Perto dos 98 anos, Primavera inaugura mural com 60 fotos históricas
A curadoria das imagens foi feita por Roberto Barce, historiador do clube, que selecionou as fotos a partir de um vasto acervo de mais de 300 registros do Fantasma da Ituana
Indaiatuba, SP, 11 (AFI) – Perto de completar 98 anos, o Primavera Esporte Clube vem fazendo trabalhos para resgatar e manter viva sua história. No último sábado, foi inaugurada uma exposição permanente com 60 fotos históricas desde sua fundação, em 1927, até o primeiro semestre de 2024. A curadoria das imagens foi feita por Roberto Barce, historiador do clube, que selecionou as fotos a partir de um vasto acervo de mais de 300 registros do Fantasma da Ituana.
CERIMÔNIA
A cerimônia de inauguração reuniu autoridades locais, incluindo o prefeito eleito Custódio Tavares e o secretário municipal de esportes Marcos Antônio de Moraes, o presidente do Primavera, Marcelo Brito, além de membros da diretoria e conselheiros do clube.
Também foram expostas camisas históricas do clube, em uma exibição que atraiu a atenção dos fãs e visitantes interessados em revisitar as memórias e conquistas do time de Indaiatuba.
IDEIA DO PROJETO
“A paixão pelo Primavera vem desde os meus 11 anos. Já tinha meu caderninho em que anotava os jogos, autores, etc. Sempre acompanhei os jogos, mas não o dia a dia do clube. Mas de uns cinco anos para cá, peguei firme na parte histórica do Primavera. Essa exposição é só parte disso”, explicou Roberto Barce em entrevista ao Portal Futebol Interior.
Ele também revelou que a ideia surgiu no início deste ano, quando também montou uma galeria com todos os presidentes.
“Fiz essa galeria, algo que deu muito trabalho, principalmente de anos antigos. São 34 presidentes e 43 mandatos. E depois surgiu a ideia de retratar também os times. Tenho mais de 300 fotos de times posados desde sua fundação e escolhi 60 para representar a história”, completou.
As camisas expostas, porém, não ficarão de modo permanente, mas a intenção do clube é incentivar a torcida e colecionadores a doarem uniformes para montar uma exposição permanente na sala.
FOTOS IMPORTANTES NO ACERVO
Em meio ao acervo gigantesco, vários momentos históricos estão registrados. A galeria conta, por exemplo, com foto do primeiro campeonato profissional do Primavera, disputado em 1952.
O goleiro desse time era o “Mão de Onça”, que estava começando sua carreira. Ele ficou famoso ao sofrer o gol mais bonito de Pelé, em 1959, quando atuava pelo Juventus. Naquela partida, Pelé deu quatro chapéus antes de completar de cabeça, conforme contado pelos jogadores e recriado com computação gráfica, já que não foi filmado.
O mural está aberto para visitação do público e dos fãs. Os interessados podem conferir os dias e horários de visita diretamente com a equipe do clube.
LIVRO PARA O CENTENÁRIO
Roberto Barce também já está trabalhando na produção de um livro para o centenário, que será comemorado em 27 de janeiro de 2027.
“Estou escrevendo o livro do centenário para ser lançado em 2027. Desde já estou formatando o livro que contará toda a história do Primavera. Não será só um almanaque, mas também vai contar ano a ano o que aconteceu”, detalhou.
Um dos anos marcantes, em sua opinião, foi em 1982, quando o Primavera bateu na trave na briga pelo acesso à elite, feito até hoje inédito. Neste ano, o Primavera teve o maior número de torcedores em um jogo fora de casa. Fez três jogos pelas quartas de final contra o Mogi Mirim, todos no Brinco de Ouro, em Campinas (SP). No último jogo, foram 54 ônibus, fora outros meios, de torcedores saindo de Indaiatuba.
Outra época importante é a atual. Em 2021, em plena pandemia, o Primavera foi vice-campeão da Série A3 e voltou à Série A2 após 34 anos. Disputou as últimas três edições e vai para sua quarta seguida.
“Estar entre os 32 melhores do estado é bem representativo. Tem muitos clubes tradicionais que estão abaixo e não conseguem sair. Claro que o sonho de todo torcedor é ver o Primavera na Série A1, mas estar bem na Série A2 também é motivo de satisfação”, analisou Barce.
Mais sobre o trabalho de Roberto Barce pode ser visto no Instagram (acervo.e.c.primavera) e no Facebook.
PRIMAVERA NO PAULISTA A2
A Série A2 do Campeonato Paulista começará em 15 de janeiro com o mesmo formato. Os 16 times jogam entre si em turno único e oito melhores avançam ao mata-mata.
As quartas, semifinais e finais serão disputadas em ida e volta e apenas os dois finalistas conquistam o acesso. O Primavera será comandado pelo técnico Fernando Marchiori.