Final Copa Paulista: Relembre o título da Votuporanguense em 2018!

Em 2018, a Pantera fez uma grande campanha e conquistou o título da Copa Paulista batendo a Ferroviária na decisão

A Votuporanguense está na grande final da Copa Paulista contra o Monte Azul, e terá a chance de levantar mais um troféu nesta temporada

Votuporanguense
Jogadores da Votuporanguense celebram título da Copa Paulista de 2018. (Foto: Alex Jamberço/CAV)

Votuporanga, SP, 01 (AFI) – A Votuporanguense está na grande final da Copa Paulista contra o Monte Azul, e terá a chance de levantar mais um troféu nesta temporada. E caso a conquista aconteça, está será a segunda que vez que o CAV se sagra campeão da competição.

Em 2018, a Pantera fez uma grande campanha e conquistou o título da Copa Paulista batendo a Ferroviária na decisão. Relembre a trajetória daquela Votuporanguense e prepare-se para mais uma finalíssima que se aproxima no futebol paulista!

NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!

DIFICULDADES NA PRIMEIRA FASE, SOBERANIA NA SEGUNDA

Sob o comando do técnico Rafael Guanaes, o CAV esteve presente no Grupo 1 ao lado de Olímpia, Batatais, Mirassol, Penapolense e Novorizontino. A estreia empolgou o torcedor, afinal, o time alvinegro abriu a Copa Paulista de 2018 com uma goleada por 5 a 0 sobre a Penapolense. Porém, o restante da primeira fase apresentou alguns desafios para a Votuporanguense.

Em 10 partidas foram cinco vitórias, um empate e quatro derrotas. Com estes resultados, a classificação para a segunda fase estava garantida, mas na 3ª colocação, atrás de Mirassol e Olímpia. Na etapa seguinte, o CAV se juntou à São Caetano, Rio Claro e Lemense em um novo grupo, e a partir daqui, foi quando a Pantera começou a dar sinais de que poderia ir longe na competição.

Depois de seis partidas dentro da chave, a Votuporanguense garantiu a vaga às quartas de final com a primeira posição, somando 13 pontos, com quatro vitórias, um empate e apenas uma derrota.

image 1
Lance de CAV e Penapolense na estreia da Copa Paulista. (Foto:

E COMEÇA O MATA-MATA

Entrando na fase eliminatória da Copa Paulista, a Pantera enfrentou o Taubaté nas quartas de final. O confronto de ida foi disputado na Arena Plínio Marin, e o duelo entregou emoção e bolas na rede. Ao apito final, vitória por 4 a 2 dos donos da casa, que levaram uma boa vantagem para a volta. Na segunda partida o lado azul e branco do confronto até venceu, mas por 1 a 0, o que não foi suficiente para classificar o Burro da Central.

Na semifinal, o Atibaia (atual Lemense) estava no caminho da Votuporanguense. O primeiro jogo foi disputado na casa adversária, sendo marcado por muito equilíbrio. Ao final dos 90 minutos, empate por 1 a 1, deixando tudo em aberto.

Porém, na partida decisiva, o CAV não deu chances para o azar. Com um sonoro 3 a 0, graças aos gols de Ricardinho, Erick Salles e João Marcos, a Pantera estava na grande decisão da Copa Paulista pela primeira vez.

E na final do campeonato, Votuporanguense e Ferroviária disputaram o título.

VOTUPORANGUENSE CAMPEÃ DA COPA PAULISTA 2018

O primeiro confronto da finalíssima foi disputado em Votuporanga. Aos 44 minutos do primeiro tempo, o artilheiro Bruno Baio, que registrou 10 gols ao longo da competição, incendiou a Arena Plínio Marin ao abrir o placar para o CAV. Mas na etapa final, a Ferrinha deu o troco em um jogo de muita disputa.

Aos 37 minutos, Caio Mancha empatou para a Ferroviária e a igualdade permaneceu no placar até o último apito do árbitro. Com o resultado, a decisão ficou para a Fonte Luminosa e nenhuma das equipes carregava consigo alguma vantagem. Na volta, quem ganhasse, seria campeão, e em caso de novo empate, pênaltis.

image
Bruno Baio celebra gol contra a Ferroviária. (Foto: Rafael Nascimento/CAV)

Desta vez, quem aplicou o primeiro golpe foi o time grená. Ainda no primeiro tempo, Tom abriu o placar e aproximou a Ferrinha da conquista. Porém, nos últimos lances do primeiro tempo, Erick Salles fez o primeiro do CAV no jogo. O 1 a 1 se estendeu ao longo de todo o segundo tempo, e o campeão foi decidido apenas nas disputas de pênaltis.

Em uma bela batalha nas penalidades, os cobradores da Votuporanguense foram perfeitos, mas do lado da Ferroviária, bastou uma cobrança na trave de Arthur Henrique para silenciar a Arena Fonte Luminosa, e fazer o banco de reservas da Pantera explodir de alegria.

Pela primeira vez na história, o Alvinegro de Votuporanga se sagrava campeão da Copa Paulista.

image 2
Celebração da Votuporanguense. (Foto: Amanda Rocha/FPF)

Naquela oportunidade, a diretoria optou pela participação na Copa do Brasil de 2019, quando o clube acabou sendo eliminado logo na primeira fase para o Ypiranga-RS.

DECISÃO ENTRE VOTUPORANGUENSE E MONTE AZUL

De volta à 2024, a final deste ano da Copa Paulista se inicia já no próximo sábado. A primeira partida será disputada na Arena Plínio Marin, casa da Votuporanguense, às 15h. O duelo de volta com mando do Azulão está marcado para o dia 12 de outubro, também às 15h, porém, o palco do jogo ainda não foi definido.