Renato Paiva prepara o Botafogo para o início do Brasileirão

Eliminado do Campeonato Carioca, clube não terá jogos até a estreia contra o Palmeiras, no final do mês

Apresentado como treinador do Botafogo na última semana e com aval de John Textor, Renato Paiva começa trabalho

Renato PAIVA
Renato Paiva durante treino (Foto: Vítor Silva/ BFR)

Rio de Janeiro, RJ, 07 (AFI) – O técnico Renato Paiva iniciou o seu trabalho no Botafogo esta semana. Apresentando na última sexta-feira, o português deve usar os dias que terá pela frente até o começo do Brasileirão para treinar suas ideias de jogo com o elenco. Eliminado do Campeonato Carioca, o time encara um calendário vazio antes da estreia na principal competição do cenário nacional.

AMISTOSO CANCELADO

De acordo com o jornalista Diogo Dantas, Botafogo e Cruzeiro tinham um acordo encaminhado para um amistoso antes do Brasileiro, mas a diretoria do Alvinegro decidiu cancelar para estender o tempo de preparação da equipe. A estreia será contra o Palmeiras, com quem trava grande rivalidade desde 2023, no dia 29 de março.

Desde o final do ano passado, quando foi confirmado que Artur Jorge deixaria o Botafogo para assumir o Al-Rayyan, do Catar, a diretoria procurava um nome para comandar o grupo em 2025. Durante o período, Carlos Leiria e Cláudio Caçapa assumiram o cargo como interinos. O primeiro atua nas categorias de base, enquanto o último é auxiliar técnico permanente do profissional.

MISTER

Experiente, Renato Paiva passou a maior parte da carreira no Benfica, de Portugal, onde atuou a maior parte da carreira na base. Posteriormente, passou por Independiente del Valle, do Equador, Bahia, León e Toluca, ambos do México. No futebol brasileiro, foi campeão baiano em 2023.

Em sua apresentação, o comandante disse que planeja montar um time ofensivo e explicou suas características como treinador. Ele acredita que o torcedor do Botafogo irá se identificar com a forma de jogar da sua equipe.

“Proposta de jogo ofensiva, ter a bola o maior número de tempo possível e recuperá-la da mesma forma quando perdermos. Equipe que não é reativa e que procura o gol adversário. Em dois torneios, fomos o melhor ataque do campeonato, as equipes que jogavam o melhor futebol no México, fundamentado no desenvolvimento individual dos jogadores. Estou muito consciente do que a torcida quer qualidade de jogo. Sinto que a forma de jogar vai agradar bastante os torcedores do Botafogo.”, projetou.”

Confira também: