Reunião da Conmebol deve oficializar final da Libertadores em jogo único
Novo formato estrearia em 2019 e ficaria em período de testes até 2022; Lima, no Peru, seria a primeira cidade-sede
Novo formato estrearia em 2019 e ficaria em período de testes até 2022; Lima, no Peru, seria a primeira cidade-sede
Campinas, SP, 22 (AFI) – Uma reunião da cúpula da Conmebol em Punta del Este, no Uruguai, deve sacramentar uma mudança radical na Copa Libertadores da América. Isso porque existe a expectativa a entidade de confirmar a mudança da final da competição para um único jogo. Vale lembrar que, atualmente, a decisão é realizada no sistema de ida e volta, com o time de melhor campanha recebendo a finalíssima.
O novo formato estrearia já na edição de 2019 e teria Lima, capital peruana, como primeira cidade-sede. O Rio de Janeiro era uma das candidatas, mas os problemas de insegurança do Estado e as incertezas com relação ao Maracanã tiraram qualquer chances da cidade brasileira. Como a Conmebol está prestes a finalizar o pacote comercial do período 2019-2022, esse novo estilo de decisão do torneio deve ser testado ao longo desses quatro anos.
TEM MAIS NA REUNIÃO
Outro tema a ser discutido na reunião no Uruguai será a Copa América de 2019, cujo país-sede será o Brasil.
O torneio continental será disputado por 16 equipes: as dez filiadas à Conmebol e outras seis convidadas.
A ideia da confederação é chamar dois europeus, dois asiáticos e dois integrantes da Concacaf.
O Comitê Organizador Local da Copa América vai mostrar para todos os executivos do continente o projeto para o continental: número de sedes e estádios, quais seleções serão convidadas e demais novidades.