Cearense: Primeiro Clássico-Rei de 2023 traz como novidade o local
A grande novidade do duelo será o local: Estádio Presidente Vargas
Ceará e Fortaleza realizam nesta terça-feira, às 21h35, o primeiro clássico-rei de 2023; As equipes lideram o Cearense com tranquilidade
Fortaleza, CE, 07 (AFI) Com campanhas tranquilas no Campeonato Cearense deste ano, liderando seus grupos, Ceará e Fortaleza realizam nesta terça-feira, às 21h35, o primeiro clássico-rei de 2023.
O jogo terá dois atrativos especiais: a rivalidade, onde neste ano ambos não se enfrentarão no Brasileiro – o Ceará foi rebaixado para a Série B em 2022 – e o local. Depois de muito tempo, acostumados a de enfrentarem na Arena Castelão (que passa por reformas), alvinegros e tricolores jogarão no tradicional, aconhegante, mas para muitos, acanhado para o clássico, o estádio Presidente Vargas, localizado na região central cearense, no bairro de Benfica.
NO ESTADUAL
Fora de campo os rivais passam por situações distintas fora de campo – o Leão vive a tranquilidade e calmaria, enquanto o Vozão encara a crítica de seus torcedores com a diretoria e o trabalho no clube, o futebol sem convencer, desde o reabaixanento para a Série B no ano passado. Mas no estadual, Vozão e Tricolor de Aço não vem tendo problemas. O Ceará lidera o grupo A com 10 pontos, contra sete de Iguatu e Atlético, três de Caucaia e nenhum do Barbalha. O mesmo se aplica ao Fortaleza, que comanda o grupo B com 12 pontos, à frente de Ferroviário e Maracanã com sete, Pacajus com quatro e Guarani de Juazeiro sem ponto ganho.
DESTAQUES ALVINEGROS E TRICOLORES
As duas equipes vem desfalcadas para o clássico. O treinador paraguaio paraguaio Gustavo Morínigo, do Ceará, não terá o zagueiro Luiz Otávio, lesionado no joelho direito e o lateral-direito Michel Macedo, que se recupera de uma contusão na região do bíceps femoral da coxa direita. O atacante Hygor Cléber foi regularizado e teve seu nome publicado no BID e poderá jogar.
O Tricolor de Pici, do técnico Juan Pablo Vovojda pode ter dois desfalques para o clássico: o lateral canhoto Danilo Barcelos, que se recupera de uma entorse no tornozelo direito; além do meia Vina, com dores no pubis. O atacante Moisés,que vem de cirurgia no pé direito, segue fora. Podem voltar o zagueiro Brítez e o goleiro João Ricardo, recuperados de contusão.
RESPEITO MÚTUO
Na véspera do clássico, o clima é de respeito entre alvinegros e tricolores. O zagueiro Tinga, do Fortaleza, comentou:” A gente está esperando um jogo muito difícil. Jogar no PV, estádio pequeno. Vai ser uma atmosfera muito bacana, com as duas torcidas, que o Fortaleza lutou muito para ter. Esperamos que não tenha briga fora. A gente vai fazer de tudo para que não tenha briga dentro de campo, igual aconteceu no clássico entre Athletico-PR e Coritiba, que ficou muito feio. Espero que a gente consiga evitar isso, para a gente pensar mais no futebol” disse o jogador na coletiva.
No Ceará quem falou foi o volante Richardson:”É um estádio (PV), mais apertado, mais acanhado. Acredito que vai ser um espetáculo muito bom. A gente espera ter uma grande festa de ambas as torcidas com muito respeito e paz em volta do estádio e dentro do campo. Vale muita coisa (o jogo), envolve muita coisa. A gente sabe o quanto pesa uma vitória no clássico, e uma derrota também. Toda vez que entrar Ceará contra Fortaleza vai ser uma rivalidade muito grande, mas é claro que com muito respeito de ambas as partes porque a gente não quer repetir cenas lamentáveis que aconteceram em outros lugares”, disse.
TORCIDAS
Segundo as últimas informações o torcedor do Ceará, mandante, adquiriu todos ingressos disponíveis, 6.500 dos 12 mil. Dos 5.500 ingressos para os torcedores do Fortaleza, 4.100 já tinham sido vendidos até a tarde desta segunda-feira
TIMES E RETROSPECTO
Um provável Fortaleza para o clásssico pode ser: Fernando Miguel (João Ricardo); Tinga, Benevenuto, Titi e Bruno Pacheco; Lucas Sasha, Caio Alexandre e Tomás Pochettino; Yago Pikachu, Pedro Rocha e Thiago Galhardo.
O Ceará pode mandar a campo essa formação: Richard; Caíque Gonçalves, Tiago Pagnussat, David Ricardo e Willian Formiga; Richardson, Arthur Rezende e Jean Carlos; Janderson, Luvannor e Vitor GabrielApita o jogo: Ramon Abatti Abel (SC), que terá como assistentes: Bruno Boschilia (PR) e Bruno Raphael Pires (GO).
Ceará e Fortalaleza já jogaram 148 partidas com 43 do Tricolor, 47 do Vozão e 58 empates. No Brasileiro de 2022, ultimo duelo entre ambos, deu Leão, 1 a 0.