Prefeitura de Belo Horizonte confirma liberação de 30% dos estádios
Protocolo, entretanto, será rigído, com apresentação de teste para covid, restrição de acesso, entre outros
Apesar da liberação, a prefeitura definiu protocolo rigído
Belo Horizonte, MG, 15 (AFI) – A Prefeitura de Belo Horizonte publicou nesta quarta-feira a decisão que permite o retorno de torcedores nos estádios. A liberação é de 30% da capacidade total. Na portaria assinada pelo secretário municipal de saúde, Jackson Machado, há regras novas para a liberação da torcida nas arquibancadas, o que já havia sido indicado pelo prefeito Alexandre Kalil.
Apesar da liberação, a prefeitura definiu protocolo rigído, restringindo acesso ao entorno dos estádios, fechamento dos portões uma hora antes do início do jogo, venda de alimentos e bebidas apenas dentro dos estádios.
Será necessário apresentar teste negativo para covid-19 (PT-PCR ou antígeno), feito até 72 horas antes do evento. A regra vale mesmo para as pessoas que tomaram as duas doses da vacina. Uma área ao redor do estádio será bloqueada e só quem estiver com o ingresso terá acesso.
“Todos os portões do estádio que derem acesso aos setores comercializados devem estar disponíveis para entrada e saída dos torcedores e devem ser fechados uma hora antes da partida”, registrou a portaria 0458/2021. “A venda de alimentos e bebidas será realizada exclusivamente nos bares ou balcões.”
As medidas foram anunciadas pela prefeitura por causa dos primeiros testes na abertura dos estádios, nas últimas semanas. Tanto no duelo Atlético-MG x River Plate, pela Copa Libertadores, quanto em Cruzeiro x Confiança, pela Série B do Campeonato Brasileiro, houve aglomeração nos arredores dos locais da partida.
DECISÃO JÁ TINHA SIDO TOMADA
No começo deste mês, Sérgio Coelho, do Atlético-MG, Sérgio Santos Rodrigues, do Cruzeiro, Euler de Araújo, do América-MG, e Samuel Lloyd, da Minas Arena, estiveram presentes na reunião com o prefeito e tomaram a decisão, que faltava apenas ser oficializada.
E AGORA?
O Cruzeiro já vem tendo torcida em jogos da Série B, apesar da resistência dos outros clubes. Já o Atlético-MG descartou público diante do Fluminense, na Copa do Brasil, pois o primeiro jogo aconteceu com portões fechados.
No Brasileiro, o Galo afirmou que deseja esperar que todos os times tenham condições de ter público. Entretanto, caso o Flamengo jogue com torcida, o clube mineiro tomará a mesma decisão.