RJ: Clássico define adversário do Madureira na final
Vasco x Flamengo é o jogão que decidirá o segundo finalista da Taça GB
Rio de Janeiro, 25 (AFI) – Vasco x Flamengo se enfrentam às 16 horas deste domingo, no Maracanã, pela segunda semifinal da Taça Guanabara. O vencedor enfrentará o Madureira na decisão do título, já que o Madura venceu o América por 2 a 1, no sábado.
O Vasco terminou em 1º lugar no grupo B, com 10 pontos. O clube cruzmaltino tem o melhor ataque (17 gols em 5 jogos) e o artilheiro da competição (Leandro Amaral, com 7 gols). Durante toda a semana o técnico Renato Gaúcho realizou treinos secretos, fazendo variações táticas na equipe. O time terá o desfalque do lateral Thiago Maciel, suspenso, e do meia Abedi, machucado. Por outro lado, o zagueiro Dudar volta de contusão. O atacante Romário segue no banco de reservas.
No Flamengo, 2º do grupo A, também com 10 pontos, o treinador Ney Franco perdeu na última hora o zagueiro Irineu, contundido no joelho. Como o técnico disse que só anunciará a escalação no vestiário, fica a dúvida se jogará Ronaldo Angelim ou Thiago. Outra preocupação do clube da Gávea é o fato de o Vasco ter tido a a semana inteira para se preparar para o clássico, enquanto que o rubro-negro jogou pela Libertadores.
VASCO X FLAMENGO
VASCO: Cássio; Eduardo, Fábio Braz, Emiliano Dudar e Diego; Ives, Amaral, Darío Conca e Morais; André Dias e Leandro Amaral. Técnico: Renato Gaúcho.
Reservas: Roberto, Wagner Diniz, Jorge Luiz, Roberto Lopes, Marcelinho, Madson e Romário.
FLAMENGO: Bruno; Leonardo Moura, Moisés, Ronaldo Angelim (Thiago) e Juan; Paulinho, Claiton, Renato e Renato Augusto; Souza e Obina. Técnico: Ney Franco.
Reservas: Diego, Gérson Magrão, Thiago (Ronaldo Angelim), Jaílton, Leandro Salino, Juninho Paulista e Roni.
Local: Estádio do Maracanã, no Rio de Janeiro.
Árbitro: William de Souza Nery.
Assistentes: Aristeu Leonardo Tavares e Elson Passos Sena Filho.
Em toda a história, o “Clássico dos Milhões” já foi realizado 336 vezes. O Flamengo venceu 129, o Vasco 120 e houve 87 empates. O rubro-negro marcou 465 gols e o cruzmaltino 453.
Se contarmos só os jogos pelo Estadual, são 205, com 81 vitórias do Flamengo e 65 do Vasco, além de 55 empates. O Fla fez 282 gols e sofreu 264.
O 1º jogo entre eles aconteceu no dia 29/04/1923, com vitória vascaína por 3 a 1. O último também registrou triunfo do Vasco: 3 x 1, em 26/10/2006. A maior goleada do confronto ocorreu dia 26/04/1931: Vasco 7 x 0 Flamengo.