Quem será o campeão do interior?
A
A disputa do título do interior, pela Federação Paulista de Futebol (FPF), pode criar uma celeuma desnecessária entre os times do interior do estado. Apostando na classificação dos quatro grandes clubes de São Paulo às semifinais, a FPF criou a disputa de um título de “consolação” para os times “pequenos”.
Com os resultados da rodada do meio de semana do Paulistão, tanto Palmeiras quanto Corinthians terão dificuldades, e precisarão de verdadeiros milagres para garantirem as suas vagas. Com isso, um time do interior, pelo menos, deverá se classificar para as semifinais.
E agora, pergunto, quem será o verdadeiro campeão do interior se, por exemplo, Noroeste e São Caetano se classificarem para as semifinais do Paulistão?
A criação da disputa do título do interior é um paradoxo por si só. Ela é benéfica para os times “pequenos” pois os dará a chance de lutar por um título e um prêmio em dinheiro. Entretanto, ela é segregadora e mostra como a FPF não bota fé nos times do interior do estado. Os mandantes do campeonato apostaram cegamente na classificação de São Paulo, Santos, Corinthians e Palmeiras para as semifinais, esquecendo-se que o estado também tem forças fora do eixo da capital, como Noroeste, Paulista, São Caetano, Bragantino e Ituano. Todos esses times, aliás, à frente de Corinthians e Palmeiras.
Estamos partindo, na verdade, para uma briga desnecessária. Caso um dos times do interior citados garantam a sua classificação às semifinais, eles já serão os verdadeiros campeões do interior. Resta, para os outros times “pequenos” brigar por um outro título do interior, o criado pela FPF, em uma bela lambança da Federação.
Para completar o assunto, é sempre bom lembrar que, no ano passado, o Noroeste foi o campeão do interior, ficando em quarto lugar na competição. Em 2006, não houve semifinais, mas, se houvesse, o Norusca estaria entre os quatro finalistas…
Força
O Noroeste do técnico Paulo Comelli mostrou a sua força e venceu por 2 a 1 o Palmeiras no Parque Antártica. A vitória foi incontestável, principalmente pela ótima atuação do Norusca no primeiro tempo. É sempre bom ver os times “pequenos”, mas que estão sendo grandes neste Paulistão, dando baile em plena casa adversária. Isso prova que o futebol do interior está, aos poucos, renascendo.
Série B
O Corinthians é sério candidato ao rebaixamento no Campeonato Brasileiro. O Timão não tem elenco, não tem treinador, não tem padrão tático, não tem nada, aliás. O Corinthians que se cuide, pois o Brasileirão está chegando e com Marcos Tamandaré e companhia limitada a via crucis vai ser mais do que dolorosa para o time.
Parabéns
Neste dia 8 de março, parabéns para todas as mulheres. Em especial, para a minha mãe, minha irmã e a minha namorada, Daniela. Amo vocês!