Relembrando as maiores zebras e surpresas positivas do futebol brasileiro em 2021
Entre elas está o Athletico-PR, que chegou a duas finais de campeonatos e levou um título
Fortaleza e América-MG foram algumas das surpresas

Campinas, SP, 4 (AFI) – A vitória do Atlético Mineiro diante do Athlético Paranaense na final da Copa do Brasil marcou o fim da temporada de 2021. Com o término do calendário brasileiro no ano, é hora de fazer algumas recordações sobre a campanha geral dos times na temporada e relembrar as maiores zebras e surpresas positivas.
AMÉRICA MINEIRO E CAMPANHA HISTÓRICA
O histórico do time mineiro tem sido complicado. Desde 2009 eles subiram para a primeira divisão quatro vezes e somente agora conseguiram ficar pelo menos uma temporada na Série A. Além da manutenção na elite do futebol nacional, o Coelho de Minas Gerais também conseguiu cravar a participação na Libertadores em 2022 — ainda nas fases qualificatórias. Será a primeira vez na história do clube que eles disputarão o torneio.
A oitava colocação do Brasileirão veio em tom de recuperação e fez com que o time superasse todas as expectativas traçadas antes do campeonato começar. Em um momento do ano, o América chegou a ocupar a vice-lanterna.
No segundo turno, o time comandado por Marquinhos Santos teve uma arrancada impressionante. Eles fizeram 33 pontos nos últimos 19 jogos do campeonato, terminando com a terceira colocação do returno — atrás apenas do Flamengo (35) e Atlético Mineiro (42).
Portanto, com todos esses fatos, é possível apontar essa como a campanha mais surpreendente do futebol brasileiro em 2021. É verdade que o feito do Coelho não pode ser comparado com o título inglês do Leicester de 2015/2016 ou outras das maiores zebras da história do futebol , mas é sem dúvida um feito que vai ficar marcado por muito tempo.

FORTALEZA NA QUARTA COLOCAÇÃO
A temporada de 2021 terminou com o Fortaleza se garantindo como um dos times mais regulares do futebol brasileiro. Ao longo da competição, a equipe cearense não deixou o G-6 em nenhuma rodada.
Além disso, o feito do Fortaleza ao terminar com a quarta posição geral colocou o primeiro time nordestino na maior competição continental desde que o Brasileirão adotou o formato atual na década de 2000.
Comandados por Juan Pablo Vojvoda , o Fortaleza também teve uma campanha impressionante na Copa do Brasil, competição na qual chegou até a semifinal do torneio e foi eliminado pelo Atlético Mineiro.
A subida de patamar do Fortaleza na temporada foi tão grande que o time superou a campanha de 2020 com 12 rodadas para terminar. Tudo isso ajudou ainda mais a solidificar o ótimo status do Fortaleza na sua melhor campanha na era dos pontos corridos.
ATHLETICO PARANAENSE EM DUAS FINAIS
Ao contrário do América Mineiro e do Fortaleza, o Athlético Paranaense não conseguiu ter uma boa campanha no Brasileirão: foram 47 pontos e a 14ª posição geral e a equipe teve problemas para escapar do fantasma do rebaixamento.
No entanto, se no campeonato de pontos corridos a campanha não foi boa, o Furacão foi capaz de engatar na temporada por meio das copas e arrancou elogios do atacante Pedro do Flamengo.
O Furacão conseguiu o seu segundo título da Copa Sul-Americana em vitória diante do Red Bull Bragantino, sendo que vale lembrar que o time paranaense tinha vencido a competição há pouco tempo, em 2018.
Já na Copa do Brasil, a equipe também surpreendeu positivamente e só parou para o Atlético Mineiro. Com o desempenho excelente em ambas as competições, o Athlético Paranaense conquistou quase R$ 100 milhões na temporada e foi uma das equipes que mais faturou em premiação no futebol brasileiro em 2021.
Só com o vice da Copa do Brasil e com o título da Sul-Americana eles encheram o bolso com R$ 75 milhões. Além disso, eles garantiram vaga na Libertadores de 2022 , mesmo com a campanha abaixo da média no Brasileirão.