CAPIXABA: Porto Vitória e Rio Branco definem campeão da temporada

Há, ainda, um detalhe curioso: além da decisão estadual, ambos os clubes também disputarão a Série D do Campeonato Brasileiro, onde estarão na mesma chave

Porto Vitória
Foto: Henrique Montovanelli/FES

Por: Rivail Oliveira

Vitória, ES , 04 (AFI) – Com expectativa de casa cheia no estádio Kleber Andrade, neste sábado, às 16h30, Rio Branco e Porto Vitória disputam o título do Campeonato Capixaba de 2025.

Há, ainda, um detalhe curioso: além da decisão estadual, ambos os clubes também disputarão a Série D do Campeonato Brasileiro, onde estarão na mesma chave, o Grupo A6, ao lado de Água Santa, Portuguesa, Nova Iguaçu, Boavista, Maricá e Pouso Alegre.

Na estreia do Campeonato Brasileiro, entre os dias 12 e 13 de abril, o Rio Branco jogará fora de casa contra o Maricá, do Rio de Janeiro, enquanto o Porto Vitória receberá o Nova Iguaçu.

O que esperar da final?

Na primeira partida da decisão, realizada no estádio Kleber Andrade, o Porto Vitória venceu por 1 a 0, com gol de pênalti do lateral Thainler ainda no primeiro tempo.

Com esse resultado, no jogo deste sábado, o Porto Vitória será campeão com um simples empate. Já o Rio Branco precisa vencer por pelo menos dois gols de diferença para levantar a taça. Caso o Capa-Preta vença por 1 a 0 no tempo normal, o título será decidido nos pênaltis.

História e tradição em jogo

O Porto Vitória, fundado em 2014 e estreante no futebol profissional desde 2021, busca um título inédito. Já o Rio Branco, maior campeão do estado, tenta conquistar seu 39º troféu.

Segundo a imprensa capixaba (Jornal Folha Vitória), o “Brancão” busca repetir o feito de 1982 e 1983, quando foi bicampeão pela última vez. Naquela ocasião, o técnico da equipe era Vanderlei Luxemburgo, que começava sua trajetória como treinador.

A expectativa é que os treinadores Rodrigo Fonseca e Rodrigo Chagas mantenham a base das equipes que atuaram na primeira partida.