Retrô-PE América-RN
Retrô-PE (7) 0 x 0 (6) América-RN - No sufoco, Fênix se classifica na Série D

Em vantagem numérica, azulinos até insistiram durante o tempo normal, mas levaram a melhor sobre Dragão depois de disputa por pênaltis

Retrô elimina América-RN
Goleiro Darley pega três pênaltis e garante a Fênix nas oitavas na Série D (Foto: Maicon Telles - RFCB)

São Lourenço da Mata, PE, 04 (AFI) – O Retrô colocou o coração do torcedor à prova neste domingo. Em partida disputada na Arena de Pernambuco, diante do América-RN, a Fênix garantiu classificação às oitavas de final da Série D do Campeonato Brasileiro após vencer nos pênaltis por 7 a 6; tempo normal terminou empatado sem gols.

Com a vaga assegurada, os azulinos agora enfrentam o Manauara, que eliminou o Tocantinópolis ao golear neste sábado (03) por 5 a 2, em datas a serem definidas pela CBF. Ao contrário do Retrô, o Dragão conclui a atual temporada, retornando somente no Campeonato Potiguar de 2025; ambos disputam ainda a Copa do Nordeste.

SEM PONTARIA

O empate do jogo de ida fez as equipes entrarem em campo focando apenas no triunfo para avançarem, mas a pressão inicial foi dos mandantes. Logo no início, Rennan Siqueira levantou na medida para Franklin Mascote cabecear próximo à trave esquerda. O Retrô até teve o controle do duelo, porém o América não se acomodou mesmo fora de casa e tentou buscar alternativas no ataque.

Retrô elimina América-RN
Fênix bate Mecão em disputa por pênaltis emocionante (Foto: Gabriel Leite – AFC)

Numa das investidas americanas, Luidy foi servido por Antônio Villa e chutou rasteiro; a bola desviou na marcação e saiu pela linha de fundo. Ainda assim, quem voltou a assustar ao arrematar foram os azulinos: Alencar arriscou de fora da área e mandou próximo ao travessão. Nos acréscimos, Rafael Jansen cometeu falta em Mascote sendo o último homem e acabou expulso, com o Dragão ficando inferior numericamente.

RETRÔ AVANÇA NOS PÊNALTIS

Na volta para os 45 minutos finais, os dois lados realizaram mudanças: Renato Henrique e Giva ganharam os lugares de Radsley e Franklin Mascote na Fênix, assim como Salazar e Thiaguinho substituíram Antônio Villa e Gustavo Henrique, respectivamente, no Mecão. A primeira boa chance da segunda etapa foi dos azulinos, quando Richard Franco bateu de longe próximo à trave. Novas substituições foram feitas por ambos durante o segundo tempo, porém sem alterar o marcador, levando a definição aos pênaltis.

A primeira série de cobranças teve os experientes Giva e Souza convertendo, mas Renato Henrique desperdiçou pelo Retrô e Norberto deixou os alvirrubros em vantagem. Guilherme Paraíba e Alencar compensaram o erro, enquanto Salazar e Alan tiveram emoções distintas, deixando tudo igual. Luisinho e Marcos Ytalo ficaram com a oportunidade de dar a vitória, porém erraram as respectivas batidas. Nas alternadas, Dankler, Leonan, Lucas Silva e Luan marcaram a favor da Fênix, já Marquinhos Pedroso, Ferreira e Renan fizeram pelos potiguares; Gustavo Ramos ficou no goleiro Darley e viu os pernambucanos avançarem.

FICHA TÉCNICA

Pênaltis

7 6
Retrô-PE
Retrô-PE
0 0
América-RN
América-RN
Fase Fase:
Fase Rodada:
Fase Data:
04/08/2024
Fase Horário:
16:00
Fase Árbitro:
Lucas Canetto Bellote (SP)
Fase Assistentes:
Leandro Matos Feitosa e Leonardo Tadeu Pedro (ambos de SP)
Fase Cartões Amarelos:
Retrô-PE: Luisinho
América-RN: Luidy, Guilherme Guedes e Renan
Fase Cartões Vermelhos:
América-RN: Rafael Jansen
Fase Público:
3.481
Fase Renda:
R$ 52.160,00
Fase Estádio:
Arena de Pernambuco
Fase Local:
São Lourenço de Mata (PE)

Confira também: