Propagação maciça da Copa do Catar ainda não sensibilizou
É natural se projetar que com a proximidade da largada da competição, no próximo domingo, as coisas comecem a esquentar
Como tudo que é demais torna-se enjoativo - como essa propagação exagerada -, é comum pessoas não ligadas ao futebol resmungarem
Campinas, SP, 15 (AFI) – Como a TV Globo detém os direitos de transmissão da Copa do Mundo com exclusividade para o País, a logística de seu marketing é propagação maciça do produto, até porque empresas patrocinadoras fizeram alto investimento.
Todavia, por mais que a emissora escancare espaços na rede para divulgação da Seleção Brasileira, na iminência deste Mundial no Catar, a receptividade do telespectador ainda está aquém do esperado, conforme se observa no cotidiano.
Como tudo que é demais torna-se enjoativo – como essa propagação exagerada -, é comum pessoas não ligadas ao futebol até resmungarem sobre essa avalanche, e até se perguntam:
‘Isso vai continuar a semana inteira?’.
Digamos que seja apenas o começo. Vão enfiar na sua cabeça que o momento é Copa do Mundo, aprove você ou não.
Assim, é natural se projetar que com a proximidade da largada da competição, no próximo domingo, as coisas comecem a esquentar, sem contudo atingir proporções comparativamente a outras edições do evento.
COMÉRCIO
Além do esforço danado feito pela emissora, apelando para o dito ‘água mole em pedra dura, tanto bate até que fura’; além de estabelecimentos comerciais espalharem em suas gôndolas produtos alusivos à Seleção Brasileira, para garantia de margem de lucro, muita gente ainda não comprou a ideia.
Claro que a tendência é que compre nos próximos dias, mas pelo andar da carruagem fica claro que aquele negócio de misturar Seleção Brasileira a patriotismo ficou no passado.
Razões são diversas, a começar pelo despertar da população sobre interesses nacionais que interferem diretamente na vida de cada um.
Leve em conta que a massacrante maioria dos jogadores que integra o selecionado atua fora do País, portanto sem laços diretos com os desportistas daqui.
Observem que, com a frequente mudança do comportamento humano no Brasil, aquilo que mexe pra valer com o torcedor de futebol é a resposta em campo de seu clube predileto.
No mais, tudo é secundário. E assim sendo, está escrito que se o selecionado brasileiro avançar na Copa do Mundo, e até conquistar o título, seus integrantes cordialmente vão receber aplausos.
Qualquer situação contrária a essa, em nada modifica a vida das pessoas, apesar da tentativa de persuasão da mídia esportiva para reativar aquele fanatismo de outrora, como se a Seleção continuasse identificada inquestionavelmente como um dos símbolos nacionais.
MÍDIA X INTERNET
Outrora, a mídia tradicional era padronizada como a palavra oficial da informação, e ponto final.
Com o advento dos canais de comunicação proporcionados pela Internet, as pessoas passaram a ser abastecidas minuciosamente por informações diversas, e acordaram para o devido exercício de filtragem, muitas vezes confrontando posicionamento ou reagindo à omissão da mídia tradicional.
Portanto, nada sugere que a massificação de informativos sobre Copa do Mundo sirva de método de persuasão como outrora.
AUDIÊNCIA
Se é certo se projetar a manutenção da massacrante audiência em jogos da Seleção Brasileira – mesmo sem o fanatismo de outrora -, partidas de outras seleções serão acompanhadas conforme a disponibilidade de tempo de cada um, já não se medindo sacrifício para acompanhá-las, como em outros tempos.
Não se esqueça que a programação de início de jogos no Catar começa às 7h, e no último do dia a partir das 16h. Logo, quem não conseguir ajustar os seus compromissos, vai se informar do ocorrido no começo da noite.
FUTEBOL INTERIOR NA COPA DO CATAR
O Portal FUTEBOL INTERIOR vai acompanhar tudo de perto, com noticiário completo, apresentações de comentários dos jogos, fichas técnicas e vídeos. Mais a Tabela, Classificação e o acompanhamento online dos jogos com o PLACAR AO VIVO.
Além de conteúdo da Agência Estado, o Portal FI vai ter material especial com seus enviados especiais. As imagens serão do renomado fotógrafo Rodrigo Villalba, agora em sua terceira Copa do Mundo. O experiente jornalista Luciano Luiz vai enviar informações e manter seu Blog Diário (Blog do Lu) e Miguel Salek vai manter a audiência alta no Instagram no espaço denominado ‘Miguelito ON’.
Confira também:
Noticias Relacionadas
-
Blog do Ari - Ponte Preta, agora, precisa um ponto por jogo
23/10/2024 -
Sérgio Carvalho: São Paulo pega Vasco para colar no Flamengo
16/10/2024 -
Blog do Ari - Vice-líder em 2023, Guarani derrapa na lanterna
29/09/2024 -
Sérgio Carvalho - Clássico paulista no Mané Garrincha
27/09/2024