Portuguesa-RJ 1 x 0 Santo André - Lusa vence a primeira e se aproxima do G4
O Ramalhão foi melhor no jogo, porém, a Lusa foi mais eficiente ao marcar o gol
Esta foi a quinta derrota do Ramalhão que despencou na tabela, agora é o penúltimo colocado com oito pontos.
Rio de Janeiro -SP, 10 (AFI) – Pela nona rodada do certame nacional da terceira divisão, o Santo André sofreu sua quinta derrota, perdendo por 1 a 0 para Associação Portuguesa, nesta tarde de sábado (11). O gol luso foi marcado por Luan no primeiro tempo. Foi a primeira vitória da Lusa carioca, em três meses, num bom jogo realizado no Estádio Luso-Brasileiro, na Ilha do Governador, no Rio de Janeiro, jogo do grupo 7, do Campeonato Brasileiro da Série D.
O Ramalhão foi melhor no primeiro tempo, mas tomou o gol num contra-ataque, enquanto o segundo tempo foi mais equilibrado no início, mas o time paulista pressionou muito no fim com um a mais, depois que a Lusa teve um expulso, mas não conseguiu o empate. Com o resultado, o time do ABC caiu para o sexto lugar, com oito pontos, enquanto a Lusa melhorou e soma nove pontos, subindo para sexto lugar.
RAMALHÃO PRESSIONA, MAS LUSA SAI NA FRENTE
Comparando com uma luta de boxe, o primeiro tempo (ou round) no Estádio Luso-brasileiro, entre cariocas e paulista, mostrou um competidor que saiu para cima do adversário, atacou mais, no caso o Santo André, mas foi surpreendido com um adversário bem postado, se esquivando do ataque do adversário, e num contragolpe eficiente, saiu na frente, 1 a 0.
O treinador Renato Peixe posicionou sua time marcando à frente e chegou com perigo várias vezes: aos cinco minutos com Ruan, aos 15 minutos com Ruan, aos 19 com Netinho, e Rafael Cabral aos 28. Além do gol, a Lusa ainda até tentou esporadicamente aos 19 minutos com Netinho. Quando o time paulista era melhor, aos 30, o onze rubro verde bem armado por Felipe Surian, fez 1 a 0, com Luan após chute rasteiro de Marlon. Depois gol, aparentemente, Ramalhão, “assimilou bem o golpe”, seguiu atacando e perdeu mais duas boas chances, aso 35 numa falta de Eliandro e aos 45 com Gharib. Mas o time do Rio terminou na frente o primeiro tempo.
LUSA COM UM A MENOS E PAULISTAS NO ATAQUE
A Portuguesa equilibrou a partida, nos 30 minutos iniciais do segundo tempo. Nos primeiros dois quartos do período o time do ABC ainda criou mais: os dois minutos com David Ribeiro, e Eliandro aos 23. A Lusa respondeu aos cinco com Bruno Santos. O jogo estava igual, mas mudou nos 15 minutos finais depois que Cafu, que tinha entrado a poucos minutos, foi expulso aos 28 minutos, por uma falta em Ruan, deixando a Lusa com dez nos minutos finais.
Com um a mais, o Santo André pressionou forte no fim, criando várias chances: aos 34 com Dioran, 36 com Eliandro com a zaga tirado a bola em cima da risca fatal, aos 39 e 43 minutos novamente com Eliandro e Kayan aos 46 minutos. A Lusa também teve oportunidade de ampliar, aos 40 com Dija Baiano. E terminou assim, 1 a 0, primeira vitória da Portuguesa no Brasileiro, e novo revés do Ramalhão.
FICHA TÉCNICA
- Fase:
- Grupo
- Rodada:
- 9ª
- Data:
- 11/06/2022
- Horário:
- 15:00
- Árbitro:
- André Luiz Skettino Policarpo Bento (MG)
- Assistentes:
- Gustavo Mota Correia(RJ) e Thayse Marques Fonseca (RJ)
- Cartões Amarelos:
- Portuguesa-RJ: Leandro Amaro, Douglas Skilo, João Lopes, Netinho
- Santo André: Rafael Carvalho, Renato Peixe (treinador)
- Cartões Vermelhos:
- Portuguesa-RJ: Cafu
- GOLS:
- Portuguesa-RJ: Luan aos 30 min do 1º tempo
- Público:
- 307
- Renda:
- R$ 3.450,00
- Estádio:
- Luso Brasileiro
- Local:
- Ilha do Governador (RJ)