Rodri conquista Bola de Ouro e Vini Jr fica em 2º
O volante espanhol foi campeão do Campeonato Inglês, Mundial de Clubes e da Eurocopa
Com grande temporada defendendo Manchester City e seleção da Espanha, Rodri foi eleito Bola de Ouro em 2023/24
Campinas, SP, 28 (AFI) – Campeão do Campeonato Inglês e do Mundial de clubes com o Manchester City, além de campeão da Eurocopa com a seleção espanhola, o volante Rodri, de 28 anos, recebeu nesta segunda-feira (28) a Bola de Ouro da temporada 2023/24, organizada pela revista France Football, desta vez em conjunto com a Uefa (União das Associações Europeias de Futebol) e com o jornal L’Équipe.
O espanhol completou 63 partidas entre o período avaliado, de agosto de 2023 até julho de 2024, período em que se dá a temporada europeia. Somando participações entre clube e seleção nacional, foram 12 gols marcados e 14 assistências.
___________________________________________
NOVIDADE! Futebol Interior agora está
nos Canais do WhatsApp. Participe agora
____________________________________________
COMO FOI ESCOLHIDO?
A votação é realizada por meio de 100 jornalistas especializados, um de cada país dos 100 mais bem colocados no Ranking de seleções da FIFA, onde cada um deles ranqueia três nomes para a eleição.
Os critérios de avaliação são os seguintes: o primeiro deles destaca os ‘desempenhos individuais, caráter decisivo e impressionante’ dos atletas; o segundo avalia ‘desempenhos e conquistas coletivas’, por clube ou seleção; e o último deles ‘classe, jogo limpo e fair play’.
Na seletiva final, outros três nomes disputavam com o espanhol. Entre eles, três atletas do Real Madrid, o atacante brasileiro Vinícius Júnior, em segundo, o meia atacante inglês Jude Bellingham, em terceiro, e o lateral-direito espanhol Carvajal, em quarto.
REPRESENTANTES DO REAL MADRID FORA!
A maior surpresa da premiação aconteceu já pela manhã desta segunda-feira (28), quando a informação trazida pela imprensa europeia foi de que a comitiva do Real Madrid não embarcaria rumo à Paris, indicando que nenhum representante madridista compareceria à cerimônia.
O Real Madrid comunicou à AFP o porquê da ausência. “Se os critérios da premiação não proclamam Vinicius vencedor, esses mesmos critérios deveriam proclamar Carvajal vencedor. Como não foi o caso, é óbvio que a Bola de Ouro-Uefa não respeitam o Real Madrid. E o Real Madrid não vai aonde não é respeitado.”
BOLA DE OURO FEMININA
A espanhola Aitana Bonmatí, de 26 anos, e meia atacante do Barcelona, recebeu o prêmio Bola de Ouro feminina. Pelo clube, foram 41 partidas, com 19 gols e 17 assistências, além de oito jogos disputados com a seleção espanhola, e quatro gols.
Ambas brasileiras e jogadoras do Corinthians, a zagueira Tarciane aparece em 23º na lista, enquanto a atacante Gabi Portilho terminou na 18ª posição.
TROFÉU KOPA
Pela temporada disputada com 16 anos de idade – e concluída com 17 -, o ponta direita espanhol Lamine Yamal, do Barcelona, recebeu o Troféu Kopa, destinado ao melhor jogador jovem do mundo, até 21 anos. Yamal disputou 50 partidas pelo Barcelona, com sete gols e sete assistências, vice-campeão da Supercopa da Espanha e segundo colocado no Campeonato Espanhol.
Pela seleção nacional, foi uma das maiores revelações do futebol, sendo campeão da Eurocopa com protagonismo, com um gol e quatro assistências em sete partidas. Na temporada, foram dez gols e 14 assistências em 64 jogos.
Outro destaque foi o brasileiro Savinho, hoje do Manchester City, que ficou em quarto na premiação após grande temporada com a camisa do Girona, da Espanha, onde marcou 11 gols e dez assistências em 41 jogos, protagonista em uma campanha que terminou com a terceira colocação no Espanhol e vaga na Liga dos Campeões da temporada seguinte.
TROFÉU YASHIN
Emiliano Martínez, vencedor do Troféu Yashin na temporada anterior, foi novamente eleito o melhor goleiro do mundo. O goleiro de 32 anos fez 47 partidas pelo Aston Villa, da Inglaterra, e outros 15 pela seleção argentina, com 65 gols sofridos em 62 partidas. Martínez foi campeão da Copa América, com apenas um gol sofrido em seis jogos.
TROFÉU GERD MÜLLER
O veterano atacante inglês Harry Kane, do Bayern de Munique, recebeu o troféu Gerd Müller, dedicado ao maior goleador da temporada. Somando clube e seleção, Kane marcou 51 gols em 58 partidas.
O francês Kylian Mbappé marcou os mesmos 51 gols entre Paris Saint-Germain e seleção francesa, em 61 partidas. Hoje jogador do Real Madrid, o atacante não recebeu o prêmio porque também não viajou.
CLUBE DO ANO MASCULINO
Apesar de não estar presente, o Real Madrid foi eleito o clube do ano. Os espanhóis chacoalharam a Europa mais uma vez, com as conquistas do Campeonato Espanhol, Supercopa da Espanha e a tão desejada Liga dos Campeões, a 15ª na galeria madridista.
CLUBE DO ANO FEMININO
Outro espanhol nos holofotes foi o Barcelona Femeni, a equipe feminina do Barcelona, que conquistou todas as competições que disputou na temporada 2023/24.
Na categoria feminina, venceu o Campeonato Espanhol, a Supercopa Feminina, a Copa da Espanha e por fim a Liga dos Campeões, a terceira edição vencida pelas catalãs.
TROFÉU JOHAN CRUYFF
Também dividido nos critérios masculino e feminino, o Troféu Johan Cruyff, dedicado aos melhores treinadores nos dois gêneros, Carlo Ancelotti, do Real Madrid, venceu na categoria masculina, enquanto Emma Hayes, do Chelsea, venceu no feminino.
Noticias Relacionadas
-
Cruzeiro chega a Assunção e Diniz vê time focado na final
21/11/2024 -
Capitão do Chelsea sofre lesão e desfalca equipe no Campeonato Inglês
21/11/2024 -
Uefa pune Romênia por discriminação e decreta WO de Kosovo
20/11/2024 -
Ídolo do Flamengo, Diego Ribas ganha jogo de despedida no Werder Bremen
20/11/2024