Robinho treina para manter a forma e empresário espera arrumar um clube para ele
A condenação de estupro na Itália, atrapalha o jogador para dar prosseguimento na carreira. Ele segue em boa forma, aos 38 anos.
Robinho foi condenado na Itália, de forma definitiva, a nove anos de prisão por violência sexual contra uma jovem de 23 anos
![Robinho treina para manter a forma e empresário espera arrumar um clube para ele 1 Robinho mantém a forma física](https://images.futebolinterior.com.br/2022/12/Robinho-3-santos.jpg)
Santos, SP, 13 (AFI) – Nem o mais pessimista fã de futebol imaginaria que o desfecho da carreira do astro Robinho seria desanimador.
O atleta que surgiu como um meteoro em 2002 com a camisa do Santos, hoje – com 38 anos – atua em times de “pelada” que faz amistosos contra clubes profissionais da Baixada Santista.
Assim foi no último fim de semana, quando este grupo de amigos realizou um ‘jogo-treino’ contra a Portuguesa Santista como preparação para o Campeonato Paulista da Série A2. Houve empate por 3 a 3, com três gols de Robinho.
Com a forma física em dia, o craque chamou atenção pela desenvoltura e também pela qualidade técnica. O técnico da Portuguesa, Sérgio Guedes, disse que se tudo estivesse dentro do normal, gostaria de contar com Robinho na sua equipe.
“Na forma que ele está, receberia ele com todo carinho. Craque de bola e que ainda tem espaço em vários clubes do país. Pena que o problema pessoal que atravessa tenha interferência direta em sua carreira. Por isso, é inviável tê-lo conosco”, disse o treinador.
PROBLEMA PESSOAL
O problema pessoal no qual se refere Sérgio Guedes é um dos casos que mais repercutiram no mundo do esporte nos últimos anos.
Robinho foi condenado na Itália, de forma definitiva, a nove anos de prisão por violência sexual contra uma jovem de 23 anos. O crime aconteceu em uma boate em Milão, em janeiro de 2013. Na época, ele defendia o Milan.
O Supremo Tribunal da Itália confirmou a decisão do Tribunal de Justiça de Milão, tomada no fim de 2020. Além dele, seu amigo, Ricardo Falco também é condenado.
Os advogados de Robinho apresentaram ainda em janeiro um último recurso, mas foi negado pela justiça italiana.
ATLETA ESTÁ LIVRE NO BRASIL
Muita gente se pergunta. Mas se Robinho foi condenado na Itália, por que ele circula no Brasil livremente e pode até dar prosseguimento em sua carreira?
Isto acontece porque o jogador foi condenado no artigo “609 bis” do código de justiça italiano. Que significa a reunião de duas ou mais pessoas em ato de violência sexual.
Esta pena só poderia ser cumprida caso o atleta fosse extraditado – levado para a Itália. A justiça italiana encaminhou o pedido ao Ministério Público do Brasil, porém, foi negado.
Robinho não pode ser extraditado, pois a Constituição Federal e a Lei de Migração proíbem a extradição de brasileiro nato.
Diante deste cenário, ele pode viver tranquilamente aqui no Brasil. Agora se ele viajar para o exterior, a sua prisão pode ser decretada.
EMPRESÁRIO TENTOU EMPREGÁ-LO
O empresário do atleta nos tempos de jogador, Wagner Ribeiro, tentou arrumar um clube para Robinho. Mas a reputação do atleta esta manchada e isso inibe os patrocinadores.
“Os clubes até consultam para contar com o atleta. Mas quando a negociação chega aos patrocinadores fica impossível. Ninguém tem coragem de abraçar a causa”, disse Ribeiro.
O empresário, aliás, até tentou uma negociação com o Audax, um clube-empresa, via o dono do clube, Mário Teixeira. Segundo Wagner Ribeiro, a negociação chegou a se desenrolar, mas o negócio não foi concretizado.
SILÊNCIO COM A IMPRENSA
A reportagem do Futebol Interior tentou contato com Robinho. Mas o próprio Wagner Ribeiro se antecipou e disse que Robinho tem muita mágoa com a imprensa e, por isso, se mantêm recluso com relação as entrevistas.
