Remo Águia-PA
Remo x Águia - Finalíssima do Paraense define campeão

Por ter perdido na ida, Leão azul precisa reverter desvantagem, enquanto equipe de Marabá entra em campo precisando de empate simples para ser campeão

Remo foi superado pelo time de Marabá na partida de ida, pelo placar mínimo, e busca reverter desvantagem para ser bicampeão estadual

Remo Águia
Remo perdeu para o Águia no jogo de ida (Foto: Kaiti Galvão - Águia)

Belém, PA, 25 (AFI) – O Remo decide a final do Campeonato Paraense 2023, nesta sexta-feira (26), às 20h, no Baenão. Em partida no seu estádio, o Leão azul recebe o Águia de Marabá com a obrigação de sair vitorioso por dois ou mais gols, já que perdeu na ida pelo placar mínimo; qualquer vantagem igual, mas em favor dos azulinos, leva definição para pênaltis.

Em desvantagem, o time da capital busca chegar a seu 48º título na história do Estadual e somar, assim, o bicampeonato. Diferente do Remo, o Azulão mira a conquista inédita do Paraense, pois foi vice-campeão em duas oportunidades — 2008 e 2010 — ao ser campeão de um dos turnos nos respectivos anos, uma para os leoninos e outra frente ao Paysandu.

LEÃO MODIFICADO

Ainda que não tenha escalação confirmada antecipadamente, o Remo possui cinco desfalques e decidirá o Paraense sem confirmação de seu novo treinador. Claudinei, Kevin, Gustavo Bochecha, Laranjeira e Richard Franco estão fora, pois não foram inscritos pelo clube em tempo hábil para disputa do Parazão.

Em contrapartida, Fabinho e Álvaro voltam a ficar à disposição no Remo, mas ambos ficarão como opção no banco de reservas. Mesmo assim, três mudanças poderão ocorrer, sendo duas entre os defensores e uma no meio-campo: titulares na ida, Diego Ivo e Ícaro disputam por vaga junto a Diego Guerra, enquanto Lucas Mendes e Lucas Marques concorrem pela lateral-direita; Pablo Roberto e Matheus Galdezani brigam por espaço na cabeça de área.

Remo Águia Paraense
Leão e Águia duelam decidindo o título do Paraense (Foto: Samara Miranda – Remo)

Interino à frente do Remo, Fábio Cortez era auxiliar de Marcelo Cabo, antigo técnico azulino. Com metodologia unificada, o comandante busca manter o padrão que a equipe vinha atuando: “Através de práticas metodológicas, as comissões técnicas das categorias de base desenvolvem o trabalho semanal de documentação daquilo que está programado nos treinamentos, nossos microciclos e, através deles, podem orientar e treinar os atletas de forma clara e precisa. Assim, tornam os treinos mais eficientes e programados para a unificação de modelo de jogo”, disse o treinador.

BASE MANTIDA

Motivado por estar em vantagem, o Águia terá força máxima para enfrentar o Remo. O time de Marabá não possui desfalques do confronto de ida, seja por ordem médica ou suspensão, que faz a escalação ser mantida; mudanças, inclusive, apenas da vitória sobre o Humaitá pela Série D, já que alguns jogadores foram poupados.

Diante do Remo, o zagueiro Davi Cruz, o lateral-esquerdo Evandro, os meio-campistas Danilo Cerqueira e Patrick, e o atacante Wander voltam a ficar à disposição como titulares. Apesar de ter feito o gol da vitória no primeiro embate, Balão Marabá permanece como opção entre os reservas no Azulão.

O técnico Mathaus Sodré, o mais novo das quatro divisões nacionais, se diz preparado para a partida: “Expectativa grande, já que é final de campeonato. Nos preparamos bem e esperamos estar numa noite feliz, numa noite concentrada, para que a gente possa desempenhar bom futebol e sair coroado com essa conquista. Espero ter concentração física, técnica e mentalmente”, assegurou Mathaus.

FICHA TÉCNICA

Remo
Remo
Águia-PA
Águia-PA
Fase Fase:
Final
Fase Rodada:
Fase Data:
26/05/2023
Fase Horário:
20:00
Fase Árbitro:
Bruno Arleu de Araújo (Fifa-RJ)
Fase Assistentes:
Alessandro Álvaro Rocha de Matos (Fifa-BA)
Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO)
Fase Estádio:
Baendão
Fase Local:
Belém (PA)

Confira também: