de futebol vão diminuir bastante. O basquete já aderiu a essa fórmula para definir os lances mais agudos. Também o tênis de quadra.
O futebol será muito mais beneficiado do que prejudicado com o Arbitro de Vídeo. Essa Copa já está provando isso. No caso de Brasil e Suíça, tanto o juiz como o AV não viram falta no lance do gol suíço ou num possível pênalti sobre Gabriel Jesus. Decisão acertada.