Premiados na Seleção do Paulista A2 já tem novos clubes, confira
Os principais nomes do torneio em 2024 se dividiram por clubes das divisões nacionais, ou mesmo para o exterior
Os premiados da Série A2 do Campeonato Paulista já tem novos clubes para a sequência da temporada de 2024
Campinas, SP, 22 (AFI) – Uma semana depois de receberem a premiação já que foram selecionados os protagonistas no Campeonato Paulista da Série A2 de 2024, os 13 premiados no evento organizado pela Federação Paulista de Futebol (FPF), Sindicato de Atletas Profissionais do Estado de São Paulo (SAPESP) e Portal Futebol Interior já trabalham na sequência da temporada.
Com o período de encerramento dos torneios estaduais, o calendário nacional chega em peso, e os atletas e treinador se dividiram entre os torneios principalmente brasileiros, mas também fora dele. Entre os 11 jogadores que entraram na escalação, além do técnico e do jogador revelação, apenas um deles segue sem clube.
CONFIRA ONDE ESTÃO OS 13 PREMIADOS DO PAULISTA A2 2024
SÉRIE B
Eleito o melhor lateral-direito do torneio, PH, ex-Noroeste, agora veste a camisa do Mirassol, depois de ter atuado como ala durante a Série A2. Ele participou de todos os 21 jogos que culminaram no acesso e vice-campeonato, sendo o atleta de linha com maior minutagem da temporada, e o único que conseguiu lugar entre as divisões A e B do Campeonato Brasileiro.
SÉRIE C
Um dos três zagueiros de maior destaque, Lucas Cunha vestiu a camisa da Portuguesa Santista e parou na semifinal, terminando muito próximo da chance de acesso. Repetindo o que fez em 2023, quando também defendia a Briosa, ele retornou para a disputa da Série C, que na ocasião foi com a camisa do São José-RS, mas desta vez pelo Caxias-RS.
Único volante eleito para a seleção da Série A2, Ítalo Henrique também jogou pela Santista na segunda divisão, meses depois de ganhar destaque no clube durante a disputa da Copa Paulista 2023, que culminou em título inédito e retorno do clube ao cenário nacional. O volante agora defende o Tombense-MG, recém-rebaixado e que busca o retorno à Série B.
Terceiro maior artilheiro do campeonato com oito gols em 21 jogos e destaque pelas conquistas recentes por onde passou, Felipinho foi campeão com o Velo Clube carregando o peso de vestir a camisa 10 que se transformou em protagonismo através do mérito. O meia foi recentemente anunciado pelo Ferroviário-CE para a terceira divisão, e inclusive já estreou.
Três vezes premiado na Série A2 do Paulistão por ser eleito um dos atacantes da seleção, artilheiro do campeonato com 11 gols e também craque da competição, o centroavante Carlão segue no estado de São Paulo, e antes de disputar o Paulistão com o Noroeste, foi emprestado à Ferroviária para a Série C do Campeonato Brasileiro.
SÉRIE D
O zagueiro Caio César e o meia João Gabriel foram grandes destaques do São José no Paulista A2 de 2024, e seguirão no clube para a disputa da Série D do Campeonato Brasileiro. O meio-campista de nove gols no estadual já tinha contrato, enquanto o defensor teve seu vínculo renovado.
Tido como um dos ‘salvadores’ do título do Velo Clube, o goleiro Gabriel Félix, que salvou o Galo em diversas oportunidades, também disputará a Série D, vestindo a camisa do Manauara-AM. Assim como o meia Felipinho e outros nomes importantes do elenco, o atleta foi emprestado e tem previsão de retorno para o início da próxima temporada.
O zagueiro Júlio Vaz, autor do gol do título, e o lateral-esquerdo Léo Campos, capitão do clube a autor de dois gols contra o São José nas quartas de final, seguem na mesma modalidade de empréstimo para manterem ritmo no segundo semestre, já que o Velo Clube não disputará a Copa Paulista. Vaz defenderá o Água Santa, enquanto Campos vestirá a camisa do Cianorte-PR.
INTERIOR E EXTERIOR
Os dois nomes seguintes tomaram rumos completamente diferentes. Com sete gols marcados, Léo Castro foi o artilheiro do Juventus e o quarto maior goleador da Série A2. Apesar de uma carreira majoritariamente construída em São Paulo, o atacante se mudou para defender o North Esporte Clube-MG, no Módulo II do estado vizinho, correspondente à Série A2 do Paulista.
Bem diferente disso, o atacante Cristiano, ex-São Bento, foi o único a arrumar as malas e deixar o país. O ponta de 23 anos formado no Azulão Sorocabano fez quatro gols em 15 jogos e depois de outras passagens pelo Brasil, agora irá defender o Austria Viena, da Áustria.
SEM CLUBE
Por fim, o único nome entre os 13 premiados do Paulista A2 que ainda não tem destino é o técnico Sérgio Guedes. Depois de bater na trave em busca do acesso para a elite, logo quando vinha de título da Copa Paulista 2023, o treinador de 61 anos encontrou dificuldades no caminho e terminou semifinalista. Desde então encerrou seu vínculo com a Briosa e está sem clube.
CONFIRA A LISTA DOS 13 PROTAGONISTAS
GOLEIRO: Gabriel Félix (Manauara-AM)
LATERAL-DIREITO: PH (Mirassol)
ZAGUEIRO: Caio César (segue no São José)
ZAGUEIRO: Júlio Vaz (Água Santa)
ZAGUEIRO: Lucas Cunha (Caxias-RS)
LATERAL-ESQUERDO: Léo Campos (Cianorte-PR)
VOLANTE: Ítalo Henrique (Tombense-MG)
MEIA: João Gabriel (segue no São José)
MEIA: Felipinho (Ferroviário-CE)
ATACANTE: Carlão (Ferroviária)
ATACANTE: Léo Castro (North Esporte Clube-MG)
TÉCNICO: Sérgio Guedes (-)
REVELAÇÃO: Cristiano (Austria Viena, da Áustria)