MÁGOA COM O SANTOS
Em 2020 o Santos chegou a anunciar a contratação de Robinho. Mas a repercussão negativa do caso, aliado a protestos de dirigentes e conselheiros, impediram o jogador de vestir de novo a camisa santista.
Segundo amigos que participam dos amistosos com Robinho, o ex-camisa 7 se sentiu abandonado pelo clube após o caso ter ganhado uma grande repercussão.
CARREIRA DO ASTRO
![Robinho treina para manter a forma e empresário espera arrumar um clube para ele 2 Robinho](https://images.futebolinterior.com.br/2022/10/Robinho-1024x576.jpg)
Excetuando o imbróglio em que se meteu o jogador, sua carreira se pautou por vitórias e badalações. Em 2002, quando conquistou o título Brasileiro com o Santos, ele e seu fiel escudeiro Diego ( o Diego Ribas que acaba de se aposentar no Flamengo), formaram uma dupla que transcendeu os gramados.
Ambos eram considerados ídolos dos jovens, frequentemente eram capas de revista e claro muito assédio e glamour em cima deles.
Dentro de campo a coisa ia de vento em polpa para Robinho. Após arrebentar no Santos e conquistar o Brasileiro de 2004 o craque foi comprado pelo Real Madrid. O time Merengue à época era formado por verdadeiras ‘personalidades do futebol’, os chamados galácticos: Ronaldo Fenômeno, Roberto Carlos, Zidane, David Beckham, Raul entre outros. Mesmo jovem, teve talento e personalidade para se destacar entre tantos astros.
As convocações para seleção brasileira eram frequentes e a Copa do Mundo de 2006 na Alemanha foi um sonho realizado. Robinho também disputou a Copa de 2010 na África do Sul.
Robinho ainda defendeu o Manchester City, Milan e retornou ao Brasil em 2015 para defender o Santos e na sequência, com sucesso, o Atlético Mineiro.
O último clube de Robinho foi o Istanbul Basaksehir da Turquia em 2020.
TÉCNICO CUCA É QUESTIONADO ATÉ HOJE
![Robinho treina para manter a forma e empresário espera arrumar um clube para ele 3 Cuca - Atlético-MG](https://images.futebolinterior.com.br/2022/11/ATLETICO-MG-CUCA-e1668381757807-1024x720.jpg)
O técnico Cuca que dirigiu o Atlético-MG no último Brasileirão sempre se depara com questionamentos envolvendo uma situação parecida: uma acusação de estupro.
Em julho de 1987, o então jogador Cuca participou de uma excursão com o Grêmio em Berna, na Suíça. Após um amistoso, ele, o goleiro Eduardo, o zagueiro Henrique, ex-Corinthians, e o atacante Fernando foram detidos no hotel em que o clube brasileiro estava concentrado.
Eles foram acusados de estuprar uma menina de 14 anos. Segundo o registro policial, o grupo teria expulsado dois amigos que acompanhavam a vítima antes de cometer o ato. Os quatro jogadores ficaram detidos por 30 dias na cidade suíça.
Cuca e seus companheiros foram condenados a 15 meses de prisão. Como o Brasil não extradita seus cidadãos nem mantinha acordo de cooperação com as autoridades suíças, a possibilidade de execução das penas expirou em 2004.
ROBINHO E A ROTINA DE FUTEVOLEI E PELADAS
![Robinho treina para manter a forma e empresário espera arrumar um clube para ele 4 ROBINHO FUTEVOLEI](https://images.futebolinterior.com.br/2022/12/ROBINHO-FUTEVOLEI.png)
Diante da situação nebulosa que vive, Robinho se afastou de algumas rotinas sociais como festas e eventos.
Mas os desafios de futevôlei e as famosas peladas entre amigos, o jogador é visto frequentemente, no entanto, apenas na cidade de Santos.
Confira também:
- Copa SP: EC São Bernardo fecha 17ª semana de treinos e fará último amistoso contra o São Caetano
- Paulistão: Gabriel Taliari é anunciado pelo Santo André
- Mazola Júnior crava foco da Portuguesa em acesso para a Série D e Copa do Brasil de 2024
- Paulistão: Guarani anuncia lateral-direito Lucas Marques como terceiro reforço para 2023