Portuguesa Santista 1 x 0 Guarani - Atacantes sofrem derrota

Santos, SP, 10 (AFI) – O Guarani não merecia, mas perdeu para a Portuguesa Santista, por 1 a 0, na tarde deste sábado, em Ulrico Mursa, em Santos. Em partida válida pela sétima rodada do Paulista da Série A-2, o time campineiro dominou completamente a partida e perdeu inúmeras oportunidades. O castigo veio em uma falta, aos sete minutos do segundo tempo, cobrada pelo zagueiro Tiago.

Com a vitória, alem de seguir invicta em seu estádio, a Portuguesa Santista voltou, provisoriamente a zona de classificação para a próxima fase. É agora a sétima colocada, com 10 pontos. Por outro lado, o Bugre não faz mais parte dos oito melhores. Caiu para a 11ª posição e continua com nove pontos.

Bugre melhor
O Guarani se assustou. Logo aos dois minutos, o árbitro Juliano Basalia Pereira marcou pênalti em cima do atacante Mendes. Ele alegou que o zagueiro Cleiton Mineiro teria se apoiado no adversário. A torcida da Briosa já comemorava, quando Buzetto acertou o canto e defendeu o pênalti cobrado por Marcelo Passos.

O jogo ficou de muita marcação e as jogadas laterais eram a principal opção de ambos os times. Em uma jogada de linha de fundo do time da Portuguesa Santista, o cruzamento foi na direção do zagueiro Lino, que desviou a bola. Só que a bola foi para trás e, mais uma vez, Buzetto, bem posicionado no meio gol, praticou milagre.

O cérebro da Briosa, Marcelo Passos, parece ter sentido o desperdício do pênalti, pois dificilmente organizava alguma jogada. E quem tentou se aproveitar foi o Guarani. Aos 27 minutos do primeiro tempo, Anderson cruzou, a zaga falhou, deixando a bola passar e Deyvid, sozinho, perdeu gol incrível.

E Deyvid voltou a perder grande oportunidade aos 30 minutos. Lê fez boa jogada no meio e tocou para o atacante, que invadiu a área e tocou para fora na saída do goleiro Russo. E Lê estava bem no jogo. Em jogada individual, aos 36 minutos, deu três cortes seguidos no zagueiro da Briosa, mas pecou na hora da finalização, facilitando o trabalho de Russo. No final da primeira etapa, Gustavo cobrou falta e a bola passou tirando tinta do travessão, levando perigo.

Castigo
Os dois times não mexeram no intervalo e o Bugre voltou a perder chances de abrir o placar. Anderson fez boa jogada pela direita e cruzou para Lê. Sozinho, o meia dominou mal e deixou a bola escapar, o que facilitou a defesa de Russo. Aos sete minutos veio o castigo.

O zagueiro Tiago, em bela cobrança de falta, colocou os donos da casa no comando do placar. Aos 12 minutos, o volante Adilson, na entrada da área, soltou a bomba e obrigou Buzetto a espalmar para escanteio. No contra-ataque, Gustavo fez boa jogada, arriscou o chute e acertou a trave. O Guarani bem que esboçou uma pressão, porém, só ameaçava nas bolas paradas, o que facilitava para a defesa da Briosa.

A chance mais clara do Bugre foi com Anderson, aos 34 minutos. A bola sobrou na risca da pequena área, o atacante sozinho, sem goleiro, chutou por cima, perdendo o gol mais incrível dos últimos anos.

Próximos jogos
Na próxima rodada, que será realizada no meio da semana, a Portuguesa Santista enfrenta a Internacional, novamente em Santos, quarta-feira, às 20h30. O Guarani folga no Paulista, onde volta a atuar no próximo sábado, às 16 horas, contra o Taubaté, no Vale do Paraíba.

Na quarta-feira, o Bugre estréia pela Copa do Brasil. Vai até Goiás pegar o Atlético-GO, às 20h30.

Ficha Técnica

Portuguesa Santista 1 x 0 Guarani
Local: Estádio Ulrico Mursa, em Santos-SP
Data: 10/02/2007
Árbitro: Juliano Basalia Pereira
Público: 1009 pagantes
Renda: R$ 6045,00
Cartão Amarelo: Leandro, Altair (Portuguesa Santista); Lino, Cleiton Mineiro, Macaé (Guarani)
Gol: Tiago, aos 7’/2T (Portuguesa Santista)

Portuguesa Santista
Russo; Leandro, Tiago, Zé Antônio e Preto (Wellington); Adilson, Ismael (Altair), Cacá e Marcelo Passos (Edson Souza); Douglas e Mendes.
Técnico: Jenildo Cavalcanti

Guarani
Buzetto; Cleiton Mineiro (Jordan), Márcio Rocha e Lino; Lucas (Tozin), Macaé, Gustavo, Lê (Rone Dias) e Rogério; Deyvid e Anderson.
Técnico: Waguinho Dias