Problemas financeiros foram fundamentais para campanha ruim, diz presidente do São Bento

"Nossa avaliação da temporada 2021, foi que dentro de campo, o time não correspondeu ao nosso planejamento"

almir laurindo SB Neto Bonvino
Foto: Neto Bonvino / ECSB

​Sorocaba, SP, 28 (AFI) – É tempo de reflexão no São Bento! O clube centenário, de Sorocaba, que alguns anos atrás vivia o “eldorado”, com estabilidade,, tranquilidade, jogando campeonatos rentosos, de alto nível como a Série B do Brasileiro e Paulistão, boas verbas vinda das transmissões de tevê, começou a entrar em “parafuso”. 

Foi caindo de divisão nacional, séries C, D, e não tem calendário em 2022; sem contar que foi rebaixado no estadual, e fez uma campanha vergonhosa na incipiente Copa Paulista, e ainda terá de jogar a Série A2. Isso representa menos dinheiro, menos exposição e dificuldades em recursos, e incertezas.

Nesta semana o Futebol Interior conversou com o presidente do Azulão de Sorocaba, o empresário Almir Laurindo, que falou deste cenário quase de “caos” que o Azulão vem enfrentando. Laurindo, inicialmente. Nessa primeira parte da entrevista, Laurindo analisou a campanha do clube em 2021:

“Nossa avaliação da temporada 2021 dentro de campo (foi que), não correspondeu ao nosso planejamento, onde seria a permanência Série A1 (paulista) e acesso à Série C (brasileiro), ou buscar a vaga na Copa Paulista. Nnenhum dos três correspondeu”, disse Laurindo, que falou dos jogadores contratados: “Quando se monta a equipe, todos esperam que 90% dos atletas correspondam, e se não acontecer fica difícil”.

O presidente do clube sorocabano falou sobre a situação financeira do clube destacando o quê a diretoria trabalha para que o clube fique em dia com todos os seus credores mas que essa situação realmente teve influência na campanha ruim da temporada que acabou de ser fechada e falou que o clube ainda paga dívidas do passado:

“A situação financeira, hoje, estamos trabalhando para que fique em dia com todos, e ainda pagando acordos de dívidas do passado !! Com certeza isso atrapalhou. Trabalhamos com parte do orçamento comprometido, de forma que, deixamos de contratar vários atletas, que acabaram indo para outros times aqui de São Paulo (estado) por salários maior que poderíamos pagar ! (Isso) Influenciou diretamente na qualidade do elenco”, explica Laurinho.

O FI também perguntou ao dirigente do planejamento que o clube fez logo no início do ano, inicialmente, com Edson Vieira (Série A1 Paulista), e depois com Paulo Roberto (Série D do Brasileiro e Copa Paulista), se quais foram as principais falhas se observou nesse planejamento, visando correções para 2022:

“Observamos que a falta de orçamento fez com que o time corresse risco trazendo atletas não de primeiro escalão e alguns que não renderam aquilo q se esperava”, explicou Laurindo.

Números do Bentão em 2021

O São Bento encerrou 2021, com um dos seus piores anos em seus 100 anos de história. Segundo os números levantados pelo Portal Esportivo Sorocaba, na temporada inteira, disputando três competições, Campeonato Paulista da Série A1, Campeonato Brasileiro da Série D, e Copa Paulista, o Azulão realizou 32 jogos e somou apenas 28 pontos, um aproveitamento muito baixo de 29,1% dos pontos disputados. 

Em toda temporada o Azulão marcou apenas 21 gols e sofreu 32.. Foram em todo no ano de 2021 ,onde teve dois treinadores, Edson Vieira no Campeonato Paulista e depois Paulo Roberto Santos no Brasileiro da Série D, e também Copa Paulista, um total de seis vitórias, 13 empates e 12 derrotas.