Melhor jogador do mundo: Raphinha pode conquistar o prêmio da Bola de Ouro?
Os dois times mais encaixados em termos de desempenho e bom futebol na Champions 24/25 são, sem dúvidas, Barcelona e PSG

São Paulo, SP , 11 (AFI) – Após o fim de um 2024 que marcou um dos prêmios de melhor jogador do mundo da FIFA mais polêmicos da história, no qual Rodri saiu vencedor e Vinicius Junior, para muitos, saiu injustiçado na disputa, um nome do Brasil foi tomando o espaço gradualmente.
Com a forte queda de desempenho da seleção brasileira e a perda da Copa América, Rodri e seu título da Eurocopa saíram vitoriosos no prêmio individual. Mas, em 2025, não há competições de seleções tão relevantes em disputa, acentuando o desempenho pelos clubes como fator determinante para a bola de ouro. Dessa maneira, será que Raphinha realmente pode levar a melhor?
Por que Raphinha merece reconhecimento: números e desempenho
Os dois times mais encaixados em termos de desempenho e bom futebol na Champions 24/25 são, sem dúvidas, Barcelona e PSG. Assim, quem pensa em fazer um palpite, seja ele alto ou baixo, como em uma aposta de 2 reais, definitivamente pensa neles atualmente. Em termos de destaques individuais, os times têm, além de Raphinha, Lamine Yamal, Dembelé, Lewandowski, Vitinha e Pedri.
Mas, em termos estatísticos, ninguém supera Raphinha. Somente na primeira partida das quartas-de-final da Liga dos Campeões, com 1 gol e 2 assistências, o craque brasileiro já se igualou à melhor marca de Messi, em 2011/12, de 19 participações em gols em 11 jogos. Números inquestionáveis. Na fase de grupos, ele impressionou com um hat-trick em cima do Bayern de Munique, além de outras atuações impressionantes.
Aproveitando a inconsistência do Real Madrid na temporada – que, inclusive, desvaloriza outros candidatos comuns à Bola de Ouro como Vini Jr e Mbappe – o Barcelona e o brasileiro também têm ótimos números na La Liga. Na 30° rodada, já eram 13 gols e 8 assistências em 28 partidas. Lewandowski, no entanto, fez 25 gols em 29 partidas.
Quem e o que Raphinha precisa superar para sonhar com a Bola de Ouro
No Barcelona, Raphinha só precisa manter sua boa fase e contar com a continuidade do bom desempenho do time comandado por Hans Flick. Entretanto, para realmente ser Bola de Ouro, é necessário ter algo a mais.
Dessa maneira, o seu desempenho abaixo da média na Seleção Brasileira, que parece mais um resultado do mal futebol praticado pela equipe, pode acabar influenciando negativamente. Isso é válido principalmente caso algum dos seus rivais conquiste uma competição com seu país, por exemplo. Vamos a alguns nomes que também brigam pelo prêmio individual:
- Dembelé — com excelentes números, o protagonista do PSG ainda pode sonhar com a Bola de Ouro, mas provavelmente só se o seu time conquistar a taça.
- Pedri — no próprio Barcelona, Pedri é fundamental para a equipe e o próprio Raphinha já deu declarações elogiando o seu desempenho. Com um título de Champions e possível conquista da Liga das Nações pela Espanha, ele entra como um candidato.
- Lamine Yamal — é o jogador que mais encantou o mundo na temporada 24/25, sem dúvidas. Mas, com 17 anos, será mesmo que ele pode levar o prêmio de melhor do mundo? Bom, isso depende do seu desempenho na sequência da temporada.
- Harry Kane — com participação em gols em quase toda partida, ele pode se destacar caso o Bayern vença a Champions.
Outros desafios para Raphinha em busca da Bola de Ouro
Em entrevista recente, Raphinha já declarou que a Bola de Ouro “não é um objetivo”, tirando o peso da disputa. Não há melhor posicionamento para ele no momento, já que a temporada 24/25 é um pouco fora da curva daquilo que ele já apresentou até aqui.
Além disso, depois de criar um momento de tensão antes da derrota acachapante para a Argentina, o craque está, sem dúvidas, mais concentrado que nunca apenas em jogar futebol. Assim, ter uma mentalidade forte neste momento é fundamental para o atleta.
Entretanto, se a questão aqui é ser sincero, o momento atual está muito positivo para ele. Com um time bem encaixado e uma seleção brasileira que está em busca de um novo treinador, Raphinha só precisa continuar fazendo sua parte. Assim, quem sabe, tudo conspire a seu favor e ele volte a levar o prêmio individual mais cobiçado do futebol para o Brasil.