Portuguesa Santista x São José - Briosa e Águia iniciam disputa pelo título da Copa Paulista
O campeão escolherá entre participar da Série D do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, enquanto o vice fica com a vaga restante
Portuguesa Santista e São José iniciam a disputa do título da Copa Paulista neste sábado, às 15h, no estádio Ulrico Mursa, em Santos
Santos, SP, 06 (AFI) – Portuguesa Santista e São José iniciam a disputa do título da Copa Paulista neste sábado, às 15h, no estádio Ulrico Mursa, em Santos (SP). Com a classificação à final, os dois times garantiram retorno às competições nacionais após longa ausência.
A partida de volta será realizada no sábado seguinte (14), às 15h, no estádio Martins Pereira, em São José dos Campos (SP). Quem vencer no placar agregado, garante o título, enquanto um empate leva a decisão aos pênaltis.
O campeão escolherá entre participar da Série D do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil, enquanto o vice fica com a vaga restante. Desde 2016, quando houve a chance de escolha entre as competições, seis dos sete campeões optaram pela Série D, pois isso garante calendário mais extenso, já que a primeira fase tem 14 rodadas. A Copa do Brasil, apesar da alta premiação financeira, é considerada mais arriscada.
PORTUGUESA SANTISTA
A Portuguesa Santista chegou à final após eliminar o XV de Piracicaba nas semifinais, com empate por 1 a 1, em casa, e vitória por 1 a 0, fora. Em 14 jogos até agora, soma nove vitórias, um empate e quatro derrotas. Dentro de casa, segue invicta, com seis vitórias e um empate.
O time de Santos retorna à uma competição nacional após 18 anos. A última participação foi em 2005, quando disputou a Série C do Campeonato Brasileiro. No ano anterior, também participou da Copa do Brasil.
Para a partida deste sábado, o técnico Sérgio Guedes terá força máxima para enfrentar o São José, pois não conta com desfalques ou suspensos entre o elenco. O treinador deve repetir a escalação.
SÃO JOSÉ
Já o São José eliminou o Grêmio Prudente na semifinal, com empate por 1 a 1, fora de casa, e vitória por 2 a 0, em casa. A campanha na competição conta com dez vitórias, três empates e apenas uma derrota. Como visitante, quatro triunfos, dois empates e uma derrota.
A última vez que o time participou de uma competição nacional foi em 2000, na Copa João Havelange, ou seja, há 23 anos. Outra participação de destaque foi em 1989, quando foi vice-campeão da Série B do Campeonato Brasileiro. Sua única participação na Copa do Brasil foi em 1990.
O meia Nicholas Ienczczak projetou a decisão. “Esperamos um grande jogo, é uma grande equipe, chegou a final por méritos, eliminou grandes equipes, será um jogo muito difícil, mas estamos preparados e motivados para essa final. Expectativa de dois grandes jogos”.
Na escalação, Ricardo Costa não deve mexer nos 11 titulares que jogaram o último jogo. Sem suspensos ou novos desfalques até o momento, a Águia vai com tudo para a partida.
FICHA TÉCNICA
- Fase:
- Final
- Rodada:
- 1ª Rodada
- Data:
- 07/10/2023
- Horário:
- 15:00
- Árbitro:
- Fabiano Monteiro dos Santos
- Assistentes:
- Evandro de Melo Lima e Juliana Vicentin Esteves
- VAR:
- José Cláudio Rocha Filho
- Estádio:
- Ulrico Mursa
- Local:
- Santos-SP