Red Bull investe em clube inglês e segue modelo Bragantino
Empresa aceitou manter nome, como fez com o Bragantino, e cores do Leeds United, com base azul e branco. Nasce uma forte parceria na Inglaterra.
A empresa austríaca inicialmente se destacou por apoio aos esportes radicais. Depois passou a investir no futebol, começando em seu próprio país
Bragança Paulista, SP, 30 (AFI) – A empresa Red Bull tem usado lições aprendidas na parceria de sucesso com o Bragantino, no Brasil, para expandir a sua atuação no mundo do futebol. A sua mais nova investida é no milionário mercado inglês. A marca vai patrocinar o Leeds United e adquiriu uma parte minoritária de ações do clube que, no momento, está na segunda divisão inglesa.
A empresa austríaca inicialmente se destacou por apoio aos esportes radicais. Mas depois passou a investir no futebol, começando em seu próprio país com o clube que leva seu nome: o Red Bull Salzburg. Investiu na vizinha Alemanha, com o RB Leipzig, onde encontrou forte resistência dos torcedores por causa da mudança do nome.
Ao contrário, não teve dificuldades em formar o New York Red Bulls, no Estados Unidos, conhecido por ser o paraíso das franquias esportivas. Por fim, em 2019, formalizou o acordo com o Clube Atlético Bragantino.
O valor do investimento no Leeds não foi revelado entre as partes, mas deve ser o início de uma parceria que pode ser expandida nos próximos anos. O clube inglês é controlado pelo 49ers Enterprises, que é dono do time de mesmo nome na NFL, com sede em São Francisco, na Califórnia, nos Estados Unidos.
Como aconteceu com o Bragantino será mantido o nome do clube. Não haverá, porém, interferência nas tradicionais cores do clube – branco e azul – apesar da existência de uniformes alternativos que usam muito amarelo. Um terceiro uniforme produzido pela Adidas em 2023 usou o tom rosa como cor predominante.
TROCAS DE ELOGIOS
O presidente do clube enalteceu a união.
“Estou emocionado que a Red Bull esteja se juntando a nós para construir um futuro brilhante para o Leeds United. A adição da Red Bull é um marco histórico que irá capacitar ainda mais o clube para atingir todo o seu potencial competitivo”, disse o presidente, Paraag Marathe.
De outro lado, o CEO da empresa também se mostrou otimista.
“A ambição de levar o Leeds de volta à Premier League e estabelecer como um dos melhores clubes do mundo encaixa com a Red Bull. Estamos ansiosos pela parceria e otimistas quanto ao futuro. “, disse Oliver Mintzlaff, CEO da Red Bull.
BRIGA PELO ACESSO
O Leeds brigou pelo acesso até o último momento na temporada 2023/24. A equipe ficou em terceiro lugar na Championship, a Segunda Divisão na Inglaterra.
Nesta temporada, o Leeds foi aos playoffs, eliminou o Norwich na semifinal, mas foi superado pelo Southampton no jogo que valia uma vaga na elite do futebol inglês.
O Leeds já conquistou o título inglês em três temporadas: 1968/1969, depois 1973/1974 e por fim em 1991/1992. O clube já foi rebaixado cinco vezes, a última na temporada passada de 2002/2023